O evento foi promovido pelo Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública de Sergipe (Singeps) e celebra às duas décadas da posse da primeira turma de gestores públicos, em 20 de agosto de 2022
O governador Belivaldo Chagas participou, na noite desta terça-feira, 23, da comemoração alusiva aos 20 anos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado de Sergipe.
O evento foi promovido pelo Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública de Sergipe (Singeps), em homenagem às duas décadas da posse da primeira turma de gestores públicos, em 20 de agosto de 2022.
Belivaldo foi um dos homenageados do evento, pela realização do segundo concurso para a categoria e convocação de todos os aprovados, como também por ações de valorização da carreira, estratégica para o desenvolvimento do estado.
“Fico muito feliz de celebrar, aqui, junto a vocês, pois tive a oportunidade de abraçar essa categoria. Profissionais que são tão importantes na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, contribuindo de maneira decisiva no desenvolvimento do nosso estado. Tenho muito orgulho de fazer parte decisivamente da história dos gestores, reestruturando a carreira, criando 22 vagas e nomeando 50 aprovados no 2º concurso público, dos 80 servidores que temos com este cargo de origem atualmente”, ressaltou o governador Belivaldo Chagas.
Sobre a carreira
A carreira de EPPGG possui atualmente 80 técnicos atuando no Governo do Estado. De acordo com o presidente do sindicato, Fábio Dantas, o momento é de comemoração pelas conquistas adquiridas pela categoria.
“Parabenizo os gestores públicos de Sergipe, ao mesmo tempo que também agradeço ao governador pelo reconhecimento da necessidade de aumentar o número de gestores atuantes, por meio de concurso, bem como as demais ações realizadas em prol da carreira do EPPGG”, enfatizou.
O gestor e superintendente Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), Marcel Resende, palestrou no evento para traçar um panorama da função e também destacou a importância do Gestor Público nas diversas esferas governamentais.
“Temos hoje gestores em secretaria importantes, como a da Fazenda, além da ocupação de diversas superintendências por servidores EPPGG. São áreas importantes e que têm mostrado resultados. Isso mostra a importância da ocupação de funções estratégicas por esses técnicos”, complementou.
Convocações realizadas
Em Sergipe, a carreira de EPPGG foi criada por meio da Lei n° 4.302, de 16 de novembro de 2000, prevendo inicialmente o quantitativo de 50 (cinquenta) vagas, que foi aumentado para 60 através da Lei n° 4.588, de 02 de julho de 2002.
Em 2018, foi realizado o segundo concurso para a carreira, com o objetivo de preencher as vagas que se abriram no decorrer dos anos, tendo sido realizado novo curso de formação, o qual produziu uma turma de 50 alunos.
De novembro de 2019 e outubro de 2021, o Governo do Estado realizou a convocação de todos os aprovados no referido concurso, que passaram a atuar em setores estratégicos da Administração Pública Estadual.
Neste ano de 2022, o Estado adequou o interstício de tempo para promoção da carreira do EPPGG, reduzindo a progressão de quatro para três anos de serviço efetivo no cargo, diminuindo o tempo necessário para que o EPPGG progrida em sua carreira, ao mesmo tempo em que exige período hábil para qualificação e acúmulo da experiência necessária às classes superiores.
Fonte e foto ASN