O Centro de Aracaju vai receber manifestantes de todo o Estado de Sergipe neste sábado, dia 13 de agosto. A partir das 8h da manhã, no Calçadão da João Pessoa, em frente à Caixa Econômica Federal, acontece o Ato do Pré-Grito dos Excluídos e das Excluídas de Sergipe.
São 200 anos de (in) dependência no Brasil para quem? O movimento sindical, o movimento social e o movimento religioso ecumênico estão unidos e se fortalecem neste sábado, no ato que afina o coro para o 28º Grito dos Excluídos: Vida em Primeiro Lugar.
Como falar em independência do Brasil se quase 51% dos recursos públicos são usados para pagar juros e amortizações da dívida pública? No Brasil, o salário mínimo necessário para uma família com 4 pessoas é R$ 6.012,18 (4,96 vezes o atual de R$ 1.212,00), segundo a última Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos do DIEESE.
Neste ano, o Grito dos Excluídos e das Excluídas de Sergipe, no dia 7 de setembro, destaca a luta contra a violência estrutural; a dívida pública, dívidas sociais e direitos humanos; educação popular e trabalho de base; soberania alimentar: agricultura familiar no combate à fome e ao agronegócio; terra, teto e trabalho; democracia participativa e democracia representativa; e a defesa dos territórios.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Roberto Silva, afirmou que o País enfrenta uma situação limite e convocou os sindicatos filiados à CUT e demais trabalhadores de Sergipe para o Ato do Pré-Grito dos Excluídos e das Excluídas de Sergipe, neste sábado no Centro de Aracaju.
“É alarmante e estarrecedor o patamar de miséria que a população brasileira está enfrentando. A subida de preços dos alimentos, do gás de cozinha e demais itens de sobrevivência impõe ao ser humano uma situação humilhante e desesperadora. O desemprego alto, a informalidade, destruição de direitos, os ataques à educação pública, à saúde pública e à democracia não podem continuar. É preciso de união, luta e resistência, por isso neste sábado, dia 13 de agosto, convoco todos os sindicatos filiados à CUT a ocuparem o Calçadão da João Pessoa, no Centro de Aracaju, para o Pré-Grito dos Excluídos”, declarou Roberto Silva.
Por Iracema Corso