Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Jackson surpreende e aposta em Edvaldo Nogueira! Disputa com João Alves fica polarizada!

O governador Jackson Barreto (PMDB) dava sinais claros de que iria apostar na pré-candidatura de Zezinho Sobral (PMDB) para a Prefeitura de Aracaju, mas surpreendeu ao reunir seu agrupamento e defender o nome de Edvaldo Nogueira (PCdoB). Isso porque o próprio JB vinha comentando que mais de 50% do eleitorado aracajuano não tinha ainda uma opção definida sobre candidatura, dando a entender que ele apostaria em um projeto novo. A opção por Edvaldo esclarece alguns pontos, pelo menos: primeiro que Zezinho não conseguiu viabilizar o projeto de uma candidatura sua. Desconhecido do eleitorado, ele precisava da popularidade de Jackson para crescer nas pesquisas, mas o governador não “colou” nele.

Outro ponto que também precisa ser levado em consideração é que Edvaldo Nogueira desponta na pesquisa como mais competitivo do que Zezinho Sobral, ou seja, entre apostar em um novo para a política do município, Jackson fez a opção por aquele que reúne mais chances de enfrentar, em condições de igualdade, o prefeito João Alves Filho (DEM) que deverá buscar a reeleição. Resta saber também como sairá o PMDB neste cenário. JB garante que o partido marchará unido, mas não há como negar que irá com alguns ressentimentos. Afinal de contas, como já colocou este colunista em outra oportunidade, se fosse para apoiar Edvaldo, por que deixou Zezinho sonhar? Por que o fez acreditar que sua pré-candidatura teria o apoio do grupo?

Mas esta decisão do governador optar por Edvaldo tem mais explicações: sem a menor condições de emplacar uma candidatura competitiva em Aracaju, Jackson se viu obrigado a ceder às pressões e fechar com o candidato do PCdoB. Isso demonstra que ele (governador) já não está tão popular como se imaginava, ao ponto de decidir uma eleição. Jackson agiu rápido porque percebeu que a eleição se aproxima e, até agora, mesmo com vários problemas, João Alves Filho segue bastante “vivo” na disputa e com condições reais de conseguir a reeleição. O governador articula a unidade dentro de sua base de sustentação para o confronto direto com João Alves. O problema maior agora, que o pré-candidato está definido, é que se chegue a um consenso dentro do grupo.

Com a decisão, pró-Edvaldo, além de prestigiar o PCdoB e reunificar o Partido dos Trabalhadores, Jackson já começa a avançar: praticamente convenceu o PRB do prefeito Heleno Silva e do deputado federal Jony Marcos a seguirem seu projeto para Aracaju. Eles estavam reticentes por conta da eleição municipal em Nossa Senhora do Socorro. Por sua vez, na manhã de ontem (27), o governador conseguiu a “unidade” do PMDB em defesa do nome de Edvaldo Nogueira.  Ele agora vai esperar o retorno de Eliane Aquino de viagem para conversar com ela e definir se fecha ou como candidata a vice-prefeita. Está claro que se a aposta der certo, JB sairá vitorioso e colherá o bônus, e se perder, ao menos ele não carregará o peso do resultado negativo sozinho.

Veja essa!

Heleno Silva e Jony Marcos almoçaram ontem (27) com os dois pré-candidatos a vereador pelo PRB em Aracaju: Anderson Góes e o Pastor Alves. Na oportunidade, os líderes colocaram detalhes da conversa que tiveram com o governador Jackson Barreto, no sábado (25). O Partido está na iminência de fechar com Edvaldo, mas ainda faltam alguns detalhes.

E essa!

Por conta da eleição no Rio de Janeiro (RJ) este ano, a Executiva Nacional está cobrando do PRB em Aracaju o apoio à pré-candidatura de Valadares Filho (PSB). Sem contar que eles não fazem qualquer composição sem tratar de 2018, quando o partido terá a reeleição de Jony e a candidatura de Heleno Silva para senador.

PRP

O deputado estadual Gustinho Ribeiro, presidente estadual do PRP, se manifestou pelas redes sociais após a decisão do governador. Ele disse que “no partido há quem defenda uma candidatura própria, com Fabiano Oliveira, por exemplo. Com a saída de Zezinho Sobral da disputa pela PMA, o PRP reavaliará seu posicionamento”.

PDT

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), acompanhado da deputada estadual Silvia Fontes (PDT) e do pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior, estiveram reunidos na tarde de ontem (27) com o governador Jackson Barreto, quando foram comunicados oficialmente da decisão em Aracaju por Edvaldo Nogueira.

Exclusiva!

Na oportunidade, Fábio Henrique comunicou ao governador que não tem como acompanhar sua posição na capital tendo em vista que o mesmo agrupamento político lhe faz oposição em Nossa Senhora do Socorro, ou seja, o mesmo PCdoB de Edvaldo Nogueira é o mesmo do deputado estadual e pré-candidato a prefeito da cidade da Grande Aracaju, Padre Inaldo.

Bomba!

O governador não viu prosperar suas tentativas de convencer Fábio Henrique a apoiar Edvaldo e acabou aceitando que ele faça uma composição com Valadares Filho (PSB). JB se assustou quando Fábio insinuou abrir o diálogo com o prefeito João Alves Filho, com quem disse não ter tratado de política, mas avisou que a depender da decisão, JB será o primeiro a saber.

Valadares

Jackson vê em Valadares Filho a figura de um bom político, mas não o enxerga como independência para administrar Aracaju. Acha que o senador Valadares vai mandar na prefeitura. O governador, inclusive, tem insinuado que a eleição municipal ficará polarizada entre Edvaldo Nogueira e João Alves Filho.

Compensar

Pela conversa entre o governador e Fábio Henrique ficou a sensação que Jackson Barreto quer compensar a mudança de posição política em Socorro, apoiando Adilson Júnior em São Cristóvão. Até onde se sabe, o foco do grupo é Socorro e São Cristóvão é um projeto de construção. JB está focado em ajudar Betinho (PMDB) como vice.

Com Amorim

Fábio Henrique também não vê impedimento de fechar uma aliança com Valadares Filho e Eduardo Amorim (PSC). A deputada Silvia Fontes, inclusive, está cotada para ser a vice do candidato do PSB.

São Cristóvão

O pré-candidato a vereador em São Cristóvão, Arivaldo Araújo, conhecido por todos na comunidade como “Ari do Social”, pode ser uma das gratas surpresas da eleição naquele município. Há anos ele desenvolve um importante trabalho nas unidades de Saúde, dando assistência aos mais carentes. Nos meses de setembro ele ainda promove a Cavalgada da Paz, evento que já faz parte do calendário do município.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também