Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Edvaldo ainda não se encontrou como prefeito de Aracaju!

Por mais que se tente argumentar que são apenas 130 dias de administração, este colunista não perdoa e já avalia a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e da vice-prefeita Eliane Aquino (PT) em Aracaju: estão muito aquém da expectativa gerada e não cumpriram com quase nada do que fora prometido na campanha eleitoral do ano passado. É uma gestão se comunica mal, que não tem boa articulação política e que, principalmente, não tem uma linha, um projeto de gestão. Ambos se vangloriam apenas porque estão pagando os salários dos servidores em dia, o que não é ruim, mas apesar da crise financeira, não é nada de tão “extraordinário”.

Edvaldo Nogueira passou boa parte do ano de 2016 ocupando setores da imprensa para criticar o então prefeito João Alves Filho (DEM) e sua equipe de secretários, condenando a forma de gerir do democrata e sugerindo mudanças drásticas no modelo de governo, enfatizando sempre que existem “prioridades na administração pública”. Aí você pega a gestão de Edvaldo Nogueira, em seu quinto mês, e não percebe grandes mudanças em relação a administração que ele condenava, que tanto criticava. Na maioria dos casos, mudaram-se apenas as “caras”, ou seja, quem estava fora, entrou, e quem estava dentro, saiu. Em alguns casos, até por competência dos servidores, não houve qualquer alteração.

Por problemas de ordem pessoal, João Alves ficou impedido de fazer a gestão que sempre sonhou em Aracaju, como também pesaram alguns aspectos políticos e, sobretudo, a carência de recursos financeiros. O governo federal não foi um parceiro do democrata e isso foi fato! Mas João Alves escolheu mal, priorizou mal e delegou mal algumas funções. Não geriu como de costume e viu a administração desandar do meio para o fim. Sem contar que não teve a coragem e a visão necessárias para permitir que seu vice José Carlos Machado (PSDB) efetivasse as mudanças e as decisões que lhe cabiam e que eram emergenciais.

João Alves preferiu dar ouvidos a terceiros e afastou-se de Machado, que se manteve fiel por décadas ao seu lado. Mas o povo de Aracaju já deu uma sonora e doída resposta ao ex-prefeito e a seu agrupamento. O problema é que se esperava muito mais de Edvaldo, que se identificou como gestor, como experiente e que conhecia os principais problemas da capital, muitos deles deixados por ele, em sua última passagem pela PMA, diga-se de passagem. Edvaldo realmente regularizou os salários dos servidores, mas é importante ressaltar que fez uso de recursos provenientes da repatriação, que chegaram apenas no “apagar das luzes” de 2016 e que, por decisão judicial, os ex-prefeitos, como João Alves, ficaram impedidos de usar.

Ainda assim isso não justifica a falha da gestão anterior, mas apenas pagar salários é muito pouco para o que se espera de Edvaldo e Eliane Aquino. Eles prometeram retomar a “qualidade de vida” em Aracaju e o que se viu, até agora, foi a cidade ficar suja, sem cor, ainda mais violenta, sem obras. A Administração atual não tem uma marca, uma identidade própria. Esconde-se no brasão de Aracaju, talvez com vergonha daquilo que não tem sido capaz de fazer, de produzir. A desculpa de economia não cola. Falta brilho, falta cor, falta vibração. Se João Alves esteve ausente enquanto prefeito, Edvaldo por sua vez nãos e encontrou ainda como chefe do Executivo.

Aracaju está carente de um gestor público didático, objetivo e eficiente. Culpada ou inocente, foi em menos de cinco meses que a Prefeitura tornou-se de um “caso de polícia”. A questão do lixo fede, cheira mal, deixou a população inebriada, espantada. É muita coragem! Coragem para vir a público e prometer aquilo que não pode ou não vai cumprir! Coragem para fazer aquilo que não se deve fazer! A única que Edvaldo exalta e publiciza em tão pouco tempo foi construída em cima da ineficiência de João Alves, que chegou a inaugurá-la, mas não a colocou em funcionamento: a escola José Calumby Filho, ex-cunhado do ex-prefeito, no bairro 17 de Março. Edvaldo e João Alves, por enquanto, são diferentes em vários pontos, mas já são iguais em um aspecto: estão devendo muito ao povo de Aracaju…

Veja essa!

