Aracaju, 3 de maio de 2024
Search

Lula segue como opção do PT; o Brasil segue sem opção!

É fato que o Brasil atravessa um de seus priores momentos de ordem financeira. O desequilíbrio praticamente esfacelou nossa economia que hoje, aos “trancos”, tenta se reerguer. Talvez o presidente Michel Temer (PMDB) não tenha encontrado a “fórmula” adequada em menos de um ano de gestão, mas vale o registro que Dilma Rousseff (PT) estava no comando do País desde 2011 e também não tinha acertado. Ao menos, para alguns especialistas, o atual chefe do Executivo está tomando medidas impopulares, é verdade, mas necessárias para a retomada do crescimento.

Mas há um consenso de que, em 2018, o País precisa “acertar a mão” e eleger um presidente da República que tenha capacidade gerencial para enfrentar e superar os sintomas da crise, como também alguém que carregue boa liderança política para contornar os conflitos internos, sobretudo com o Congresso Nacional e o Poder Judiciário, além de, evidentemente, que tenha a “Ficha Limpa”, que seja um “modelo” para que a imagem do Brasil seja reconstruída junto aos investidores internacionais. Tem que ser alguém que, sobretudo, transmita confiança e responsabilidade.

Graças a política do “pão e circo” que chegamos ao “fundo do poço”, sem grandes perspectivas para o futuro. É evidente que não foi só isso. Somos “campeões no planeta” em corrupção. Este é um título “nefasto” que nenhuma Nação gostaria de carregar. Graças aos gastos públicos descontrolados, a falta de uma fiscalização eficiente e a políticos sem compromisso, que a taxa de juros disparou, a inflação subiu e o desemprego aumentou. A concentração de renda, tão combatida em outras décadas, segue estabilizada. O dinheiro continua nas mãos de poucos.

E para ocupar a presidência, eis que alguns nomes estão sendo apresentados como de Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSC) e a própria Marina Silva (REDE). Mas um nome não sai do cenário: o do ex-presidente Lula (PT). Aliás, há quase que um consenso dentro do Partido dos Trabalhadores que ele continua sendo a opção da legenda para voltar a governar o País. As pesquisas, até então anunciadas, inclusive o colocam na liderança. Talvez até por estarmos ainda um pouco distante da eleição e por ele ser, de longe, o nome mais conhecido.

Mas, para este colunista, se Lula é a opção para o Partido dos Trabalhadores, ele não é uma opção para o Brasil. Nem deve ser! Se o País está incomodado e sofrendo por conta dos desmandos e excessos de corrupção dos últimos governos, incluindo a passagem do ex-presidente pelo Planalto, como justificar a defesa para o seu retorno? Aí o petista mais apaixonado vai dizer que Lula ainda não foi condenado a nada e que está apto para disputar a eleição presidencial. É verdade, mas o discurso agora é de reconstrução de uma Nação que o próprio Lula ajudou a afundar.

O ex-presidente tem que se preocupar agora em se defender das acusações que lhe são impostas e provar sua inocência. Apesar de se colocar com a “consciência tranquila”, Lula é defensor ardoroso da antecipação das eleições presidenciais já para 2017. Justifica fazendo críticas ao governo de Michel Temer. Mas é por que tanta pressa? Lula foi presidente por oito anos, é suspeito de comandar o maior esquema de corrupção no Brasil, e se acha no direito de questionar a legalidade do atual governo? Certamente não é este modelo de gestão que deve ser a melhor opção para o País. Mas esta é uma decisão do povo brasileiro…

Tragédia!

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, veio a óbito tragicamente nessa quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião bimotor em Paraty (RJ). Uma tragédia que consternou todo o País.

Conspirações

Pelo fato de Zavascki ser tão importante na Lava Jato, sua morte gerou uma série de teorias da conspiração nas redes sociais. Veio à tona, inclusive, o acidente que vitimou o então presidenciável Eduardo Campos (in memoriam) em 2014. A morte teve forte repercussão no meio político e jurídico.

Veja essa!

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), anunciou Luciano Correia para a Secretaria de Comunicação. A informação é que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) estaria dificultando a liberação do comunicador para a PMA.

E essa!

É evidente que o nome indicado foi Luciano, mas Edvaldo pecou, para este colunista, quando ao invés de prestigiar o comando da Pasta ao jornalista Elton Coelho (secretário adjunto), preferiu acumular Carlos Cauê (secretário de governo) com tantas funções.

Explicação

Nada contra Carlos Cauê, mas a partir do momento em que Elton Coelho deixou a comunicação da Secretaria de Estado da Educação, e até pelo relacionamento que mantém com o agrupamento de Edvaldo, nada mais justo que assumisse a Pasta, pelo menos, interinamente.

