Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

SEMINÁRIO DE GESTÃO ESTRATÉGICA REÚNE SECRETARIAS E ÓRGÃOS PARA FORTALECER ÁREAS DE PLANEJAMENTO

slide_a5a980218c897bb0faaa1ceee55cbfef

O segundo e último dia do 1º Seminário de Gestão Estratégica do Governo do Estado, promovido pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), aconteceu nesta quarta-feira, 21, reunindo servidores integrantes da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento vinculados às secretarias e órgãos do Estado.

Ao longo de todo o dia, o ciclo de palestras contemplou temas como a Lei Orçamentária Anual, a Governança na Plataforma Target e o Monitoramento Estratégico, além de uma apresentação especial do palestrante convidado, o pernambucano Francisco Cunha, que falou sobre os desafios da implantação de uma Gestão Estratégica.

“Com muita alegria e satisfação vim ministrar essa palestra em Aracaju, com esses temas importantes na gestão pública, que são o planejamento e a estratégia, fundamentais para a criação e monitoramento de projetos”, destacou o consultor em Estratégia e escritor.

Protagonismo

Para o secretário da Seplan, Julio Filgueira, a 1ª edição do Seminário de Gestão Estratégica, iniciada na última terça, 20, deu forma e protagonismo à atuação da Rede, além de representar o início das atividades formais dos servidores integrantes.

“Foram dois dias muito intensos, muitas atividades, com convidados internos do Governo de Sergipe e convidados externos, que vieram trazer a sua contribuição para o Planejamento, para o Orçamento e para esse pensamento de construção de políticas públicas mais eficazes e efetivas para que a gente cumpra efetivamente todos aqueles compromissos que o nosso governador Fábio Mitidieri fez com a população de Sergipe. Foi um evento muito importante porque não foi um evento de uma secretaria. Eu tenho dito que o papel da Seplan é servir para secretarias finalísticas que atuam na ponta e a importância desse evento é porque nós reunimos mais de 45 pessoas que representam todas as secretarias. Portanto, o foco da nossa discussão foi a entrega efetiva para a população”, afirmou.

Calendário de atividades

Ao final do evento, foi apresentado o calendário de atividades da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, que propõe uma ampla programação de reuniões e projetos regulares, com objetivo de manter aquecidas as atividades do grupo de servidores.

Além dos encontros bimestrais da Rede, também serão ofertadas capacitações individuais, um programa formativo para os servidores, reuniões de balanço com o governador, e a segunda edição do Seminário de Gestão Estratégica, previsto para o mês de dezembro.

“Neste segundo e último dia do seminário, pudemos trazer previsibilidade das atividades com a divulgação do calendário anual das atividades voltadas para a Rede. Esse calendário busca promover expansão de conhecimento nesta instância fixa, objetivando a sabedoria coletiva acerca dos temas de Planejamento e Orçamento”, ressaltou a secretária-executiva da Seplan, Melina Tavares.

Rede

Walter Leite Nunes, que participou do evento representando a Agência Desenvolve-SE, elogiou a criação do Seminário de Gestão Estratégica e de todo o calendário de atividades apresentado para este ano de 2024.

“Esse primeiro seminário foi uma experiência incrível, um marco para o Planejamento Estratégico de Sergipe. Palestras muito bem desenhadas com foco na nossa missão, que é desenvolver o estado de Sergipe’, destacou.

Representante da área de Planejamento da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (SETC), Sheila Macedo ressaltou a importância da formalização da Rede. “Em nome da SETC, reforço que estamos felizes em fazer parte dessa Rede de Planejamento que vem fortalecer a gestão do governador Fábio Mitidieri. A gente sabe da importância de uma rede e essa, de Planejamento e Orçamento, vem para consolidar todo esse trabalho que vem sendo feito”, destacou Sheila Macedo.

Foto: Igor Matias

Leia também