Tem sido uma constante em vários pontos de Aracaju: guardas da SMTT “escondidos” em áreas estratégicas para multar os condutores infratores e aumentar a arrecadação da Prefeitura. Não há nada de errado nisso, se a primeira função dos guardas não fosse a de educar e conscientizar os condutores no trânsito.

E essa!

No Augusto Franco, por exemplo, na região do antigo farol, guardas da SMTT são vistos diariamente no calçadão, a postos, prontos para multarem quem passa sem o cinto de segurança ou cometendo alguma infração, mas é difícil acompanhar as ações deles em pontos críticos de congestionamentos na capital. Pelo visto a “prioridade” é outra agora…

Lula

Interrogado pelo juiz federal Sérgio Moro, o ex-presidente da República usou as garantias constitucionais para fugir dos questionamentos mais duros, mas quando tentou explicar o caso do “tríplex” chegou a se atrapalhar e a se confundir em alguns momentos. Em outros momentos, Lula foi deselegante com o magistrado.

Não sabia

O ex-presidente alegou que não pode ser responsabilizado pelos desvios cometidos na Petrobras, de milhões de recursos públicos, cometidos por diretores diretamente indicados por ele. Lula se acha vítima de uma espécie de “conspiração” da imprensa e do Ministério Público.

Mentiu

Já sobre o encontro com o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, indicado pelo Partido dos Trabalhadores para o cargo, em um aeroporto em São Paulo, Lula reconheceu que lhe questionou se tinha contas no exterior com dinheiro roubado e ele negou. “Ele não mentiu para mim, mas para a consciência dele”, disse, se esquivando de qualquer responsabilidade.

Canal de Xingó

O edital de licitação de elaboração do projeto básico da primeira fase do Canal do Xingó deverá ser publicado nesta sexta-feira (12). O anúncio foi feito pela presidente da Companhia da Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, durante audiência pública realizada pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nessa quarta-feira (10).

Próximas etapas

Durante a reunião, a presidente da empresa também apresentou aos parlamentares as ações desenvolvidas pela Companhia relacionadas à área de competência da comissão. “Estamos antecipando a publicação do edital. Com isso poderemos também adiantar as próximas etapas do projeto. Ressaltamos que obras de infraestrutura hídrica como essa são necessárias para o Nordeste que vem enfrentando sete anos consecutivos de estiagem”, afirmou Kênia Marcelino ao ser indagada sobre o cronograma relacionado ao projeto Canal do Xingó.

Recursos assegurados

O projeto básico da primeira fase do Canal do Xingó irá nortear a obra que vai ofertar água para a população do semiárido nos estados de Sergipe e Bahia. Os recursos da obra para o ano de 2017 foram viabilizados por meio da inclusão, na Secretaria de Orçamento Federal (SOF), de movimentação orçamentária em favor da Codevasf, iniciativa da coordenação da bancada federal de Sergipe que teve o apoio do Ministério da Integração Nacional.

1ª fase

A primeira fase do Canal do Xingó inclui os primeiros 114,55 quilômetros do empreendimento, que vai desde a captação de água no reservatório de Paulo Afonso IV (BA), passando por Santa Brígida (BA) e Canindé de São Francisco (SE), até o antigo reservatório R-5 em Poço Redondo (SE).

Valadares Filho

Durante a audiência pública, o presidente da Cindra, deputado Valadares Filho (PSB), também indagou a presidente da Codevasf sobre as medidas que estão sendo tomadas para superar esse momento de crise que tem afetado a maioria dos órgãos públicos. “Como a Codevasf tem pensado em superar esse momento orçamentário de dificuldades que a maioria dos órgãos federais tem enfrentado?”, questionou.

Cortando na carne

Kênia Marcelino esclareceu que a Companhia está passando por várias mudanças a fim de se adaptar à nova realidade orçamentária. “Estamos cortando na carne; fazendo cortes nos gastos administrativos para se adaptar ao orçamento reduzido”, disse.