Dúvida I

E, com a chegada de Luciano Correia para assumir a Secom, em caso de um afastamento por férias, por exemplo, não caberia a Elton Coelho assumir a Pasta ou Edvaldo iria preferir acumular Cauê de atribuições novamente? Taí algo que não tem explicação…

Dúvida II

Qual a função de tantas reuniões de trabalho da equipe de transição do prefeito experiente Edvaldo Nogueira? A eleição terminou em outubro e até agora, 20 de janeiro de 2017, ele não conseguiu montar toda a sua equipe de trabalho? É tempo demais ou não?

Parcelamento

A informação é que auxiliares de Edvaldo se reúnem nesta sexta-feira (20) para discutirem o calendário de pagamento dos salários de dezembro, ainda da gestão passada. Fala-se que o dia será marcado por muitas exonerações e, inclusive, pelo parcelamento dos salários de janeiro em até seis vezes. É aguardar para ver…

Bomba!

A gestão da PMA está sem Controlador, Planejamento e Indústria e Comércio. Já o Procurador do Município, segundo comenta-se nas rodas jurídicas, é que o indicado será o desembargador aposentado Netônio Machado, alagoano de Pão de Açúcar (AL), igual a Edvaldo.

Exclusiva!

A coluna recebeu a denúncia de que membros do Ministério Público Estadual estariam pressionando prefeitos do interior sergipano com indicações de parentes e amigos para o cargo de Procurador. Fala-se até que existem gravações neste sentido. Este colunista vai seguir apurando…

Alô JB!

O governador precisa tomar conhecimento e tomar as rédeas de sua administração. A informação é que o irmão de um prefeito reeleito anda distribuindo asfalto com prefeitos e lideranças municipais, talvez com interesses eleitoreiros e sem o conhecimento de JB. Já tem gente de olho nisso e acionando os órgãos fiscalizadores…

Vai fiscalizar

O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), autorizou, a realização de auditoria especial em dispensas de licitação e inexigibilidades  operacionalizadas pelas prefeituras e câmaras de 18 municípios, além das demais unidades gestoras atualmente sob sua responsabilidade.

Municípios
A ação foi sugerida pela 3ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), responsável por jurisdicionar a 4ª Área de Controle, na qual estão inseridas as seguintes localidades: Aquidabã, Amparo de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São Jão, Cumbe, Ilha das Flores, Itabi, Japaratuba, Japoatã, Muribeca, Neópolis, Propriá, Santa Rosa de Lima, Santana de São Francisco, São Francisco e Telha.

Explicação

Em conversa com este colunista, o conselheiro do TCE explicou que a fiscalização será feita em todos os contratos emergenciais dos prefeitos eleitos e reeleitos em 2016. “Vamos analisar os contratos das Prefeituras, Câmara Municipais, do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo de Assistência Social”.

Luiz Augusto Ribeiro

O conselheiro revelou ainda que foram montados quatro grupos de trabalho que já iniciaram os levantamentos. “É preciso verificar se está tudo legal, se o princípio da razoabilidade foi respeitado. No final, um relatório será elaborado e colocado para apreciação do pleno do TCE. Se algo errado for detectado, vamos acionar o MPE para investigar”.

Cautela

Luiz Augusto Ribeiro não quis antecipar qualquer irregularidade e disse que a função do TCE é puramente de fiscalizar e orientar os gestores. “Não me cabe ou ao TCE interferir nos atos do gestor. Nossa função é fiscalizá-los. Não cabe a um conselheiro assumir a função de um prefeito, por exemplo. Será analisado caso a caso e mais de 50 órgãos serão inspecionados”.

Simão Dias

Dando o que falar nas redes sociais uma suposta beneficiária do programa social Bolsa Família e que teria um cargo comissionado na Secretaria de Estado da Educação, desde 2015. Um grupo de servidores está inconformado com a situação já que eles seguem recebendo seus salários com atraso. “É por isso que falta dinheiro para a segurança pública, por exemplo”, reclama um dos denunciantes.

Reeleição

São fortes os rumores de que o deputado federal Laércio Oliveira (SDD) já estaria “desembarcando” no governo do Estado. O lado empresarial estaria pesando muito. Se confirmada a tendência, o entendimento é que Laércio disputará mesmo a reeleição em 2018, abortando de vez o projeto para senador.

Itaporanga I

O prefeito Otávio Sobral derrubou as críticas da oposição com o decreto que reduz seus salários em 25% a partir de 2 de janeiro de 2017, promovendo a devida adequação orçamentária. O gestor lamenta que alguns vereadores, liderados pela oposição, tenham rejeitado projetos voltados para a modernização e legalização das ações da gestão.

