Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Janier Mota busca recursos junto ao ministro do Turismo para investir no Sul e Sertão

transferir

Parlamentar apresentou ao ministro seu projeto de revitalização da estação ferroviária de Itabaianinha

Atuante em cidades do Sul e do Sertão Sergipano, a deputada estadual Janier Mota (PSD) participou da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, que ocorreu entre esta segunda e quinta-feira, 25 a 28, e visitou órgãos federais – como o Ministério do Turismo e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) –, com a finalidade de concretizar projetos no campo do turismo.

“Sempre em busca de investimentos para o crescimento de Sergipe, fiz questão de ir a Brasília para participar da Marcha, evento municipalista importantíssimo, o maior da América Latina, onde foram tratados temas relevantes e atuais de nosso país. Também aproveitei minha ida à Capital Federal para pedir ajuda aos nossos parlamentares e aos órgãos públicos para levarmos mais desenvolvimento econômico e social para a nossa população, especialmente na área do turismo”, afirma a deputada.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Com o apoio do deputado federal Laércio Oliveira, que intermediou a realização de reuniões, Janier Mota apresentou ao coordenador-geral do DNIT, Ariston Ayres, e ao ministro do Turismo, Carlos Brito, o projeto de revitalização do prédio da antiga estação ferroviária de Itabaianinha, que pertence à União. Também estiveram presentes na apresentação os vereadores Nicácio Lima (presidente da Câmara Municipal de Itabaianinha), Jose Eraldo de Jesus, o Zé Miúdo Anão, e o advogado Martins Neto.

Sonho antigo da parlamentar, ainda quando era vice-prefeita de Itabaianinha, o projeto de revitalização visa transformar a estação num centro de turismo e lazer para a comunidade, favorecendo a atração de turistas. A meta é instalar loja de artesanato, auditório, playground, biblioteca, museu, entre outros espaços. “Nosso objetivo é preservar esse patrimônio nosso, além de gerar emprego e renda para a população. Protegendo o passando, estamos focados no futuro, visto que o local passa a ser atrativo turístico para o município”, destaca Janier Mota.

No Ministério do Turismo, o ministro reafirmou o compromisso do órgão com o investimento em infraestrutura como da estação ferroviária e orientou os passos que têm que ser dados para o avanço das obras de revitalização. Já na reunião com o coordenador do DNIT, foi informado que será possível realizar convênio, com prazo de 20 anos de vigência, entre a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – proprietária do imóvel – e a Prefeitura de Itabaianinha para uso do espaço da estação, com a interveniência do Departamento Nacional de Infraestrutura.

CIDADE DO LEITE

Ainda na reunião com o ministro, foi apresentado o projeto “Cidade do Leite”, de autoria da Prefeitura de Nossa Senhora da Glória. Na ocasião, a prefeita e vice-prefeita do município, Luana Oliveira e Vaneide Farias, explicaram a Carlos Brito que a proposta é criar uma área estruturada voltada para o turismo, aproveitando o potencial leiteiro da cidade.

“Através de projeto de lei de nossa autoria na Alese, Glória é reconhecida como “A Capital Estadual do Leite”. Somos um dos maiores produtores de leite de Sergipe e existe todo um potencial em torno da bacia leiteira, inclusive, turístico. Nossa cidade é linda e tem muitos atrativos para os turistas. Então, tenho certeza de que este projeto da Prefeitura será algo grandioso uma vez posto em prática”, reforça Janier Mota.

Foto assessoria

Por Tatianne Melo

Leia também