Ação parlamentar

O deputado Valadares Filho foi o autor do requerimento que originou a audiência pública com a presença da presidente da Codevasf, Kênia Marcelino. A audiência teve o propósito de estreitar as relações com a Codevasf a fim de encontrar formas de agilizar projetos em favor do desenvolvimento regional.

Pesquisa 2018

O Instituto França de Pesquisas realizou no último dia 4, uma pesquisa para avaliar o cenário político do Município de São Miguel do Aleixo. No referido levantamento, foram ouvidos 375 eleitores do município, com uma margem de erro de 4,0% para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. Foram entrevistados apenas eleitores e residentes na Sede e nos Povoados do Município de São Miguel do Aleixo.

Governo I

No primeiro cenário para governador, Eduardo Amorim lidera com 31,3%, seguida do senador Valadares com 7,6%, André Moura com 2,8%, Belivaldo Chagas com 1,9%, Dr Emerson (REDE) com 1,4% e Ricardo Franco (sem partido) com 1,4%. 15,2% não votam em nenhum deles, em branco ou pretendem anular o voto. 38,4% não sabem ou estão indecisos.

Governo II

No segundo cenário para o governo, Eduardo Amorim aparece com 36%, seguido de Belivaldo Chagas com 4,7% e Dr Emerson com 3,8%. 23,7% não votam em nenhum deles, em branco ou pretendem anular o voto. Já 31,8¨% não sabem ou estão indecisos.

Governo III

No terceiro cenário para o governo, o senador Valadares lidera com 26,5% contra 4,7% de Belivaldo Chagas. O Dr. Emerson Ferreira aparece com 4,7%. 32,7% não votam em nenhum deles, em branco ou pretendem anular o voto. Já 31,3% não sabem ou estão indecisos.

Senado

Já para o Senado, onde duas vagas estarão em disputa em 2018, Eduardo Amorim lidera com 34,1%, contra 19,9% do senador Valadares; eles são seguidos de longe pelo Pastor Heleno (PRB) com 8,1%, do governador Jackson Barreto com 7,6%, Rogério Carvalho (PT) com 6,6%, Fábio Henrique (PDT) com 3,3% e Fábio Mitidieri (PSD) com apenas 1,4%. 28% não votam em nenhum deles, em branco ou pretendem anular o voto. E 19,9% não sabem ou estão indecisos.

Alô MPE!

No início de 2017 a prefeita de Capela, Silvany Sukita (PTN), assumiu o comando do município alegando uma série de dificuldades de ordem financeira, inclusive acusando o ex-prefeito de ter gerado danos ao patrimônio público. Poucos meses depois, parece que a gestora conseguiu colocar tudo em ordem na cidade. Já anuncia para o São Pedro de 2017 grandes atrações nacionais como Leonardo, Aviões do Forró e Bell Marques, além de outros artistas…

Sukita

O ex-prefeito de Capela e pré-candidato a deputado estadual em 2018 faz de tudo para garantir espaços na mídia. Agora, depois que a delegada do município sugeriu o arquivamento do inquérito que investiga o dano ao patrimônio, na transmissão do cargo, quando o ex-prefeito era acusado pela atual prefeita, Sukita envia nota à imprensa para anunciar que ele, “vítima de todas as perseguições possíveis”, foi inocentado.

Entenda

Em síntese, ele acusou o ex-prefeito Ezequiel da prática de um crime e, quando a polícia entende não proceder a denúncia, Sukita aparece como “inocentado”, como se a denúncia tivesse sido protocolada contra ele. É o esforço para se manter em evidência. Imagine como será o São Pedro em Capela…

Vaquejada

Conhecida como “PEC da Vaquejada”, a Proposta de Emenda Constitucional 304/2017 foi objeto de fala do líder do Governo no Congresso Nacional, André Moura, durante encontro de parlamentares favoráveis ao projeto. André afirmou que a vaquejada é fundamental para o País, especialmente quando se trata dos estados nordestinos, e defendeu a aprovação da Proposta.