 Itaporanga II

Segundo o prefeito de Itaporanga, a não aprovação da lei, na Saúde, por exemplo, prejudicará a ampliação do acesso ao cidadão às ações e serviços em saúde, pela impossibilidade de contratação de médicos especialistas e fisioterapeutas. Na Educação os professores contratados não terão seus salários atualizados e haverá redução dos investimentos.

Otávio Sobral

“A prefeitura pede a compreensão à população, pois os serviços ficarão comprometidos. Queremos construir uma nova história em Itaporanga. E, infelizmente, alguns opositores andam na contramão da história e insistem com as velhas práticas do passado”, explicou o prefeito de Itaporanga.

Alese

Em decorrência do fato do governo de Sergipe só repassar o duodécimo de janeiro no próximo dia 22, a Assembleia Legislativa comunica aos seus servidores que irá efetuar o pagamento dos salários até a terça-feira (24).

Luciano Bispo

“Já na segunda-feira quando recebermos o repasse do governo do estado, autorizaremos o Banese a creditar os salários dos nossos servidores, o que poderá ocorrer nas primeiras horas da tarde. No entanto, como poderá haver algum problema técnico, estamos assegurando que até a terça-feira pagaremos a todos os nossos servidores”, garantiu Luciano Bispo, presidente da Alese.

Edvaldo Nogueira

O prefeito de Aracaju acompanhou as obras de recuperação da Avenida Euclides Figueiredo, Zona Norte da cidade. O serviço vai garantir ações para solucionar emergencialmente problemas de estrutura encontrados na via. Com investimento em torno de R$ 120 mil, a obra vai recuperar 300 metros de via no trecho compreendido entre a rótula da Avenida Visconde de Maracaju e o loteamento Moema Meire.

Obra emergencial

Edvaldo ressaltou a necessidade de reparos no local. “As pessoas estavam sofrendo muito com os buracos. Essa é uma das maiores avenidas da nossa cidade e que liga Aracaju a Nossa Senhora do Socorro. Estamos iniciando uma obra emergencial para que o fluxo de veículos possa ser restabelecido, e vamos repensar a obra que foi iniciada pela atual gestão. É uma obra que, em minha opinião, não foi bem planejada e, por isso, causou tantos transtornos aqui”, disse.

Rasgadinho

Em conversa com este colunista, o deputado estadual Róbson Viana (PEN) anunciou uma alteração na programação da Feijoada do Rasgadinho, programada para o dia 19 de fevereiro, no Iate Clube: por incompatibilidade de agenda e horários, o cantor Saulo não fará mais a participação. Estão confirmados os shows de Luiz Caldas e da também baiana Margareth Menezes.

Fest Verão

O Fest Verão Sergipe acontece no fim desta semana, em Aracaju, com grandes atrações musicais. E para quem ainda não comprou ingresso para os shows, vale a informação: com o cartão de crédito Banese Card você garante 50% de desconto e compra até dois ingressos inteiros pelo valor de meia. O Fest Verão será realizado no Arena Eventos. Os ingressos para o festival estão à venda na Central do Ticket, no primeiro Piso do Shopping Riomar. A Rede Ilha FM fará a transmissão dos shows.

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) é autor de um Projeto de Lei que pretende disciplinar a publicidade e propaganda institucional do Poder Público no Estado de Sergipe. A justificativa é que toda a publicidade governamental deve ter caráter exclusivamente informativo. O PL já tramita na AL e aguarda andamento nas Comissões.

Georgeo Passos II

“O que a gente percebe é que a propaganda do Poder Público tem a intenção que vai além do informar. Em geral, ela tem a intenção subliminar de promoção pessoal. E isso não pode ser bancado com dinheiro público”, explicou o deputado, acrescentando que “já estamos fazendo isso na prática em Ribeirópolis. Lá, na administração de Antônio Passos, meu pai, estamos utilizando as cores dos símbolos oficiais da cidade – bandeira e brasão”, completou.

Jovair Arantes I

“Presidente que fica com medo de enfrentar os poderes não serve pra nós mais. Precisamos de presidente que enfrenta os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo com harmonia, respeitando as divisas na individualidade, mas mostrando que a Câmara tem que ter sobretudo as ações imediatas e as suas responsabilidades”. A afirmação foi feita no Aeroporto de Aracaju, pelo candidato à Presidência da Câmara Federal, Jovair Arantes (PTB-GO).

Jovair Arantes II

EL ressaltou a necessidade de mudar o Regimento Interno da Câmara Federal. “Vamos fazer logo uma renovação do Regimento Interno da Casa, que está arcaico; foi um regimento para cinco partidos políticos e hoje são mais de 28 partidos na Câmara.  Temos que dar transparência e mudar o horário de funcionamento”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também