Durante entrevista à Rádio Juventude FM, o escolhido por Lula apresentou algumas de suas propostas para fomentar o desenvolvimento econômico da região e revelou que os profissionais de saúde que atuam no Hospital Universitário sofrem as consequências dos cortes do Governo Federal
O candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), concedeu, na tarde desta quarta-feira, 21, entrevista à Rádio Juventude FM, de Lagarto, e apresentou algumas de suas propostas para fomentar o desenvolvimento econômico da região e de todo o Estado.
Na oportunidade, ele também comentou sobre a situação vivida pelos profissionais de saúde que atuam no Hospital Universitário, ligados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tanto do município quanto da capital sergipana, que paralisaram as atividades por conta da suspensão do pagamento do piso salarial da categoria.
Segundo o escolhido por Lula, o drama vivido pelos trabalhadores tem relação com o “estrangulamento das universidades federais” em decorrência dos cortes do Governo Federal. “Nós já prevíamos isso, porque o Governo tirou recursos da educação e da saúde para poder investir no pagamento da perda de arrecadação dos estados. O que deveria ter feito, e não fez, era redefinir o método de preços, que é um projeto de minha autoria e está engavetado”, comentou.
“Essa é a realidade que estamos vivendo e é uma consequência dessa situação desastrosa que está na presidência. A alternativa vem em 02 de outubro, votando em Lula, voltando o compromisso com as universidades. No governo Lula, foram criadas 18 universidades federais e realizado a ampliação de vários campis”, acrescentou.
O futuro governador ainda lembrou que, também nos governos de Lula e Dilma, foram feitos grandes “investimentos através do Reuni”.
“A reversão disso virá nas eleições e, com o presidente Lula, encontraremos a solução definitiva para tudo que está faltando. O Hospital de Lagarto é universitário, federal. Em Aracaju, o HU está nas mesmas condições. Não tem manutenção dos campi em nenhum lugar. As universidades estão abandonadas. A solução é votar em Lula, em Rogério e resolver o problema que acomete os universitários”, afirmou.
“O Governo Federal despreza várias áreas importantes”
Outro ponto destacado durante a entrevista foi a suspensão das atividades da Petrobras em Sergipe, fator que, de acordo com Rogério Carvalho, provocou a saída de “milhares de sergipanos” do estado.
“Temos mais de 5 mil sergipanos espalhados pelo Brasil, porque precisaram sair do Estado com a retirada da Petrobras. E todo esse dinheiro está sendo gasto fora de Sergipe e representa grande impacto. A solução, momentânea, não tem muito o que fazer a não ser o que os trabalhadores estão fazendo: denunciar”, destacou.
“Não há boa vontade do presidente Bolsonaro com as universidades federais e quem paga o preço é a população que precisa do serviço. Se houver uma decisão já no primeiro turno, será buscado uma solução já de início”, completou.
Debates
Questionado sobre sua participação nos dois debates realizados recentemente, um pela TV Itnet e outro pelo Grupo Fan de Comunicação, o escolhido por Lula revelou que tem tranquilidade e convicção com tudo que vem apresentando aos sergipanos”.
“Apresentei propostas para educação, emprego, renda, segurança pública. Apresentei para essas áreas que a mim coube a responder. Mas, se você está num debate e tem candidatos que te acusam, você precisa se defender. Não tem jeito”, explicou.
“Tem candidato apontando o dedo, difamando as pessoas para se promover. Infelizmente, a gente precisa se defender. Fui vítima de fake news que me atrapalhou bastante. Foi divulgado um vídeo em que insinuava que Lula estava pedindo voto contra mim e a população precisava ser informada que isso é falso”, complementou.
Rogério Carvalho esclareceu, ainda, sobre as razões de o candidato de Belivaldo Chagas (PSD), o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), ter sido condenado pela Justiça Eleitoral nesta semana.
“O candidato de Belivaldo sabe as regras do jogo. Fábio tem, em sua coligação, partidos que não têm aliança com o PT. Então jamais ele poderia usar a imagem do presidente. Eles descumpriram a lei. Quando a gente divulga é para que as pessoas saibam a verdade”, pontuou.
“É preciso ter alinhamento com o Governo Federal para que as ações sejam efetivas em Sergipe”
Também durante a entrevista, Rogério Carvalho falou sobre a necessidade de Sergipe ter um governador alinhado aos ideais do presidente Lula, reforçando, com isso, sua aliança de décadas com a maior liderança política da história do Brasil.
“É fundamental um alinhamento para tirar Sergipe da paralisia, porque somente assim será resolvido os problemas do estado. Sabemos que a Petrobras só voltará a Sergipe se Lula for o presidente, porque nós que estamos pautando isso”, assegurou.
Por essa razão, continuou Rogério, que outros candidatos “não podem utilizar a imagem do presidente em suas campanhas”. “A coligação dele tem outros candidatos. Mas ele usa isso para confundir a opinião pública”, disparou.
“Lagarto é minha terra e tenho muito orgulho disso”
Já sobre projetos direcionados ao município de Lagarto, Rogério Carvalho destacou que tem “orgulho por ser filho dessa terra” e apresentou algumas ações específicas para a região.
“Tenho compromisso com a duplicação da SE-270, que liga Lagarto à BR-101, em função do Hospital do Amor e do crescimento do município. Levaremos gás natural, com gasoduto, ao município, para, através da construção de um anel viário, contribuir com o escoamento dos produtos da região que serão ampliados a partir dos investimentos em indústria e agroindústria que faremos”, revelou.
Ele também destacou sobre a necessidade de construir “uma barragem no rio Vaza-Barris para dar suporte à agricultura”. “Também temos compromisso com a educação, restaurando as escolas e melhorando a qualidade do ensino. São muitos projetos que serão feitos para fomentar o desenvolvimento da região e de todo o estado. Transformar o Banese em banco de fomento, para gerar crédito e renda para os micros e pequenos empresários”, detalhou.
Rogério Carvalho encerrou a entrevista garantindo que, como filho de Lagarto, o município “estará entre as prioridades”. “Lula me deu a missão de cuidar de Sergipe e estou preparado, com coragem e determinação. Aquilo que falo, honro. Portanto, ao lado de Lula, vamos tirar Sergipe do buraco”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Janaína Santos/Assessoria de Comunicação