Aracaju, 23 de julho de 2025
Search

IVONETE CRUZ É ELEITA PARA DIREÇÃO EXECUTIVA NACIONAL DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES

ivonete cruz direção da cut brasil

O 14° Concut (Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores) elegeu para a Direção Executiva Nacional da CUT a secretária de Formação Sindical da CUT/Sergipe, a professora Ivonete Cruz que vai trabalhar junto aos demais diretores nacionais da CUT no mandato 2023-2027.

A professora Ivonete Cruz já foi presidenta do SINTESE (Sindicato dos Trabalhadores da Rede Oficial de Educação de Sergipe) por dois mandatos sindicais, atualmente é dirigente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e desta vez é reconduzida para a direção nacional da CUT. Na ocasião, ela avaliou o mandato que acaba de se encerrar.

“Iniciei meu primeiro mandato em 2019 e logo em seguida entramos no processo da Pandemia, o que nos manteve num processo de isolamento e de reuniões virtuais. Esse cenário impossibilitou a nossa presença, de forma mais incisiva, nos espaços da CUT Nacional. Nesse período, uma das lutas mais fortes que travamos foi pelo direito à vida e contra as medidas do governo genocida de Bolsonaro. Bem como estivemos participando ativamente da luta em defesa do Serviço Público e contra a PEC 32”, avaliou Ivonete.

A secretária de Formação Sindical da CUT/SE destacou a responsabilidade da tarefa assumida.

“Ocupar um espaço na direção nacional da CUT é sempre muito importante, pois se trata de um espaço de construção da Luta em defesa dos direitos da Classe Trabalhadora. Como a CUT Sergipe sempre se destaca pelo seu papel combativo, tanto nas pautas nacionais quanto na pauta estadual, considero extremamente assertivo ter uma dirigente da CUT Sergipe sendo reconduzida para a CUT Nacional. Além de estar nesse espaço representando Sergipe, representamos a organização das trabalhadoras e dos trabalhadores do Nordeste”, reforçou Ivonete Cruz.

Em seu projeto de atuação política neste novo mandato que já se iniciou Ivonete destacou que o momento é de união e mobilização dos trabalhadores.

“Nesse mandato que se inicia, temos como grande desafio a mobilização da Classe Trabalhadora para ocupar as ruas com objetivo de reconquistar direitos e avançar na luta por direitos. Vivemos um governo em disputa. E não temos outro caminho se não a mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores. No pós Congresso, iniciamos 2024 com a tarefa de construir a grande marcha a Brasília. Avançar na organização da Classe Trabalhadora é nosso grande desafio”, declarou Ivonete.

Foto assessoria

Por Iracema Corso

Leia também