Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Mesmo com o apoio de JB, a pré-candidatura de Edvaldo ainda não emplacou em Aracaju!

Nos bastidores da política sergipana é forte o comentário de que a definição do governador Jackson Barreto (PMDB) pela pré-candidatura de Edvaldo Nogueira (PCdoB) para prefeito de Aracaju, definitivamente, não emplacou. JB se reuniu com os líderes partidários em sua residência e friamente decidiu pelos números das pesquisas que diz ter em mãos. Como líder maior do agrupamento teve sua posição respeitada, mas ainda assim, bastante contestada. O governador magoou muito um aliado fiel e corajoso como Zezinho Sobral (PMDB), que não esconde a sensação de abatimento com a exclusão de sua pré-candidatura. Em síntese, Zezinho teve seu projeto vetado pelo governador!

Líderes partidários, como o presidente do Partido dos Trabalhadores, o ex-deputado federal Rogério Carvalho, por exemplo, é outro que teve que “engolir” a opção por Edvaldo Nogueira, mesmo porque defendia abertamente o projeto rifado de Zezinho Sobral. O petista chegou a criticar o ex-prefeito de Aracaju em uma entrevista. Depois teve que postar uma foto com Edvaldo e o governador, num profundo constrangimento, e publicar nas redes sociais que o “entrevero” estava superado. Mas nos bastidores, pessoas ligadas ao petista, não escondem o seu inconformismo com a decisão tomada pelo governador. Rogério é apenas mais um dos “chateados” com a exclusão de Zezinho.

Jackson permitiu que Zezinho Sobral se lançasse pré-candidato a prefeito, o permitiu sonhar, o fez acordar ainda mais cedo e dormir ainda mais tarde, as percorrer a cidade, da Zona Norte a Zona Sul, a abandonar um projeto em andamento e que vinha tendo alguns êxitos na Secretaria Estadual de Saúde, e depois simplesmente o fez recuar. Justamente com um aliado de primeira linha, dos mais corretos politicamente com o governador. Talvez por tudo isso, pelo fato das pessoas estarem sentindo o desejo de gerir de Zezinho, que até agora a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira, mesmo com o lançamento feito por JB, não emplacou. Não houve nenhuma grande repercussão, o cenário político não se alterou.

Há de se registrar que a postura do PSB do também pré-candidato a prefeito, o deputado federal Valadares Filho, mudou em relação a Edvaldo. Como opção do governador, e estrategicamente para evitar que se polarize a eleição com João Alves Filho (DEM), os socialistas estão questionando publicamente o que representa o retorno do comunista para a Prefeitura de Aracaju. Mas o vigor com que o PSB parte para cima da administração do prefeito da capital e agora do pré-candidato do PCdoB, não é o mesmo em relação ao governador Jackson Barreto. Mas, fora isso, não houve reação por parte dos seguidores do Democrata e muito menos do grupo Amorim. Nem mesmo os aliados de Edvaldo demonstram muita empolgação com sua indicação.

O nome de Eliane Aquino para vice-prefeita também não agrega muito. Ela nunca foi provada nas urnas e, a priori, não tem qualquer densidade eleitoral. Não é porque uma parcela considerável dos sergipanos tem admiração e reconhecimento pelo político que foi Marcelo Déda (in memoriam), que vão votar em Edvaldo e, mais precisamente, em Eliane Aquino. A política hoje é mais profissional e requer propostas. Em síntese, Edvaldo vai precisar muito mais de seus seguidores, dos seus aliados. Vai precisar que o governador Jackson Barreto abrace esse projeto e faça campanha aberta, de rua em rua. O problema é que o chefe do Executivo Estadual sofre com uma rejeição muito alta na capital. Resta saber o quanto esse apoio será decisivo para a eleição…

Veja essa!

Mais de 300 órgãos de direção municipal, de diversos partidos políticos, podem ter seus registros suspensos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), o que causará o impedimento de participação no pleito municipal de 2016 na respectiva circunscrição.

E essa!

A pendência deve-se, basicamente, ao fato de as agremiações partidárias ainda não haverem informado os números de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). De acordo com o parágrafo § 9º, do art. 35 da Resolução TSE nº 23.465/2015, os partidos políticos deverão informar ao TRE os números de CNPJ dos órgãos de direção regional e municipal que houverem sido constituídos, sob pena de suspensão da anotação. 

Bomba!

Este colunista pontua com exclusividade: o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), praticamente bateu o martelo em apoio à pré-candidatura de Valadares Filho em Aracaju. O partido não vai indicar a vice que está sendo reservada para o Grupo Amorim, possivelmente o ex-deputado estadual Zeca da Silva (PSC).

Exclusiva!

Fábio Henrique foi ao encontro com o governador Jackson Barreto já para lhe oficiar da decisão de compor com Valadares Filho. Postura que já tinha sido “autorizada” por JB e que preserva para o PDT os cargos que possui na administração estadual.

Segunda-feira

A informação que chega a este colunista é que, provavelmente, na segunda-feira (4), o PDT anuncia oficialmente a adesão à pré-candidatura de Valadares Filho.

Não prosperou

Fábio Henrique vinha cogitando conversações com o prefeito João Alves e tinha como “ponte” o vereador Vinicius Porto (DEM). O PDT trabalhava a indicação da deputada estadual Silvia Fontes (PDT) como vice do prefeito. Mas, por alguns aspectos, pelo visto, as conversas não mais prosperaram.

Vereadores

Com a definição de que o PDT vai apoiar Valadares Filho, se consolida a informação deste colunista de que PDT, PSD, PROS e PSB farão o “chapão” para vereadores e PPL, PSL, PSDC e PRP na chapinha.

São Cristóvão

Também está confirmado que o governador vai apoiar a pré-candidatura de Adilson Júnior (PDT) para prefeito de São Cristóvão. O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) queria o apoio de JB para Betão (PSD). Governador preferiu contornar a contrariedade de Fábio Henrique e da deputada estadual Silvia Fontes (PDT).

Forró Siri

A participação de JB nos entendimentos do PDT com Valadares Filho estão tão evidente que ontem (30), na abertura do Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, o governador esteve presente no camarote do prefeito “prestigiando um aliado”. Os pré-candidatos a prefeito e a vice de Socorro, deputado Padre Inaldo (PCdoB) e Betinho (PMDB), não acompanharam o governador durante a visita a Fábio Henrique.

Sem João

Jackson Barreto tem mantido conversações com aliados políticos e aqueles mais próximos que se negam a acompanhar o voto em Edvaldo Nogueira, ele “libera” para votar em Valadares Filho. Diz que só não tem acordo se o aliado decidir votar em João Alves Filho.

Albano e Machado

Durante a última noite do Forró Caju 2016, o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), acompanhado do ex-governador Albano Franco, percorreu vários pontos da estrutura da festa, cumprimentando os forrozeiros por onde passavam. Foram ao encontro do prefeito João Alves e depois visitaram o Camarote onde estavam vários vereadores de Aracaju.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Leia também