Durante passagem pela localidade, em mais uma edição da Caravana Lula e Rogério, o futuro governador de Sergipe comentou sobre a importância de investimentos em saneamento básico e esgotamento sanitário na região
A Caravana Lula e Rogério percorreu, neste domingo, 21, as ruas do bairro Santa Maria, na Zona Sul de Aracaju. Comandado pelo candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho 13, do Partido dos Trabalhadores (PT), o Time de Lula dialogou com moradores da região e identificou, através de depoimentos da população, diversos problemas que ainda causam prejuízos à localidade e afetam, diretamente, a qualidade de vida dos aracajuanos que ali vivem.
Ao lado do candidato a vice-governador, Sérgio Gama (MDB), e do candidato ao Senado Federal, Valadares Filho (PSB), o futuro governador Rogério Carvalho ouviu diversos apelos que, segundo relatos dos moradores, vivem “sem o olhar do poder público”, sobretudo no tocante ao abastecimento de água. “Não podemos mais aceitar que uma região tão grande, dentro de nossa capital, ainda sofra com falta de serviços básicos, como acesso à água e ao esgotamento sanitário. Isso é um direito básico para cada cidadão”, comentou, fazendo relação com o ‘Programa Água para Todos’, que será criado em sua gestão.
“Em nosso plano de Governo, estabelecemos como meta os investimentos em infraestrutura para saneamento básico, porque isso têm forte relação com a promoção da saúde pública, com reflexos sobre a esperança de vida de uma população. A universalização do Saneamento Básico em Sergipe ajudará não só a melhorar a qualidade de vida, mas aumentará as chances de atrair empresas e investimentos que se pautam por sustentabilidade social e ambiental”, acrescentou.
“Abastecimento de água aqui é difícil”
O Programa ‘Água para Todos’ também beneficia, diretamente, moradores do bairro percorrido pelo escolhido por Lula em Sergipe. Pois, segundo relatos, a região sofre com a constante falta de água e ausência total de resolução por parte do poder público. “A gente tenta fazer as coisas em casa e não têm água, canos estouram e nada é feito. Há anos passamos por isso e ninguém resolve. A gente paga água e esgoto e não temos o serviço”, disse Marcelo, morador do Santa Maria.
“A gente vive numa situação muito ruim. Não tenho renda nenhuma e, muitas das vezes, ficamos dependendo de ajuda de vizinhos e amigos. Infelizmente, vivemos numa situação que só Jesus”, acrescentou a dona de casa, Lúcia Maria da Silva, também moradora da região.
Por isso Rogério Carvalho acredita na importância de se estabelecer o Programa ‘Água para Todos”, porque, em seu planejamento, está a estruturação de equipamentos que contribuem, diretamente, com o fornecimento de água para todos os lares sergipanos. “Vamos fomentar a construção de adutoras e poços para atender a demanda de águas potável pela população, inclusive da capital. Com isso, também teremos formas para alimenta a agropecuária e a indústria, além de, ainda, planejarmos a construção de barragens em rios perenes e assegurar o manejo da água nas bacias secas e garantir, dessa maneira, a segurança hídrica para a agricultura e pecuária”, contextualiza.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Janaína Santos/Assessoria de Comunicação