Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Procuradoria da Mulher da Alese realiza Roda de Conversa sobre empoderamento

goretti_elese_jadilson

O empoderamento feminino, cada vez mais presente nos dias atuais  e o autoconhecimento, fundamental no controle das emoções, foram temas de uma Roda de Conversa realizada pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe na manhã desta quinta-feira, 28, na Escola do Legislativo João de Seixas Dória. O evento faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Mulher, comemorado no próximo sábado, 30.  Na programação, um coffe-break, palestras com a psicoterapeuta Bia Munaretto, a empresária Lilian Teles e a terapeuta holística Alana Aynore, além da apresentação da bailarina Anna Kadosh.

A procuradora da Mulher na Alese, deputada Goretti Reis (PSD) ressaltou a necessidade de trabalhar não apenas a questão da violência contra a mulher, mas todas as vertentes do universo feminino.

“Falar sobre o empoderamento da mulher é importante para mostrar que ela tem potencial e capacidade para galgar qualquer espaço que queira dentro do contexto de viver em sociedade. É importante trazer essas temáticas  com a proximidade do Dia Nacional da Mulher em referência a uma das mulheres que fizeram história, a enfermeira mineira Jerônima Mesquita, que liderou o movimento feminista no país colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres, passando a ser uma referência de luta e conquistas”, observa.

Segundo a coordenadora da PromuAlese, a advogada Patrícia Erlichman, destacou o Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril.

“Essa data geralmente é esquecida porque as pessoas se apegam muito ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Nesse evento nós tivemos o cuidado de não focar muito na violência contra a mulher, mas ela precisa se conhecer e hoje estamos debatendo o autoconhecimento, o empoderamento feminino porque quando a mulher se conhece, ela cresce, ela sabe os seus direitos, onde se colocar e onde procurar ajuda e consegue sair do ciclo vicioso. O mental da mulher também é muito importante e a nossa procuradora Goretti Reis sempre está em busca de melhorias de atendimento tanto jurídico quanto psicológica, importantes para a saúde das mulheres”, complementa.

Psicoterapia

A psicoterapeuta Bia Munaretto ressaltou a importância do autoconhecimento para o empoderamento feminino, de conhecer os próprios valores e ideais.

“Conhecer o que realmente quer, quais são os desejos da alma porque nós mulheres fomos ensinadas que para sermos boas o suficiente, precisamos estar sempre agradado a todos e quando a gente agrada a todos, se desagrada e ai começa a entrar num processo de não ser leal ao que a gente sente e quer verdadeiramente. O autoconhecimento promove esse contato com a nossa consciência para que melhore a nossa relação com nós, com o outro e com o mundo. Tudo muda quando você cuida de você e se prioriza”, enfatiza.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT), Érika Leite Santana, enfatizou que a responsabilidade da luta que as mulheres carregam dentro das trajetórias de trabalho e de vida só aumenta quando se tem a consciência de quantas não puderam se fazer presentes ao evento.

“Essa ação hoje que marca o Dia Nacional da Mulher, só reforça que nós mulheres, dentro de um país tão grande, continental, somos tão diversas. Nosso estado é pequeno, mas tão rico de mulheres que nos seus municípios trazem consigo no seu bojo, a luta e o nosso papel dentro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é compreender essa diversidade e as dificuldades que são postas, para assessorar, sensibilizar e propor políticas públicas para as mulheres quilombolas, indígenas, trans e cis de diversas idades, fortalecendo e construindo uma rede que deve ser tecida cotidianamente e quando é rasgada é preciso estarmos dispostas a reconstruir juntas para tecer novamente em favor dessa luta”, entende.

A vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza observou a importância de compreender a questão da sororidade. “É quando a gente vive a dor da outra porque a dor de uma mulher é a minha também; o que ela passa, eu poderei passar; encontrar o nosso lugar nesse mundo se conscientizando que a mulher é forte, é capaz e pode estar aonde ela quiser estar, sem precisar se comparar a ninguém. Somos únicas e precisamos encontrar o nosso espaço no mundo e ensinar às nossas filhas, que podem ter sucesso sendo mulheres”, entende.

A vereadora de Pacatuba Aline Viana falou da felicidade em participar da roda de conversa promovida pela Procuradoria da Mulher da Alese. “Esse evento vai incentivar as Câmaras de Vereadores e as prefeituras.

“Pacatuba foi o primeiro município sergipano a instalar a Procuradoria da Mulher e eu quero agradecer à deputada Goretti Reis e toda a equipe da PromuAlese por incentivarem. Já tivemos várias ações e vamos realizar no período de 17 a 22 de maio, a Semana Municipal de Combate e Conscientização ao Feminicídio”, informa.

O evento contou com sorteio de orquídea e brindes entre as participantes.

Foto: Jadilson Simões

Por Aldaci de Souza

Leia também