Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Ibrain de Valmir pede intervenção do Ministério Público por conta do abandono da educação na cidade de Lagarto

d8961d07-c4a3-4b95-8ce6-769a9d10db37

Nesta terça-feira, 14, o deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) fez o uso da palavra durante o grande expediente da sessão plenária na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Ele falou sobre as grandes dificuldades enfrentadas na educação do município de Lagarto.

Ibrain iniciou a sua fala lembrando do grande trabalho realizado pelo seu pai, Valmir Monteiro, na educação do município da cidade de Lagarto. “Primeiro quero deixar explícito o meu amor pelo meu estado e, especialmente, pela minha querida Lagarto. O meu pai sempre valorizou a educação e foi o primeiro prefeito a pagar o piso salarial dos professores no Brasil. Assim, virou uma referência nessa pasta para a nossa cidade. Hoje, estamos virando notícia negativa nos telejornais do estado. Lamentavelmente, a educação vive um momento de completo abandono”, pontua.

No dia de ontem, 13, os professores da rede municipal fizeram uma grande manifestação pelas ruas da cidade de Lagarto e invadiram a Prefeitura em busca de diálogo com a prefeita. infelizmente, mais uma vez, ela não estava no prédio e os professores foram recebidos pelo secretariado.

O deputado ainda diz que “a educação é um dos pilares mais importantes para uma sociedade digna. Parece que a atual gestão de Lagarto não pensa nisso. Foram realizadas inúmeras obras eleitoreiras e esqueceram que ao final do mês teriam faturas a serem pagas. As nossas escolas estão fechadas, onde os pais e mães de alunos estão desesperados porque o ano letivo já começou. Percebemos que, infelizmente, a educação foi deixada para trás”, ressalta.

“Como se não pudesse piorar, vimos cenas tristes dos professores lagartenses invadindo a prefeitura da cidade para cobrar algo que é direito deles. Quem trabalha quer receber os seus salários. Eles estão com o retroativo dos seus salários de 2022 atrasados e sem perspectiva para o reajuste de 2023. Se os professores, que são o alicerce da educação, estão sofrendo com o atraso dos seus salários, imaginem o que deve estar acontecendo com os demais setores que comandam a nossa cidade”, declara Ibrain.

O parlamentar finalizou o seu pronunciamento fazendo um apelo. “Eu quero pedir em público um olhar mais atento do Ministério Público do estado de Sergipe. Nós, que éramos a cidade princesa do interior e a mais populosa de Sergipe. Hoje, o IBGE aponta que a maior parte das cidades cresceu em números populacionais, enquanto Lagarto perdeu a sua posição e ficou atrás de Itabaiana. Isso demonstra a queda da nossa população e, consequentemente, tivemos perdas na nossa economia. infelizmente, são inúmeros os sinais de declínio da nossa cidade”, finalizou.

Foto assessoria

Por Anne isabelle

Leia também