Aracaju, 30 de abril de 2024
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Pesquisas dão empate entre Valadares e Edvaldo, como fora antecipado

A TV-Atalaia e a TV-Sergipe divulgaram, nesta quinta-feira (20), pesquisas realizadas pelos Institutos Única e Ibope, respectivamente, cujos resultados, em caso das eleições serem hoje, mostraram tendência para empate técnico, inclusive dentro da margem de erros.

Segundo números do Instituto Única, divulgados pela TV Atalaia, o candidato Valadares Filho (PSB) teria 40,4% das intenções de votos e Edvaldo Nogueira (PCdoB) somaria 39,2% dos votos captados.

Já o Ibope, cuja avaliação foi publicada pela TV-Sergipe, o resultado estimulado mostrou que Valadares Filho teria 44% e Edvaldo Nogueira ficaria com 41%. Os números das duas pesquisas deram muito próximos em razão de terem sido levantados no mesmo período, revelando o ‘retrato do momento’.

Já nos votos válidos o Ibope mostra que Valadares teria 52% e Edvaldo Nogueira ficaria com 48% (também empate técnicos), enquanto a Única revela Valadares com 49,4% e Edvaldo com 50,6%, mostrando um cenário que favorece ao candidato do PSB. Em relação à rejeição, os percentuais de Valadares foram menores do que os de Edvaldo.

Nas redes – Durante toda a tarde de ontem nas redes sociais e grupos internos, o pessoal ligado a Valadares Filho passou a impressão que teve acesso à pesquisa, principalmente da Única, e revelou que ela fora manipulada para dar o empate e favorecer a Edvaldo Nogueira. O próprio senador Antônio Carlos Valadares (PSB), pai do candidato, fez postagem sobre o assunto.

Lideranças que integram a coordenação política de Edvaldo Nogueira também estavam desconfiados do Instituto Única em razão do diretor do Instituto ter vinculações com o deputado federal Laércio Oliveira (SD), que apóia o candidato Valadares Filho.

No resultado final, prevaleceu o suposto vazamento, com os resultados mostrando empate técnico tanto através do Ibope, quanto do Única.

O apresentador do jornal da Noite, da TV Atalaia, Gilvan Fontes, disse que a emissora tinha compromisso com a verdade e que não fazia manipulação de dados de pesquisas. Segundo Gilvan, os resultado são divulgados dentro do que mostrou a pesquisa, “doa em quem doer”.

 

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