Aracaju, 11 de maio de 2024
Search

Projeto gratuito que ajuda mulheres vítimas de violência convida dentistas voluntários no estado de Sergipe

33514472-5973-4ab7-b123-a05ef758fe89

O programa ”Apolônias do Bem” criado pela Turma do Bem (TdB) oferece tratamento odontológico gratuito para mulheres que vivenciaram situações de violência e tiveram a dentição afetada durante as agressões. Segundo a pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança no último ano, mais de 18 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência no país. Um aumento significativo em detrimento ao levantamento anterior tendo uma média de 4,5 pontos percentuais a mais. Os dados são preocupantes e geram um alerta nacional.

Em Sergipe, o projeto Apolônias do Bem chegou em 2022, mas desde a sua criação, em 2012, o grupo já garantiu atendimento a mais de 1000 mulheres cisgênero e transgênero de todo o Brasil. O coordenador do projeto em Sergipe, Dr. Martin Mansilla, destaca a importância do programa. “O projeto surgiu entendendo a existência de uma demanda significativa de mulheres que sofrem violência e acabam necessitando de tratamento odontológico e muitas vezes não tem acesso fácil. Nosso intuito é devolver a autoestima através da saúde bucal, ajudando assim, no recomeço de suas novas etapas de vida dessas vítimas”, explicou.

Os tratamentos são oferecidos por meio de uma rede de dentistas voluntários, que realizam todos os procedimentos que essas mulheres necessitam, independentemente da complexidade apresentada. “Uma vez no programa, as beneficiárias e os profissionais que as atendem são acompanhados pelos funcionários da Turma do Bem (TdB) até que os tratamentos se encerram. A TdB é uma rede de mais de 17 mil dentistas voluntários que garante tratamento completo, gratuito e de qualidade a jovens e crianças com graves problemas dentários”, pontuou.

No Estado o projeto conta com o apoio do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) e precisa de mais voluntários para ampliar seus atendimentos, como ressalta o coordenador do grupo sergipano. “Estamos acompanhando um crescimento nos números de violência contra mulher e acredito que, infelizmente, a demanda de vítimas que precisam de atendimento tem aumentado e com isso precisamos que novos profissionais façam parte dessa corrente do bem, se somando a nós e sendo ferramenta fundamental na transformação da vida dessas mulheres”, finalizou.

As mulheres vítimas de agressão interessadas nos serviços oferecidos podem entrar em contato com o Apolônias do Bem, pelo telefone (11) 96579-3913, ou diretamente no site da Turma do Bem.

Já os dentistas interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o coordenador do Apolônias do Bem em Sergipe, Dr. Martin Mansilla, através do telefone (79) 9 8169-5912 ou por meio do Instagram (@dentistamartinmansilla)

Por que Apolônias?

Personagem histórica, Apolônia viveu em Alexandria e morreu em 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados. Com o projeto, a TdB leva assistência odontológica para apolônias de hoje, que também estampam a marca da violência em seus rostos.

Assessoria de Imprensa

Leia também