O candidato a senador pelo PL, Eduardo Amorim, esteve no sábado, 13, nos municípios de Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória, no Sertão de Sergipe, para conversar com moradores e ouvir suas demandas. Essa região, e em especial o município de Nossa Senhora da Gloria, destaca-se por sua produção leiteira. No entanto, essa cadeia – que produz cerca de 2 milhões de litros de leite por dia – vem sofrendo com a falta de políticas públicas de suporte ao setor que garantam preço mínimo do leite e milho e aumento na produtividade.
O candidato a senador destacou a importância desse setor para todo o Estado, como gerador de emprego e renda. “Os produtores precisam de todo nosso apoio. A pecuária leiteira atualmente não tem perspectivas de futuro por falta de planejamento no setor”, lamentou Eduardo Amorim.
“Há muita coisa que precisa ser feita. Melhorar a malha viária da região, facilitando o acesso às propriedades para o escoamento do leite, como também do milho e da soja, que circulam fortemente para garantir essa produção diária de 2 milhões de litros por dia. No período das chuvas, por exemplo, milhões de litros se perderam porque os caminhões não conseguiam circular na região, e isso não pode acontecer”, criticou.
Segundo Eduardo Amorim, outra dificuldade é a falta de incentivo para o melhoramento genético do rebanho. “Grandes empresários e fazendeiros já têm essa condição, mas o pequeno produtor ainda não tem acesso a essa tecnologia. Então órgãos como a EMDAGRO poderiam proporcionar essa assistência ao produtor familiar, com banco de sêmen e todo o acompanhamento no manejo, alimentação e assim melhorar a produtividade, aumentando a sua renda e motivando o produtor a permanecer no campo”, disse.
Eduardo Amorim disse que uma luta sua em Brasília será fazer com que a CONAB volte a garantir para a região o preço mínimo da compra do leite e do milho, garantindo o equilíbrio no custo do pequeno produtor.
Outra pauta que ele destacou durante a entrevista foi o fortalecimento do Pelotão de Caatinga na região. “Valmir de Francisquinho já assumiu o compromisso de melhorar o efetivo da Polícia Militar, e a Caatinga vem fazendo um trabalho excepcional aqui na região. O produtor precisa continuar se sentindo seguro, e esse compromisso nós iremos assumir publicamente”, reforçou.
Por Ascom/Eduardo Amorim