Aracaju, 1 de maio de 2024
Search

E Capela volta às páginas policiais. Até quando?

Quando Sergipe já não se lembrava de toda a história recente envolvendo a política de Capela, que culminou com várias prisões em uma grande Operação Policial, diante da comprovação de desvio de dinheiro público, eis que o município voltou às páginas policiais em 2017. Desta vez não por desfalques no erário, mas por uma farsa, uma “armação”, por uma ação orquestrada que findou sendo desvendada pela estrutura da Segurança Pública. Na virada do ano, na troca de comando da cidade, quando a prefeita eleita Silvany Sukita (PTN) assumiu a prefeitura, assustou a sociedade sergipana expondo uma situação desagradável.

A prefeita denunciou em diversos telejornais, nos programas radiofônicos e para toda a imprensa que havia recebido a administração em uma situação de caos, com vários documentos revirados na sede da prefeitura, com caixas de arquivos jogadas no chão, fios elétricos cortados e computadores desaparecidos. O atendimento ao público foi suspenso, a gestão solicitou o decreto de emergência e Silvany acionou a Secretaria de Segurança Pública e solicitou a investigação contra o ex-prefeito Ezequiel Leite (PR), no sentido que os responsáveis por aquela bagunça respondessem por seus atos.

Nessa quinta-feira (30), a Polícia Civil concedeu uma entrevista coletiva para esclarecer à sociedade sergipana o resultado do laudo das investigações em torno do que aconteceu no prédio da prefeitura de Capela na virada da gestão e pasmem os leitores: a delegada responsável pelo caso, Mariana Amorim, e peritos do Instituto de Criminalística revelaram que a denúncia de vandalismo não se fundamentava e que havia sido “forjada”, tendo em vista que o local não foi arrombado. O delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, participou da coletiva e confirmou todas as informações.

Em síntese, o que a Polícia Civil constatou é que o ex-prefeito Ezequiel Leite não teve responsabilidade no que aconteceu no prédio da prefeitura de Capela e que tudo foi montado pela gestão atual com o intuito de prejudica-lo, para desgastar sua imagem enquanto gestor público para a sociedade sergipana. Mas o “estrago” foi feito! A prefeita Silvany ocupou vários espaços na imprensa para responsabilizá-lo por algo que não fez, sem contar no “drama” instalado em Capela, junto à população.

Mas não é só isso: o patrimônio público, que não pertence a Silvany e nem a Ezequiel, mas o povo de Capela, foi danificado, destruído e o assunto não pode ser encerrado sem a devida identificação dos responsáveis e a necessária condenação. Cometeram mais um crime no município e ninguém está acima da lei para não ser responsabilizado. Uma testemunha declarou à polícia que participou da “selvageria” na prefeitura a mando de pessoas ligadas à prefeita e mediante a promessa de um emprego.

Para quem chegou à prefeitura prometendo que “Capela voltaria a ser princesa”, Silvany já começou mal: mentindo! Deveria ter o mínimo de dignidade e vir a público para reconhecer o erro e pedir desculpas ao ex-prefeito. Não que lhe exima de qualquer responsabilidade, mas seria um gesto de grandeza em meio a tanta lama! Capela não merece isso, como não merecia tudo o que já aconteceu. Terra do tradicional São Pedro, de tantas tradições culturais, de um povo trabalhador, mas que, vez ou outra, estampa uma “manchete policial”. Até quando?

 Veja essa!

Em entrevista do radialista George Magalhães, na rádio FAN FM, já na manhã dessa sexta-feira (31), o secretário de obras de Capela, Manoel Messias dos Santos, tentou justificar o que ocorreu, lamentando a coletiva da Polícia Civil. Ele também procurou isentar a participação da prefeita Silvany na armação.

E essa!

