Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Por decisão unânime, o Cidadania indica senador Alessandro Vieira pré-candidato a presidente

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia. 

À tribuna, em discurso, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Por decisão unânime da Executiva Nacional do Cidadania, nesta sexta-feira (10) o senador Alessandro Vieira (Cidadania) é a partir de agora pré-candidato à presidência da República pela sigla. O senador havia colocado seu nome à disposição no dia 31/08, mas faltava um posicionamento oficial do partido. Em seu primeiro mandato, o senador, que é delegado da Polícia Civil de Sergipe, ganhou forte projeção por sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. A decisão do Cidadania já vinha sendo considerada e ganhou força com o estímulo de políticos próximos e da própria família do senador.

*Alessandro Vieira, que considera haver em boa parte do eleitorado um desejo de não escolher nem Jair Bolsonaro (sem partido), nem Lula (PT)* nas eleições de 2022, *sustentará sua candidatura como nome para essa “terceira via”*. Analistas apontam que, *além do eleitorado, há um forte desejo de investidores e do mercado por um nome alternativo a esses dois extremos colocados até agora*. Ao se manifestar sobre ter seu nome na corrida presidencial, *o senador tem ressaltado que essa decisão não é expressão de um desejo particular ou sonho pessoal*, até por não acreditar em “construções personalistas”. “Não sou representado pela permanência de Bolsonaro no poder ou pelo retorno de Lula. Sei que milhões de brasileiros têm o mesmo sentimento”, acredita Vieira.

O senador foi *eleito em 2018 na esteira dos movimentos que defendiam mudanças do Congresso*. Ele faz parte do *Movimento Acredito e do RenovaBR*, duas iniciativas que buscam a renovação na política. Desde a campanha já *marcava seu discurso pelo combate à corrupção*, uma de suas principais bandeiras.

 

Leia também