Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

André seguirá no PSC e JB tende a continuar no PMDB

Habacuque Villacorete

Estamos a mais de um ano para o processo eleitoral de 2018, mas o “jogo das especulações” já começou em Sergipe. Jornalistas e radialistas, formadores de opinião, disputam entre os diversos meios de comunicação os “acertos exclusivos” sobre as composições e até sobre o resultado do pleito. Muitas dessas “teorias” horas se confirmam; em outros momentos não passam de estimativas para “aquecer” o cenário político. Neste caso a informação precisa é o que menos importa. A especulação vale para, mais adiante, se propagarem as expressões “eu já sabia” ou “nós divulgamos isso com exclusividade em determinado momento”.

Mas estas especulações fazem parte do jogo político. A imprensa luta por seus “furos”, para conquistar títulos de referência no meio local e a classe política adora para acompanhar a movimentação de seus adversários e até para medir a intensidade de prováveis candidaturas. É também uma oportunidade para quem está desvalorizado, dentro do seu agrupamento, mostrar força, soltar a voz e criar dúvidas nos aliados e no eleitorado, além de ser manter “aberto” para um diálogo com o adversário. A ciência política se desenvolve aí, quando você analisa o sistema e o comportamento político.

A liderança do Governo do presidente Michel Temer (PMDB) no Congresso Nacional deu muita visibilidade ao deputado federal André Moura (PSC), o que também resultou em muitos acenos para que ele se filiasse no PMDB e passasse a comandar o partido em Sergipe. Sob o olhar comum, nada de anormal, mas dentro do sistema político muitos fatores inviabilizam a mudança. Por mais que saiam do partido, Jackson Barreto e Belivaldo Chagas, por exemplo, nomes históricos do PMDB continuariam, como também o deputado federal Fábio Reis (PMDB), que tem muito prestígio dentro da legenda em BSB.

Talvez não fosse interessante para André Moura “dividir espaços” dentro de um partido, se hoje ele é o líder e a principal referência nacional do PSC. A briga pelo PMDB só seria benéfica por tempo de televisão, mas politicamente não teria muito resultado. Ficando no PSC, com a relação que mantém com a presidência da República, nada impede de o PMDB sergipano ser orientado a acompanhar o líder do governo. Para este colunista, a teoria de que André sairia do PSC, mesmo sendo expressamente convidado, é um blefe! Basta ver o exemplo do senador Eduardo Amorim (PSDB).

No PSC, Amorim era a referência nacional da legenda. Sua ida ao PSDB, com tantos “caciques”, o sergipano é “apenas mais um” e perdeu o espaço de destaque que por anos ostentou. Certamente André Moura vai medir isso sobre uma saída para o PMDB, com uma bancada enorme em BSB. Outro assunto é sobre a saída de JB para o PODEMOS. Ele viaja realmente com o secretário Zezinho Sobral para Brasília (DF) neste sábado (1º) como bem noticiou o jornalista Diógenes Brayner, para o lançamento nacional do partido. Zezinho deixará o PMDB e vai assinar a filiação; JB, por enquanto, só vai deixar uma “janela” aberta. Nada mais!

Peemedebistas históricos são defensores de sua continuidade no partido, como também o deputado Fábio Reis. Apesar de contrariado com Michel Temer, Jackson está focado em uma eleição que pode ser tranquila para o Senado e o Podemos é uma incógnita, inclusive do ponto de vista das coligações. Vale lembrar que líderes do PMDB, como Renan Calheiros e Roberto Requião, estão rompidos com o governo Temer e permanecem na legenda. Não é nada impossível a saída de JB, até porque em outra oportunidade ele já o fez. Mas não há emergência alguma neste sentido e certamente ele vai esperar até outubro para se decidir. Em síntese, este colunista segue apostando em sua continuidade…

Veja essa!

O governador Jackson Barreto viaja para BSB com Zezinho Sobral para o lançamento do Podemos. Apenas o auxiliar deverá se filiar. Apesar de muitas especulações, governador tende a seguir no PMDB, ao menos, por enquanto.

E essa!

Uma fonte palaciana revela que a filiação de Zezinho Sobral ao Podemos, apesar de não se ter nenhuma confirmação, deve resultar sim na mudança de comando do partido em Sergipe. Zezinho organizaria a legenda, mas em sintonia com Sukita e a esposa. Neste caso, pelo visto, não existem resistências ou divergências.