Em seguida, em debate com o ex-prefeito Ezequiel Leite, que foi entrevistado pela rádio, o secretário de Silvany não apenas o responsabilizou pelo o que ocorreu, como o acusou de manchar a imagem de Capela em rede nacional. Além de enumerar uma série de denúncias e irregularidades supostamente cometidas pelo gestor anterior.

Outro lado

Por sua vez, Ezequiel Leite não deixou por menos e disse que a gestão atual, ao invés de trabalhar pelo povo de Capela, desde que assumiu só tem se dedicado ao passado, a tentar responsabiliza-lo por algo. “Nós deixamos a prefeitura saneada, organizada, com salários, férias e fornecedores em dia e R$ 3,7 milhões em caixa. Todo prefeito queria assumir uma gestão assim”.

Ezequiel Leite I

O ex-prefeito disse que Silvany Sukita forjou o suposto vandalismo para denegrir sua imagem, que tudo não passou de uma farsa para prejudica-lo e disse que “uma quadrilha” tomou conta de Capela. “Pegaram R$ 1 milhão do Banese e fui eu quem coloquei na cadeia? E eu sou polícia?”, questionou.

 Ezequiel Leite II

“Vida de bandido é assim: uma hora tá preso, outra hora tá solto! Quem é do bem nunca será vencido pelo mal! Enquanto isso, o povo de Capela sofre sem coleta do lixo e abastecimento regular de água, sem iluminação pública, sem medicamentos nos postos e os pacientes de hemodiálise sem poder vir para Aracaju porque não tem transporte. O que não falta em Capela é festa”, completou o ex-prefeito.

Dia da Mentira

O ex-prefeito de Capela disse que o secretário da prefeita merecia ser coroado pela chegada do 1º de abril. “O feitiço caiu por cima do feiticeiro. Está chegando o dia da mentira! O filho do vaqueiro mais uma vez mancha a imagem de Capela para todo o Brasil. O povo do município já conhece essas pessoas. Agora o Estado inteiro vai saber”.

Bomba!

Durante a discussão no rádio, o ex-prefeito Ezequiel Leite revelou o boato de o ex-prefeito Sukita estaria ameaçando se matar e mandou um recado: “não se mate não! Enfrente a realidade! Pare de mentir e de se fazer de coitadinho. Isso não cola mais e eu não tenho culpa por seus atos”, revelou, parabenizando o trabalho de investigação da Polícia Civil.

Exclusiva!

Mudando de assunto, e voltando à polêmica sobre o PTB, uma informação importante: este colunista reafirma o “namoro” pela filiação de José Carlos Machado e uma tentativa de conversa com Ricardo Franco. Mas o que há de fato é o temor de que o empresário Albano Franco, um dos homens públicos mais importantes do Estado, consiga o comando do partido em Sergipe.

PTB

Este colunista não “inventa” informações. O presidente Estadual, Rodrigo Valadares, confirmou que há interesse nas filiações e que ele tem articulado isso. Mas a “fonte” deste colunista assegura que existem tratativas em andamento e fora do Estado. Com a polêmica, o PTB pode findar perdendo nomes relevantes em Sergipe para outra legenda. É a verdade…

Lixo

E a Câmara Municipal de Aracaju, por 15 a 7, derrubou o pedido de oposição para instalar uma CPI do lixo. A cidade já teve a coleta suspensa por três vezes esse ano e o assunto já virou “caso de polícia”. Mas os vereadores da base do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) trabalham para impedir a investigação. Por que?

Subserviência

O Legislativo municipal não pode abrir mão de suas prerrogativas em subserviência ao Executivo. Não se trata de politicagem, mas de um assunto que está na pauta, e que inclusive passa por investigação policial. Depois o Legislativo reclama das intervenções do Poder Judiciário em suas atribuições…

Maior obra

A grande realização do prefeito Edvaldo Nogueira, agora com três meses de gestão, foi regularizar o pagamento dos salários dos servidores. Isso é importante sim, mas partido da premissa que é uma obrigação constitucional, conclui-se que ele não fez muito ou fez quase nada pelo município em 90 dias de gestão.

