Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Rogério Carvalho: “Precisamos ter esportes em todas as escolas deste país”

94e0e0b3-a18f-4876-a5ff-992c1350dc6d

Para senador e pré-candidato ao Governo de Sergipe, prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte representa mais oportunidades para milhares de crianças e adolescentes do Brasil

O senador Rogério Carvalho (PT) contribuiu para a aprovação do Senado Federal do PL 940/2022, que estabelece a prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) para 2027. A norma, que define o teto para verbas destinadas aos esportes com até 2% do valor arrecadado para projetos esportivos por empresa, seria válida até o fim deste ano.

A aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte pelo Senado Federal ocorreu na última quarta-feira, dia 13, no entanto, para se tornar efetivo, o texto, com relatoria do senador Romário (PL), ainda precisa da sanção presidencial para, então, entrar em vigor em janeiro de 2023.

A LIE está em vigência desde o ano de 2006 e permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional.

Criada no Governo Lula

Desde a sua criação, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a LIE já captou cerca de R$ 5 bilhões, beneficiando mais de três milhões de crianças e jovens em todo o Brasil. O texto ainda explica que, em caso de renúncia fiscal, o valor também foi alterado de 6% para 7%.

Rogério Carvalho acredita que esporte é oportunidade de vida

O senador e pré-candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho, entende que a prorrogação representa mais oportunidades para milhares de crianças no país. “Quando uma criança nasce e aprende a falar, o mundo muda para ela. Ela passa a ter um tipo de relacionamento e melhora o empenho dela na vida. Quando ela escreve, assume uma nova linguagem. O esporte e as artes são um campo de linguagem. Porque o esporte é a linguagem da superação e ensina a atingir objetivos. É um espaço onde se aprende a perder e a ganhar. Onde se tem regras para a disputa e que é fundamental para a formação de pessoas, porque é um espaço de linguagem universal. Portanto, é uma linguagem inclusiva”, pontuou.

Mas, para que essa linguagem seja acessível e alcance o seu objetivo, o senador Rogério defende a ampliação da oferta das atividades esportivas nas escolas. “A gente precisa de mais esportes na educação, pois precisamos ter esportes em todas as escolas deste país. Não estamos falando de luxo, mas de uma linguagem universal que o esporte aporta para a nossa juventude. São campos de linguagem que preparam as pessoas para se inserirem num mundo globalizado e que prepara as crianças e adolescentes para a vida. Quem entra no esporte tem o desempenho melhor na vida, porque incorporou novas linguagens universais. Vamos continuar a puxar a luta por mais esportes em todas as escolas. Não podemos ter escolas sem esportes”, acrescentou Rogério Carvalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto: Janaína Santos

Leia também