É federal?

Este colunista já ventilou aqui que, se reunir condições jurídicas, Sukita será candidato a deputado estadual em 2018. Mas na base governista há quem acredite que, desta vez, o ex-prefeito de Capela seja candidato a federal. Fábio Mitidieri (PSD) e Gustinho Ribeiro (PRP) disputam seu apoio.

Acordo

Uma candidatura de Sukita para deputado federal poderia também ser fruto do acordo e de uma dobradinha com Zezinho Sobral, pré-candidato a deputado estadual. Zezinho tomaria conta do partido e Sukita ficaria com o controle de diretórios estratégicos no interior…

Capela I

Gustinho e Mitidieri estavam em Capela, na noite dessa quinta-feira (29), na abertura dos festejos do São Pedro. Os dois estavam “colados” em Sukita, que teria compromisso com o segundo para uma candidatura a senador. Com o recuo de Fábio, Sukita terá que escolher entre os dois ou, se for o caso, nenhum deles.

Capela II

Apesar de estarem presentes JB, Belivaldo Chagas, Fábio Mitidieri, Luciano Bispo (PMDB), Laércio Oliveira (SD) e Rogério Carvalho (PT), pouco se tratou de política em Capela, durante a festa. O barulho era grande, entre os palcos e o espaço era muito aberto. Difícil para se formalizar alguma tratativa com tantos “curiosos” por perto. As conversas aconteceram mais cedo, na residência da prefeita.

E João Marcelo?

Outra informação sobre Capela é que o ex-prefeito de Nossa Senhora das Dores, João Marcelo, conseguiu emplacar alguns nomes de seu agrupamento na administração de Capela. Fala-se nas rodas políticas que Sukita poderia votar em João Marcelo para deputado estadual. Acordo improvável para este colunista até porque o ex-prefeito já estaria contemplado…

Desfocada

Enquanto tudo no São Pedro de Capela gira em torno do secretário de governo, a prefeita Silvany (PODEMOS), aparentemente, fica em segundo plano. Não participa das tratativas políticas, não interage nas redes sociais e sempre tem uma voz falando por ela. Tomara que, ao menos, esteja administrando a cidade com suas próprias mãos…

PPP

O fato de não receber os recursos do Ministério do Turismo se deve ao fato da prefeita ter feito uma parceria público-privada (PPP) com a Ambev, para a venda da cerveja Skol na praça de eventos. O Ministério não permite e os festejos perderam R$ 300 mil. A festa terá que ser financiada com recursos do município…

Certidões Negativas

A Prefeitura de Capela também não recebeu ainda o repasse de R$ 100 mil do Banese porque, segundo se comenta, está sem as certidões negativas necessárias. A prefeita deve correr para regularizar. Isso não tem nada a ver com uma interferência de JB, como se foi ventilado…

Ezequiel Leite

A coluna pontua ainda que o ex-prefeito entregou o comando do município em janeiro passado com todas as certidões, o que garantia o recebimento dos recursos do Banese. Se houve algum problema, a responsabilidade é exclusiva da gestão atual, do começo do ano para cá…

Líder André

Ainda falando em Capela, a informação é que o deputado André Moura, assim como fez em Itaporanga, vai com um grupo de 40 políticos, aproximadamente, em um ônibus para os festejos da cidade nessa sexta-feira (30). Lá serão recepcionados pelo ex-prefeito Ezequiel Leite e pela esposa Sônia Penalva.

Bomba!

A coluna recebeu a informação de que Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, está acompanhando todas as informações de Sergipe sobre uma possível saída de Jackson Barreto do partido. O sentimento é para que o governador continue filiado. Esta é a expectativa da Executiva Nacional.

Exclusiva!

Uma fonte do partido em BSB revelou ainda que não haverá intervenção no Diretório em Sergipe caso Jackson Barreto finde optando por sair. Sobre um possível convite a André Moura para sua filiação, a informação é que se ocorrer, tudo passará pelo líder do PMDB e pelo deputado federal Fábio Reis.

Rogério para Senado

A presença de Rogério Carvalho nos eventos com Jackson Barreto e Belivaldo Chagas sinalizam que está de definida uma pré-candidatura do petista para o Senado. Deve compor a chapa com JB e o “galeguinho” na “cabeça”.