Lava Jato

A operação “Lava Jato”, realizada em várias etapas pela Polícia Federal, que investiga uma série de escândalos de corrupção envolvendo políticos de diversos estados e partidos brasileiros, será abordada na próxima edição do Ciclo de Diálogos Empresariais, promovido pela Federação do Comércio de Sergipe, na próxima segunda-feira (3), na palestra que será realizada pela jurista Tacianny Machado, no auditório do Sesc Centro, na rua Senador Rollemberg, às 17 horas.

Iran Barbosa

Através da Indicação N° 245/2017, já aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju, o Vereador Iran Barbosa (PT) propôs a instalação de pontos de energia elétrica para a recarga gratuita da bateria de telefones celulares e de outros dispositivos móveis.

Aracaju Previdência I

O prefeito Edvaldo Nogueira convidou a economista Maria Avilete Ramalho para ser a nova diretora-presidente do Aracaju Previdência. Em reunião realizada nessa quinta-feira (30), no gabinete do prefeito, da qual também participaram os secretários Augusto Fábio (Planejamento) e Jefferson Passos (Fazenda), ela aceitou o convite para ocupar o cargo.

Aracaju Previdência II

Maria Avilete é funcionária do Banco do Estado de Sergipe (Banese) há 35 anos, já tendo ocupado cargos de direção nas diversas empresas e setores da instituição financeira. Atualmente, ela é presidente da Caixa de Assistência dos Empregados do Banese e presidente do Conselho da Previdência Complementar.

Batalha

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) protocolou na Câmara de Vereadores o projeto de Lei n° 79/2017, que destina a reserva de vagas preferenciais para gestantes em estabelecimentos comerciais. Por lei, apenas idosos e pessoas com deficiência possuem direito a vagas preferenciais. Foi uma conquista importante que ainda não chegou para as grávidas e mulheres com crianças de colo. O projeto de lei pretende corrigir essa distorção.

Título

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu o título de cidadania aracajuana ao médico especialista em Medicina Nuclear, Rafael Midlej Brito. A sessão solene foi presidida pelo presidente da CMA, Nitinho (PSD), autor do Projeto de Decreto Legislativo Nº 48/2016, que concede o título aprovado por unanimidade pelos vereadores de Aracaju.

Riachão

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para parabenizar os quase 90 dias da gestão da prefeita Gerana Costa (PTdoB) no município de Riachão do Dantas. O parlamentar enumerou uma série de êxitos da administração, destacando avanços na Saúde e na Educação.

Venâncio Fonseca I

Venâncio iniciou sua exposição comentando a visita que fez ao município de Riachão do Dantas, na companhia do ex-deputado estadual Zeca da Silva. “Pude constatar em Gerana Costa o símbolo da mulher empreendedora e conhecedora da gestão pública. Em 90 dias, ela praticamente colocou a maternidade e o mini hospital funcionando a contento. Eram serviços que vinham sendo prestados precariamente e que estavam praticamente desativados”, disse o deputado.

Venâncio Fonseca II

Em seguida, Venâncio sugeriu que o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, faça uma visita ao município de Riachão do Dantas para conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido por lá. “Terá a oportunidade de conhecer uma eficiente administração na Saúde, que não serve apenas para o povo de Riachão, mas para toda região, inclusive colocando a maternidade para funcionar a contento”, disse, enfatizando que agora os “filhos de Riachão” voltaram a nascer dentro do município.

Gestão eficiente

Por fim, Venâncio Fonseca disse que a prefeita conseguiu reformar e colocar em funcionamento várias escolas municipais que estavam desativadas, como também promoveu a recuperação da estrutura física da sede da prefeitura. “Quero registrar os parabéns para a prefeita Gerana Costa que tem feito uma gestão eficiente e exitosa em Riachão do Dantas”, pontuou.