André Moura

“Precisamos acompanhar e apoiar o desenvolvimento das nossas ações históricas e culturais, a vaquejada faz parte das nossas raízes. Além de preservar a nossa história e tradições, temos consciência de que a vaquejada gera algo em torno de 700 mil empregos diretos e indiretos no Brasil. Estamos em um momento de trabalhar para devolver os quase 14 milhões de postos de trabalho perdidos nos últimos anos. Temos que ter responsabilidade com o país, e a vaquejada movimenta R$ 600 milhões por ano. São números muito significativos para serem ignorados pelo Congresso”, ponderou.

Eduardo Amorim

O promotor de Justiça, Orlando Rochadel Moreira, teve o seu nome aprovado para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em sabatina realizada, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O senador Eduardo Amorim (PSDB) foi designado para apresentar o relatório pela aprovação do promotor sergipano, que teve o nome aprovado pelos 20 integrantes da Comissão. Rochadel ocupará o cargo no biênio 2017-2019.

Critérios

Para compor o CNMP o indicado deve possuir mais de 35 anos de idade e dez anos de carreira, são escolhidos em reunião conjunta dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados, sendo nomeados pela presidente da República após aprovação pelo Senado Federal.

Orlando Rochadel

Rochadel foi indicado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. “A próxima etapa é a apreciação do indicado pelo Plenário do Senado, que deverá realizar a votação, por recomendação da Presidência da CCJ, em regime de urgência”, explicou Eduardo.

Maria do Carmo

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou o protagonismo das mulheres brasileiras nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “O Senado debateu bem recentemente a importância da participação das mulheres na ciência e eu estou convencida de que elas são fundamentais e fazem toda a diferença nesse cenário”, afirmou Maria, considerando ser um caminho árduo, mas destacou a sua confiança no trabalho realizado pelas que não se intimidam com o preconceito e enfrentam os desafios que lhe são colocados.

Governo do Estado

O governador Jackson Barreto está visitando os municípios do Alto Sertão sergipano para assinar o Termo de Adesão ao Fundo Garantia Safra, entregar títulos de regularização fundiária a agricultores familiares e distribuir material forrageiro para os pequenos produtores.

Investimento

O Termo de Adesão Estadual ao Programa Garantia Safra assegura a contrapartida do aporte financeiro para a nova safra 2017/2018, que inicia em 1º de julho de 2017 e se encerra em 30 de junho de 2018. O aporte do Estado corresponde a 12% do Fundo Garantia Safra, o aporte municipal é de 6% e o agricultor participa com 2%. O Governo Federal corresponde com 80% do investimento.

Parceria

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), assinou três termos de cooperação com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Caixa Econômica Federal e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cujo objetivo é ofertar ao empreendedor aracajuano formação profissional, capacitação gerencial e linhas especiais de crédito.

Microcrédito

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, os convênios assinados pela Fundat retomam o programa exitoso de microcrédito, já implantado por ele quando governou Aracaju entre 2006 e 2012, mas com alguns diferenciais. Desta vez, o empreendedor terá uma maior qualificação e acompanhamento para que o seu negócio dê certo.

 Thiaguinho Batalha

Durante a realização do projeto Ação Cidadã, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) recebeu, dos moradores do conjunto Castelo Branco, várias demandas que vão desde a limpeza de ruas até melhorias do pavimento asfáltico. O parlamentar já protocolou na Câmara de Vereadores 10 indicações para o conjunto.

Sinalização

Uma das reivindicações dos moradores é a melhoria na sinalização vertical e horizontal do Largo Dom Fernandes Santos e da rua Nestor Sampaio, nas imediações do posto policial. Thiaguinho está pedindo à SMTT não só a implantação da sinalização no local, como também a revitalização da faixa de pedestre, para garantir mais segurança na travessia.

 Cabo Amintas

O vereador Cabo Amintas (PTB) denunciou a falta de estrutura do Ipes. “O Sargento Sérgio foi atropelado, o condutor do veículo não prestou socorro e ele foi sozinho para o Ipes. Chegando no local ele fez o exame de Raio-X, mas não tinha ortopedista para fazer a avaliação. A pressão dele estava alta, mas não tinha medicamento para controlar e ele foi orientado para ir para o Hospital Nestor Piva. Isso é um absurdo!”, desabafa.