Vaga de vice

Outra informação é que três partidos disputam atualmente a vaga de vice-governador: PSD (Luís ou Fábio Mitidieri), PDT (Fábio Henrique) e PRB (Heleno Silva). Os dois últimos podem ser contemplados também com a suplência dos senadores.

Sérgio Reis

Como este colunista já antecipou essa semana, Sérgio Reis (PMDB) está trabalhando junto com seu agrupamento para ser o suplente de senador em uma candidatura de Jackson Barreto. Há quem diga que Sérgio estaria disposto até em ser candidato ao Senado no próximo ano.

Forró Siri

Na noite desta sexta-feira (30) o governador Jackson Barreto vai prestigiar os festejos do Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, com uma grande comitiva de aliados políticos, onde será recepcionado pelo prefeito Padre Inaldo (PCdoB) e pelo vice-prefeito Betinho (PMDB).

Setransp I

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) informa que o serviço do transporte público será restabelecido às 0h deste sábado (1º), em Aracaju e na região metropolitana.

Setransp II

“Embora o setor tenha movido esforços para manter ao menos 30% do serviço em operação, não foi possível restabelecê-lo diante das ações de manifestantes das centrais sindicais bloqueando garagens de ônibus, vias, terminais e ainda com ameaças de maiores tumultos. O setor lamenta que o direito de ir e vir durante todo o dia tenha sido cerceado e a mobilidade de mais de 230 mil passageiros (diários) prejudicada”, finaliza a nota.

Maria do Carmo I

Convicta do seu voto, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) disse que se posicionou favoravelmente ao Projeto de Reforma Trabalhista, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, por considerar imprescindível adequar a legislação às novas relações de trabalho e, com isso, acolher pelo menos parte dos mais de 14 milhões de brasileiros que estão na triste estatística do desemprego.

Maria do Carmo II

A senadora por Sergipe tem clareza de que há algumas imperfeições no texto do relatório, mas entende ser imprescindível garantir a aprovação de alguns pontos para os ajustes que precisam ser feitos, tornando mais flexível a relação entre trabalhadores e patrões, de modo a permitir que sejam pensadas soluções que diminuam a grave crise de empregos do país.

João Daniel

Em audiência pública realizada na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, foi ouvido pelos deputados. A ida do ministro atendeu ao requerimento 141/2017, apresentado pelo deputado federal João Daniel (PT), juntamente com o deputado Patrus Ananias (PT/MG), que queria ouvir o representante do governo federal sobre alguns temas importantes para a soberania nacional.

Venda de terras

João Daniel questionou uma posição do Ministério da Defesa sobre os projetos de lei que tramitam na Câmara sobre a possibilidade de venda de grandes extensões de terra no Brasil a grupos estrangeiros, proposta defendida pela bancada ruralista. Um desses projetos, o PL 2289/2007, permite a venda de até 100 mil hectares e o arrendamento e outra área equivalente dentro do mesmo município, por empresa estrangeira.

Ministro

O ministro Raul Jungmann afirmou que, do jeito que está o texto desses projetos, o Ministério da Defesa é contra. “Não se trata de fechar totalmente a porta e ter posição xenófoba. Mas nós sabemos que ali, de fato, existem interesses estratégicos para o país”, disse. Jungmann acrescentou que o Ministério se reservou ao direito de sugerir modificações e vetos ao texto.

Raul Jungmann

“Isso está sendo analisado e, mais ainda, nós pedimos, juntamente com o GSI [Gabinete de Segurança Institucional] a convocação do Conselho de Defesa Nacional, para que o Conselho pudesse optar efetivamente por esse tema. Do jeito que está esse projeto não atende, em alguns aspectos, ao interesse nacional”, afirmou o ministro.

Carmópolis I

Enquanto todos celebravam o São Pedro, a política não parava em Carmópolis. A ex-prefeita Esmeralda França aproveitou o tradicional cortejo do Batalhão de Bacamarteiros e fez uma festa em sua casa reunindo várias lideranças locais.

Carmópolis II

Também estiveram na festa o filho de Esmeralda, Hyago França, o sobrinho Felipe Santiago e a pré-candidata a deputada estadual Maísa Mitidieri. Além de prestigiar o folguedo, o encontro serviu para as lideranças locais conhecerem mais da proposta política da pré-candidata apoiada pelos França.

CRÍTICAS E SUGESTÕES – habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Leia também