Em BSB

O diretor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Marcos Aurélio, esteve em Brasília (DF), nessa quarta-feira (29), participando de reuniões importantes com o objetivo de integrar a comunicação da Casa à Rede Legislativa do Congresso Nacional. Além do encontro com técnicos, Marcos Aurélio também conversou com o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) e solicitou sua intervenção junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, através do ministro Gilberto Kassab.

Rede Legislativa

Antes do encontro com Fábio Mitidieri, Marcos Aurélio esteve reunido com os representantes da ASTRAL (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas), quando foram definidas uma série de ações para a região Nordeste objetivando o fortalecimento da comunicação legislativa. Em seguida, o diretor da Alese esteve reunido com Carlos Neiva, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Câmara dos Deputados, buscando fortalecer a comunicação com os cidadãos sergipanos.

Marcos Aurélio

“A nossa visita teve como propósito abrir uma discussão com a Câmara Federal no sentido de integrarmos a comunicação da nossa Assembleia Legislativa de Sergipe com a Rede Legislativa do Congresso Nacional. Verificamos quais eram as demandas e essa reunião com Carlos Neiva foi muito produtiva. Ele me passou algumas informações estratégicas e nós já conversamos com o presidente Luciano Bispo (PMDB) sobre algumas ações que nós iremos desenvolver muito em breve”, explicou o diretor de Comunicação Social da Alese.

Com Mitidieri

Marcos Aurélio reforçou ainda que o encontro com o deputado federal Fábio Mitidieri foi para pedir apoio, junto ao Ministério, para viabilizar essa integração da TV Alese. “Precisamos do apoio de Fábio (Mitidieri), que tem uma excelente relação com o ministro, para viabilizarmos esta integração na Rede Legislativa. Sem deixar de reconhecer a excelente relação que temos hoje com a TV Senado”.

Apoio garantido

Por sua vez, o deputado federal Fábio Mitidieri destacou o trabalho desenvolvido pela Alese, sob a direção de Marcos Aurélio, e se propôs a ajudar na relação com o Ministério. “Colocamos o nosso gabinete e o nosso mandato a disposição para auxiliar e reforçar a comunicação da Assembleia Legislativa. E tenho certeza do apoio e da parceria do ministro Kassab”.

Falando nele

O deputado Fábio Mitidieri recebeu em seu gabinete uma solicitação de 24 dos 30 municípios que estão em Estado de Emergência por conta da seca. O deputado vai lutar para que seja alterado o valor total da emenda impositiva da bancada (R$ 100 milhões), destinado à Codevasf e tentar viabilizar que R$ 50 milhões do montante sejam repassados para os municípios.

Itabaiana

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, não perde tempo quando o assunto é buscar recursos para o município. Ele aproveitou a passagem por Brasília, para ir até ao gabinete de Silvio Pinheiro, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O interesse de Valmir no encontro foi solicitar fundos para creches e para outros projetos do município.

Festa do Caminhão

Ele também aproveitou o momento para entregar a Silvio Pinheiro o convite para a 52ª edição da Feira e Festa do Caminhão.  O prefeito contou com a companhia do senador Eduardo Amorim (PSC) e dos secretários Carlos Eloy, da Indústria, Comércio e Turismo; Carlos Wagner, de Assuntos Institucionais e Defesa Social; e de Andréa Machado, ouvidora do município. Ainda esteve presente Maurício Cesar Carvalho, chefe da assessoria do FNDE.

Seminário

Um bom público prestigiou o primeiro dia do ciclo de palestras e debates do I Seminário “Tecendo a Rede: Atenção a Autores de Violência de Gênero”, que tem como objetivo sensibilizar agentes envolvidos no atendimento às vítimas e autores de violência de gênero em Sergipe. O evento está sendo realizado no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), nos dias 30 e 31 de março, e está sendo promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, presidida pela deputada estadual Goretti Reis (PMDB).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também