 Caos no Ipes

O parlamentar lembrou que ele trabalha há quase 30 anos, paga seus impostos e contribui com o Ipes. “Assim como ele, muitos cidadãos pagam todos os impostos, mas na hora que necessitam do serviço, não encontram. A saúde pública está um caos e sugiro que o Ministério Público e Deotap investiguem isso”, comenta.

Bittencourt I

A Câmara Municipal recebeu representantes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), que reivindicaram sobre o reajuste do piso salarial. O vereador Professor Bittencourt, líder do prefeito na Câmara, recebeu a categoria, colocou-se à disposição para construir alternativas junto à Prefeitura de Aracaju e destacou que o diálogo entre a classe e a Gestão Municipal é mantido.

Bittencourt II

“Conversei com a secretária da Educação de Aracaju, professora Cecília Leite, que afirmou a existência  do diálogo. A Semed já realizou quatro reuniões com a categoria e colocou para o final do mês de maio, o prazo para que sejam estabelecidas as tratativas finais sobre o índice de reajuste dos professores”, disse.

Kitty Lima

A vereadora Kitty Lima destaca o encontro que teve com representantes de movimentos LGBT, juntamente com o vereador Iran Barbosa (PT), para tratar dos detalhes da sessão especial que ocorrerá na Casa no próximo dia 15, quando será debatido a ‘LGBTfobia’ e demais assuntos relacionados a comunidade LGBT. A LGBTfobia pode ser definida como a hostilidade geral, psicológica e social contra aqueles(as) que, supostamente, sentem desejo ou têm práticas sexuais com indivíduos do mesmo sexo.

Maria Mendonça

Através de Indicação, protocolada junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) cobrou celeridade nas obras de reforma do prédio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, em Aracaju. A reforma, de acordo com a parlamentar, deveria ter começado há quase dois anos, mas nem saiu do papel e tem gerado sérios prejuízos, especialmente, para os aproximados 1.200 estudantes matriculados na unidade de ensino.

Atheneu

O prédio está interditado desde 2015 quando os alunos foram transferidos para outras duas unidades de ensino, mas somente em março deste ano, o governador Jackson Barreto autorizou o início “imediato” do processo de licitação de reforma completa, restauro e ampliação do Colégio.

Socorro I

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através das Secretarias Municipais de Cultura (Semcult) e de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude (Semeltju), convida a imprensa para prestigiar, no próximo sábado (13), a grande final do Concurso Garota e Garoto Forró Siri 2017.

Socorro II

Na oportunidade 30 jovens, entre eles 15 mulheres e 15 homens, se apresentarão na disputa pelo título de casal que representará o município de Socorro durante os festejos juninos em Sergipe. A etapa final será realizada a partir das 18h, na quadra de esportes do Colégio José do Prado Franco, localizado na Avenida Perimetral B, Conjunto Marcos Freire II.

Ribeirópolis I

O vereador Ney Max Santana Oliveira (DEM), o “Max de Zé de Toinho”, apresentou uma indicação para que a Prefeitura disponibilize médicos nos finais de semana na Clínica de Saúde Dr. Dijaume Francisco de Lima. “Pedimos ao prefeito que tome também as dores do povo de Ribeirópolis e disponibilize esses médicos aos finais de semana. É muito importante para o povo”, frisou o vereador.

 Ribeirópolis II

Em outra indicação, Max solicita que a prefeitura contrate um médico pediatra para atender semanalmente na clínica. “As mães precisam levar os filhos para médicos pediatras (particular) em Itabaiana. E, muitas vezes, o povo pobre não disponibiliza do dinheiro pra fazer essas consultas”, disse o parlamentar. Ambas as Indicações foram aprovadas.

Max de Zé de Toinho

O vereador também apresentou o Projeto de Lei nº 16/2017, que visa instituir os jogos escolares do município. O PL será analisado nas comissões e deverá ser votado nas próximas sessões. Ele destacou ainda a participação de Ribeirópolis no Programa Prefeito Amigo da Criança 2017/2020 da Fundação Abrinq, onde 26 municípios foram contemplados. “O programa oferece várias vantagens de incentivo à criança e ao adolescente”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também