Aracaju, 3 de julho de 2025
Search

Presidente da Câmara Portuguesa em Sergipe visita Sebrae e Fecomércio visando aproximar as instituições

image0

José Gabriel Beltrão pretende que Sergipe funcione como um HUB regional de comércio entre os países de Língua Portuguesa

Os presidentes das Câmaras de Comércio Brasil-Portugal (CCBP) de Sergipe, José Gabriel Beltrão, e de Santa Catarina, Jatyr Ranzolin Junior, visitaram, nesta sexta-feira, 20, a superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Priscila Felizola, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), Marcos Andrade, dando início às atividades de aproximação e estreitamento de laços entre as instituições. A fim de mostrar possibilidades e criar as ferramentas necessárias para ajudar os pequenos, médios e grandes negócios, a Câmara Portuguesa no Brasil pretende tornar o mercado sergipano mais competitivo para investidores internacionais, sobretudo os pertencentes à comunidade dos países de língua portuguesa.

No Sebrae, a visita foi acompanhada pela diretora Jurídica da CCBP, Ana Lúcia Aguiar e pelo assessor da superintendência, Marcos Barreto. Já na Fecomércio, estiveram presentes o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Alex Garcez; o superintendente da Fecomercio,

Maurício Gonçalves; o diretor Administrativo Financeiro do Senac, André Gusmão, que também representou o Programa de Internacionalização de Negócios da Federação; e o coordenador do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel.

A presidente do Sebrae, Priscila Felizola destacou a necessidade de aumentar a visibilidade dos trabalhos em Sergipe. “Essa parceria entre o Sebrae e a Câmara Portuguesa só vai abrir as portas para que os trabalhos e serviços em nosso estado possam ter um maior

alcance. O mercado está ficando muito competitivo e a gente precisa ampliar e avançar nas importações e exportações. Temos potencial e precisamos que os empresários sejam nossos parceiros”, completou.

Marcos Andrade, presidente da Fecomércio, acredita que o tamanho territorial de Sergipe seja uma vantagem para a concretização de diversos negócios. “Principalmente porque conseguimos unir, com mais facilidade, os empresários e parceiros para discutir oportunidades de investimentos. Certamente se abrirão novas oportunidades de negócios, ampliando as relações internacionais da entidade e contribuindo para o desenvolvimento de todo o Sistema Fecomércio em Sergipe.”

Para José Gabriel, o estado sergipano tem grande potencial de comércio em diversos setores. “A câmara portuguesa deve funcionar como uma espécie de HUB regional, fomentando estes negócios e dando suporte ao empresariado local, com troca de experiências. Estamos abertos às relações internacionais e estas visitas ao Sebrae e a Fecomércio aconteceram justamente para desenvolver novas ideias juntos”, explicou.

FINBrasil

Durante os encontros, Jatyr Ranzolin aproveitou a para fazer aos representantes das instituições sergipanas um convite para a 2ª Feira Internacional de Negócios do Brasil (FINBrasil 2023) m, que ocorre nos dias 28 e 29 de março em Florianópolis, com o objetivo de estabelecer uma rede de cooperação entre empresas de quatro continentes: Europa, Ásia, América Latina e África, estimulando o crescimento econômico, como uma verdadeira imersão no mundo dos negócios internacionais.

“Essa é a maior feira multissetorial da América Latina, com 60 países e mais de 300 expositores confirmados este ano. Será inteiramente voltada para o networking, mentorias, workshops, palestras e oportunidades de negócios. Sergipe chega para engrandecer ainda mais  nossa força tarefa.”

Foto assessoria

Por Elaine  Mesoli

Leia também