Aracaju, 26 de outubro de 2025
Search

Pesquisador carioca recebe Título de Cidadão Aracajuano

estelio dantas_titulo cidadania aju

O professor Estélio Dantas recebeu honraria na Câmara Municipal de Aracaju diante de suas valiosas contribuições na área de longevidade e saúde em Sergipe por meio da Unit.

Carioca da gema, o professor doutor da Universidade Tiradentes (Unit), Estélio Dantas, recebeu no último dia 27, a maior honraria da Câmara Municipal de Aracaju: o Título de Cidadão Aracajuano. De autoria do vereador Isac Silveira (PDT), com a aprovação unânime dos vereadores da casa, a solenidade de entrega da honraria aconteceu para amigos e familiares do homenageado na Plenária da casa.

“O professor Estélio Dantas tem dedicado sua vida na pedagogia do conhecimento das estruturas físicas da biologia e da formação tanto estrutural quanto de caráter de muitos estudantes. Ele foi um grande professor no Rio de Janeiro e, aqui em Aracaju, cativou os corações de seus alunos e nos fez reconhecer a beleza e a profundidade que há no lecionar e na formação de grandes homens e mulheres”, reconhece o vereador Isac.

A homenagem é reconhecimento ao vasto currículo e trabalhos desempenhados no Estado de Sergipe, em especial na Universidade Tiradentes. Assim, receber essa honraria tem a ver com sua contribuição como docente na Unit, por meio das oportunidades dentro do Programa de Saúde e Ambiente (PSA).

“É no PSA que estou atuando até hoje, em pesquisas sobre o efeito do estilo de vida saudável na Saúde e na qualidade de vida, formando diversos mestres e doutores, e supervisionando estágios pós-doutorais com pesquisadores nacionais e estrangeiros que vêm conhecer Aracaju. Além da Pós-graduação, atuo também nos cursos de Educação Física e de Medicina, tendo 169 acadêmicos de diversos períodos envolvidos nas pesquisas do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH)”, conclui.

Estélio Dantas

Após se aposentar como Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estélio havia decidido sair da cidade em busca de mais segurança e qualidade de vida. “Na ocasião, haviam três oportunidades em aberto: a NASA em Oak Ridge, o Saint Mary College em Londres e a Universidade Tiradentes em Aracaju. Devido a uma série de fatores, acabei escolhendo Aracaju e aqui cheguei em julho de 2014”, diz.

Em 2014, foi um dos idealizadores do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH). Em 2015, com o apoio da Unit, foi viabilizada a criação do Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde (CIAFIS), que vem se realizando anualmente.

Em 2016 surgiu a oportunidade de criar dois cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na Universidade Tiradentes: Fisiologia do Exercício/Treinamento Esportivo e Musculação e Personal Training. Com esta iniciativa, passou-se a oferecer em Aracaju uma opção de capacitação, que antes só estava disponível em outras cidades.

Após diversos contatos políticos, logrou-se em 12 de dezembro de 2016, criar-se o Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região, com sede em Aracaju e abrangência em todo o Estado de Sergipe.

Em 2018, paralelamente ao CIAFIS, realizamos o XI World Congress of Human Motricity, o evento magno da International Network of Human Motricity, fato que transformou Aracaju, por quatro dias, na Capital Mundial da Motricidade Humana.

Asscom Unit, com informações da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Leia também