Aracaju, 16 de junho de 2024
Search

ODS SERGIPE 2023 RECONHECE INSTITUIÇÕES QUE CONTRIBUEM COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

438314ca-88db-4889-81a6-8145e1273a3f

Entre os dias 17 e 24 de novembro, o Movimento Nacional ODS Sergipe promove o Encontro Estadual ODS Sergipe 2023, que tem como objetivo ampliar o debate em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 da ONU, além de possibilitar um ambiente de reflexão e aprendizagem para que profissionais, estudantes e a população em geral possam mergulhar no universo da Agenda 2030. Durante o evento, foi realizada a solenidade de entrega do SELO ODS 2023 e do PRÊMIO BOAS PRÁTICAS 2023, que reconhecem instituições e projetos que contribuem com o bem estar socioambiental do estado.

Entre as instituições premiadas, destaca-se o Centro Universitário Estácio de Sergipe, signatário do Movimento, que foi reconhecido no Prêmio Boas Práticas 2023 pela realização da I Semana do ESG: ODS nas Práticas Acadêmicas, evento que envolveu todos os cursos da unidade com palestras, workshops, feira etc. A iniciativa é de Paulo Sérgio Melo dos Santos, coordenador do curso de Administração e Focal de Responsabilidade Socioambiental na Estácio Sergipe. De acordo com o professor, “é muito importante para o Centro Universitário Estácio de Sergipe receber o selo e prêmio ODS 2023. Como já desenvolvemos ações que na prática estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, foi um processo natural e teve todo respaldo da alta direção da instituição”.

Outro projeto que obteve o reconhecimento na premiação foi desenvolvido pela estudante Elane Cristina Assis Oliveira, também da Estácio Sergipe. A aluna, que cursava Administração e agora faz Ciências Biológicas, desenvolveu uma iniciativa na instituição AAACASE (Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe), que foi certificada com o SELO ODS 2023.

Entre as atividades implementadas, destacam-se uma oficina de artesanato com as associadas, com o objetivo de  incentivar a reutilização de materiais descartados na criação de peças de artesanato únicas e sustentáveis; e uma campanha de conscientização sobre o descarte correto do lixo, que incluiu uma palestra durante a oficina. Além disso, para promover a coleta seletiva, o projeto adquiriu lixeiras sinalizadas para a reciclagem, em parceria com a EMSURB, para instalar na associação.

“Estou imensamente emocionada e honrada por receber o reconhecimento por este projeto de extensão”, conta Elane Cristina. “Acredito profundamente na importância desses objetivos e ver o reconhecimento desse trabalho é uma validação incrível de todo o esforço, dedicação e comprometimento que eu e minha equipe dedicamos a ele”.

A estudante ainda destaca o papel que a Estácio Sergipe desempenhou na sua conquista. “A instituição não apenas nos ensina teoria, mas também nos incentiva e nos apoia a transformar esses ensinamentos em ações práticas que fazem a diferença no mundo. Mais do que um prêmio, esse reconhecimento representa um marco significativo. É uma prova de que estamos no caminho certo, impulsionando mudanças concretas em direção a um futuro mais sustentável e justo para todos”, comenta. Em 2022, outros dois projetos da instituição já haviam conquistado o SELO ODS.

A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (17),  no Auditório do Ministério Público Estadual, e contou com a presença de autoridades locais, empresários e do Secretário-Executivo da Comissão Nacional Para Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Godoy. Nos dias 23 e 24, às 19h, serão realizadas também lives apresentando as Práticas Vencedoras do Prêmio ODS 2023.

Ascom Estácio Sergipe

Leia também