O senador Rogério Carvalho (PT/SE) foi eleito, nesta quinta-feira (02), o primeiro secretário do Senado Federal. A escolha ocorreu em votação por chapa única, após indicação do nome do petista.
Rogério assume o segundo cargo mais importante da Mesa e terá o papel institucional na condução dos serviços administrativos, além de realizar a supervisão geral da Casa.
“Pretendemos, junto com os demais membros da Mesa, organizar uma grande movimentação da opinião pública para o papel e a importância do Senado Federal na história do Brasil”, disse Rogério.
De acordo com o líder do governo no Senado, o petista Jacques Wagner, a definição pelo nome de Rogério se deu em consenso entre o partido e a coordenação da campanha de Pacheco, que se comprometeu em entregar a 1ª Secretaria para o senador por Sergipe.
Outro ponto ressaltado por Carvalho tem relação com investimentos em segurança do Senado, com foco na manutenção da integridade física dos espaços e valorização dos servidores. “Vamos fortalecer e capacitar a polícia legislativa que foi essencial para evitar uma depredação maior do Senado no atentado terrorista de 8 de janeiro e dar melhores condições de trabalho no Comitê de Imprensa”, comentou. “Assim, a população estará sempre informada e segura das nossas ações e participante da nossa gestão. Sergipe terá presença e participação neste trabalho que tem como foco a responsabilidade com o dinheiro público”, concluiu Rogério Carvalho.
Compete ao 1º secretário rubricar a listagem especial com o resultado de votação promovida por meio do sistema eletrônico, fazer a leitura em Plenário da correspondência oficial recebida pelo Senado e de todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Além disso, ele assina e recebe a correspondência do Senado e é responsável pela supervisão das atividades administrativas da Casa, entre outras competências.