Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Zezinho destina emendas para Associação dos Brincantes do Cacumbi Mestre Deca

1600x1123

Defensor da cultura popular e de ações que fomentam o turismo e o fortalecimento das tradições, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) destinou emendas impositivas para aquisição de vestuários e indumentárias para a Associação dos Brincantes do Cacumbi Mestre Deca, de Laranjeiras. Serão R$ 30 mil para a organização das vestimentas de grupos folclóricos.

O ato de assinatura do Termo de Fomento aconteceu nesta quarta-feira, dia 08, na sede da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE) com a presença do parlamentar, do presidente da Associação, Antônio Carlos, além de representantes da pasta.

“Esta é mais uma emenda que destinamos para a cidade de Laranjeiras. O Cacumbi representa a cultura sergipana, representa um município que tem a tradição de muitos grupos folclóricos e que contribui bastante para a cultura do nosso estado. É minha missão contribuir para preservar as tradições culturais e todos os guerreiros brincantes de Laranjeiras”, afirmou Zezinho Sobral.

“É mais uma homenagem e uma defesa que este mandato faz para preservar e garantir que a cultura sergipana seja sempre preservada. Esta é a primeira emenda de muitas que virão para todos os grupos. Parabenizo Antônio Carlos, que mantém ativo todo legado do nosso querido Mestre Deca na preservação da nossa identidade e da cultura popular de Laranjeiras. Agradeço à Funcap, através da presidente Conceição Vieira, e reafirmo meu compromisso com todo o povo da minha terra e do meu estado”, complementou Sobral.

O Cacumbi é um grupo folclórico formado apenas por homens que se apresentam para louvar São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, usando calça branca e camisa amarela. Com chapéu decorado com fitas coloridas e espelhos, os brincantes dançam ao som do ritmo forte de tambores, chocalhos e apitos. Com formação sempre em fileiras, o Mestre e o Contramestre, trajando camisa azul e no centro das fileiras, conduzem as apresentações que encantam sergipanos, laranjeirenses e turistas.

A beleza da indumentária do grupo folclórico nunca passa despercebida. Possui cores fortes e alegres, com fitas coloridas nas camisas e nos chapéus enfeitados com espelhos e tecidos. Os membros utilizam instrumentos musicais e o mestre usa um apito para comandar a coreografia do grupo.

O presidente da Associação dos Brincantes do Cacumbi Mestre Deca, Antônio Carlos, agradeceu ao deputado Zezinho Sobral, por sempre estar comprometido com o fortalecimento da cultura popular laranjeirense e de Sergipe. “Zezinho tem um olhar atento a todos os grupos folclóricos. Agradeço a ele e a todos que fazem a cultura popular de Sergipe. Muito obrigado pelo apoio de sempre e esta emenda será uma grande contribuição para a indumentária. Hoje é para o Cacumbi, mas, futuramente, será para outros grupos. Estamos de mãos dadas para trabalhar sempre pelo fortalecimento da cultura”, ressaltou Antônio Carlos.

Ascom Deputado Zezinho Sobral

Leia também