O Presidente do Democracia Cristã (DC) em Sergipe, Airton Costa, concedeu entrevista ao FAXAJU no último dia do ano, 31 de dezembro de 2023, e fez um balanço das atividades do partido, falou dos planos para o futuro e afirmou que “estamos presentes em 25 municípios no estado”.
Veja a entrevista na íntegra
FAXAJU – Como foi o ano em relação a montagem dos diretórios no interior do estado?
Airton Costa – O ano de 2023 para a Democracia Cristã de Sergipe, foi muito gratificante. Estamos presentes em 25 municípios no estado. Lançaremos pré candidatos a vereadores e pré candidatos próprios a prefeitos. Municípios importantes como Estância, Socorro, Salgado, Riachão, Nossa Senhora de Lourdes e Areia Branca terão pré candidatos a prefeito.
FAXAJU – Na eleição de 2024 o DC terá quantos candidatos a prefeitos em Sergipe? Airton Costa – Como eu disse até agora teremos 7 ( Sete), pré candidatos a prefeitos podemos até o prazo final de filiação para quem quer se candidato dobramos esse número.
FAXAJU – Em Aracaju, Mendonça Prado confirmou que será candidato. Já tem nome para vice? –
Airton Costa – Olha, o projeto Mendonça Prado, não foi adiante. Respeito muito Mendonça Prado, um grande político de Sergipe até pelo que fez pelo Estado. Mais definimos seguir outro caminho que pode ser ainda a candidatura própria ou aliança com outras forças políticas que estão sendo colocadas na sucessão municipal de Aracaju. A Democracia Cristã em Aracaju é uma realidade temos uma ótima chapa de pré candidatos a vereadores, podemos eleger 02(dois ) vereadores, até porque vamos lançar 27 pré candidatos e não vamos fazer federação ou fusão com nenhum partido, isso é uma vantagem imensa, temos como pré candidatos, ex vereadores, lideranças comunitárias, sindicais, profissionais liberais e por aí vai.
FAXAJU – Na capital, o DC vai se aliar a outros partidos ou será chapa puro sangue?
Airton Costa – Como disse, estamos organizando a chapa de proporcional e trabalhando para ver como faremos na Majoritária. A Democracia Cristã, sempre achou importante lançar pré candidatos próprios na Majoritária, mais não descartando alianças com outros partidos. Dentro do partido temos bons nomes do ponto de vista político que poderá cumprir esse papel, mais o principal é pensar Aracaju, como a capital do futuro, resolver os graves problemas da cidade como mobilidade urbana, infraestrutura, plano diretor, licitação do transporte público, educação tempo integral, passe livre para os estudantes, criação de emprego através da indústria, valorização dos servidores públicos municipais, fortalecimento do SUS como saúde pública. Tudo isso precisa ser discutido com a sociedade Aracajuana.
FAXAJU – Pode fazer um balanço das atividades de Airton Costa junto ao DC e das perspectivas para 2024?
Airton – Em 2023 foi um ano de muito trabalho, o partido cresceu bastante não só no interior mais na grande Aracaju, esse crescimento no meu ponto de vista se dá por nossa independência política em relação às oligarquias que governa o estado e dentro do partido todos têm direito de opinar, na Democracia Cristã, se dormi presidente e acorda presidente, diferentes de outros partidos que caiu no vale de lágrimas da negociata. O Brasil passa por várias dificuldades como emprego, inflação, sucateamento da Petrobras, entrega do nosso patrimônio público ao mercado, arrocho salarial, aversão a tudo que nacional, ajuste fiscal igual ou pior do que de Paulo Guedes, uma política de filantropia e fortalecimento de política de exportação principalmente de soja, mineiro de ferro e petróleo cru, ao invés de fortalecer a indústria de máquinas e equipamentos, química fina e produtos de alta tecnologia. Estamos aprofundando nossa dependência e subdesenvolvimento, aumentando os bolsões de miséria e exploração dos trabalhadores.
Airton Costa concluiu a entrevista dizendo que “desejo a todos um Feliz Ano novo e que possamos superar as dificuldades que Sergipe e o Brasil enfrenta. A Democracia Cristã sem dúvida será o partido revelação de 2024, elegendo vereadores e prefeitos, para caminharmos em 2026 eleger , deputados estaduais , federais , senadores e governadores no Brasil inteiro e quem sabe o presidente da República”.