Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Prefeito acompanha posse de Julio Filgueira como secretário de Estado

phpThumb_generated_thumbnail

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta quinta-feira, 18, a posse de Julio Filgueira como secretário do Planejamento, Orçamento e Inovação do Governo de Sergipe. A solenidade, realizada no Palácio Augusto Franco, na capital, foi conduzida pelo governador Fábio Mitidieri. Publicitário e consultor em planejamento e monitoramento estratégico, Julio atuava, desde janeiro de 2023, como assessor de Gestão Estratégia da administração estadual. Ele também foi responsável pela implantação e coordenação do processo de Planejamento e Monitoramento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, desde 2017.

“Fiz questão de vir participar deste momento importante na gestão do governador Fábio Mitidieri, que é a posse de Julio Filgueira como secretário do Planejamento, Orçamento e Inovação. O segredo para a construção de um caminho de progresso e desenvolvimento para qualquer cidade, estado ou país é o planejamento, o estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazos que dão régua e compasso para os seus gestores, e nesse sentido Julio deu uma grande contribuição à nossa gestão, coordenando o nosso Planejamento Estratégico. Julio é um profissional extremamente competente, que conheço há bastante tempo e tenho certeza de que ele fará um grande trabalho, colaborando para que o governador dê continuidade a essa gestão exitosa, que tem levado Sergipe a um novo tempo, com progresso e a geração de emprego e renda”, destacou Edvaldo.

Ao empossar o novo secretário, o governador Fábio Mitidieri enfatizou que a transformação do Planejamento Estratégico em uma Secretaria teve por finalidade “dar mais robustez ao governo estadual, com um acompanhamento ainda melhor das ações desempenhadas pelas pastas”. “Entendemos que era chegada a hora de avançar neste gerenciamento das ações do nosso governo e o secretário Julio é uma pessoa altamente capaz, que nos acompanha desde o início da nossa caminhada, da construção do nosso governo. Todo o Planejamento Estratégico da nossa gestão passou pela sua supervisão e agora ele chega à condição de secretário para nos ajudar ainda mais no apoio, acompanhamento e monitoramento das outras pastas, para que aquilo que planejamos seja bem executado e possa, de fato, ocorrer”, afirmou.

O governador reiterou ainda que a nova pasta foi criada para aperfeiçoar e ampliar o cumprimento de metas e diretrizes de desenvolvimento do Governo do Estado. “É uma pasta que pensará o futuro do estado, o seu planejamento. Todas as grandes cidades, países desenvolvidos passam por um planejamento ordenado e a nossa pasta vem com essa capacidade, de dar direcionamento às outras pastas”, reiterou.

Já empossado, o novo secretário agradeceu pela confiança do governador e disse estar preparado para esta nova fase. “É um desafio grande que vem para que a gente tenha mais força institucional, em um trabalho que o governador começou já no primeiro dia de gestão. O grande desafio é agir de forma planejada, então essa Secretaria meio vem para servir a todas as demais secretarias do governo que são responsáveis por aqueles compromissos que  o governo firmou com a população. Além do planejamento, é uma pasta que vai gerenciar o orçamento, a inovação, a gestão metropolitana, o observatório de Sergipe, e que estará à disposição de todos os colegas que compõem a gestão do governador Fábio Mitidieri para que a gente assegure as entregas que a população tanto espera”, pontuou Julio Filgueira.

Na ocasião, Julio também agradeceu ao prefeito Edvaldo por integrar a equipe da gestão municipal, em  2017, para a elaboração do Planejamento Estratégico da Prefeitura. “Tenho com Edvaldo uma dívida de gratidão. Não fosse pelo seu convite, talvez eu estivesse em outro estado, assumindo outros desafios. Há oito anos, no final de 2016, atendendo ao seu convite, vim parar em Aracaju e comecei, ao seu lado, um processo de contribuição com o Planejamento Estratégico da Prefeitura. Tive a honra de acompanhá-lo neste processo e devo a ele o fato e a realidade de estar aqui, entre vocês. Então, prefeito Edvaldo, à você, minha eterna gratidão”, disse.

O novo secretário

Julio César Monzú Filgueira coordenou a elaboração do Programa de Governo do então candidato a governador Fábio Mitidieri, o governo de transição e esteve à frente do Planejamento Estratégico do Governo do Estado desde o início da atual gestão. Também foi responsável pela implantação e coordenação do processo de Planejamento e Monitoramento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, desde o ano de 2017.

Em sua carreira, ele acumula uma experiência de nove anos consecutivos como gestor público, e exerceu funções de secretário municipal de Esportes das prefeituras de São Paulo/SP e de Guarulhos/SP. Nacionalmente, presidiu a Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer e atuou como secretário nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte.

Julio Filgueira também já realizou atividades de consultoria em Planejamento Estratégico para diversas prefeituras, secretarias municipais e estaduais, conselhos profissionais regionais e nacionais, demais órgãos públicos e dezenas de sindicatos e entidades do terceiro setor em todo o país.

Seplan

Aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no fim do ano passado, o Projeto de Lei 586/2023 que criou a Seplan foi sancionado pelo governador Fábio Mitidieri e publicado no Diário Oficial de segunda-feira (15).

A principal atribuição da secretaria é construir e coordenar o planejamento estratégico, as agendas transversais e a articulação com as demais secretarias e órgãos que atuam para o desenvolvimento econômico e social do estado, com foco na construção de políticas públicas que deverão impulsionar o futuro de Sergipe.

A Seplan atuará nas áreas de Planejamento Estratégico e Monitoramento Ativo; Programação Econômica e Orçamento; Inovação e Transformação Digital; Estudos e Pesquisas; e de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana. Essas vertentes de atuação receberão suporte, ainda, das assessorias de Gestão Estratégica e de Comunicação.

A área de Estudos e Pesquisas abrange a atuação do Observatório de Sergipe, importante e estratégica fonte de informações, que também irá contribuir para as ações de planejamento do estado e a análise de impacto das Políticas Públicas.

O fortalecimento do planejamento estratégico do Estado, por meio da nova estrutura organizacional, objetiva promover mais eficiência na gestão e efetividade na atuação como consequência da execução das metas planejadas com foco no resultado para o cidadão.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Leia também