O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe afastou nesta terça-feira (11), por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça das suas das funções jurisdicionais e administrativas.
A decisão foi publicada no Diário da Justiça e assinada pelo presidente do TJSE, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. A motivação não foi detalhada.
Além do afastamento da função, foi determinada a saída da Comissão Gestora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes, da Comissão Gestora do Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Sergipe e da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Sergipe.
No dia 28 de março, o Conselho Nacional de Justiça havia decidido por maioria pelo afastamento cautelar do desembargador e abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra o magistrado.
Segundo o ministro relator do caso, Luis Felipe Salomão, o afastamento cautelar do magistrado foi pedido em decorrência das acusações de vários crimes, como suposta negociação de liminar, participação em homicídio, como autor imediato, lavagem de dinheiro e tentativa de embaraço à investigação.
Carreira – Luiz Antônio Araújo Mendonça tem 73 anos e foi nomeado para exercer o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe em 2005.
