Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Sem muito alarde, PT se estrutura em Sergipe para eleger Rogério!

Habacuque Villacorte

Não há como negar que o ex-deputado federal e ex-secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho (PT) é um dos políticos mais competitivos de Sergipe. Não é a toa que, em 2014, quando apenas uma vaga estava em jogo, decidiu abrir mão de tentar a reeleição na Câmara Federal para ir para o embate direto com a experiente e carismática Maria do Carmo (DEM), que acabou sendo reeleita para mais um mandato de senadora da República. Há de se reconhecer o crescimento vertiginoso da campanha do petista, sobretudo, nos dias que antecederam aquela eleição.

Para muitos especialistas e gente com experiência em campanhas eleitorais, se tivesse mais tempo fatalmente o petista poderia ter vencido aquela disputa. Bastante desgastado na Grande Aracaju, fruto de sua gestão na Saúde Estadual e pelo insucesso com as Fundações de Saúde, Rogério não se candidatou em 2016. Mesmo porque o Partido dos Trabalhadores atravessa um momento de profundo desgaste junto à opinião pública e, estrategicamente, ele não foi para a linha de frente. Ou melhor, sua presença mais tirava votos do que somava na campanha de Edvaldo Nogueira (PCdoB) para prefeito de Aracaju.

O tempo passou, já estamos no segundo semestre de 2017 e logo restará um ano para a próxima eleição. Em todas as rodas políticas, o nome de Rogério Carvalho é consenso para o Senado Federal novamente, numa possível chapa com o governador Jackson Barreto (PMDB). Pelo bloco governista, é quase uma unanimidade que JB vence a eleição. A maioria entende que a oposição elege o outro senador. Uma minoria bastante otimista avalia que o grupo pode preencher as duas vagas para o Senado. Todas as pesquisas de intenção de votos, por enquanto, mostram um quadro completamente adverso e garantindo uma vaga de senador para os adversários do governo.

Mas Rogério Carvalho é habilidoso e já “surfa” na popularidade do ex-presidente Lula (PT), na instabilidade do governo de Michel Temer (PMDB) e até no desgaste do próprio JB. O petista não abre mão de sair numa chapa com Jackson, mas como presidente do Partido dos Trabalhadores em Sergipe “fecha os olhos” para os ataques dos filiados ao PMDB e, até, ao governo do Estado. Em síntese, se beneficia da administração e ainda “contribui” para “afundar” seu principal concorrente. Sem contar que Rogério tem se movimentado bem pelo interior do Estado.

Há ainda quem defenda uma candidatura de Rogério Carvalho ao governo do Estado, caso Lula consiga ser candidato a presidente da República. Pensam em repetir 2006, com Lula e Marcelo Déda (in memoriam). Só que, naquela época, o governo do Estado também desgastado tinha a oposição a frente e a presidência da República já estava sob o domínio do PT. Desta vez o cenário é diferente, o discurso terá que ser bem avaliado, bem medido, mas sem muito barulho, ao menos em Sergipe o PT vai se articulando para dar condições de vitória a Rogério, possivelmente para o Senado. Porque competitivo ele já é…

Veja essa!

Depois da intensa votação na Câmara de Aracaju, na noite dessa terça-feira (4), os vereadores Isac Silveira (PCdoB), Anderson de Tuca (PRTB), Zezinho do Bugio (PTB) e Seu Marcos (PHS) fizeram uma visita a Rogério Carvalho, quando conversaram sobre política.

E essa!

Por mais precipitado que seja para se tirar qualquer conclusão é fato que Rogério está se movimentando e já articulando adesões ao seu projeto político para 2018. No dia anterior, esteve reunido com vereadores e lideranças de Itabaiana e, à tarde, foi recebido pelo prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC).

Férias

Uma informação do PMDB sergipano: o governador Jackson Barreto retornou de BSB na noite dessa quarta-feira (5) e, nesta sexta-feira (7), transmite o comando do Estado para o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB). JB vai tirar 15 dias de férias.

 

Com Lula

A mesma fonte revelou ainda que o governador tem encontro agendando com o ex-presidente Lula, em São Paulo, na sede do Instituto Lula, também na sexta. A informação é que o petista sendo candidato a presidente em 2018, JB vai defender seu projeto político em Sergipe.

 

Rogério Carvalho

Ao longo da quarta-feira, nos bastidores da política de Sergipe, veio a tona outra informação a respeito do encontro de Jackson com Lula: vão tratar abertamente de Rogério Carvalho e de 2018. Há um entendimento dentro do governo que, se o petista for candidato a presidente, a candidatura de Rogério a senador é assunto consolidado, mas o sergipano, por onde anda, deixa em aberto ainda a possibilidade e disputar o governo…

 

Exclusiva!

A fonte de dentro do PMDB explica que a chance de Rogério Carvalho ser o candidato a governo do grupo é “igual a zero”. “Se Lula for presidente, será candidato a senador; se Lula ficar fora, sobra pra ele (Rogério) a possibilidade de retornar à Assembleia Legislativa”, diz, lembrando que o candidato a deputado federal pelo PT será João Daniel.

 

Confusão

Outra informação é que, se Rogério Carvalho não disputar o Senado, haverá um grande embate entre Fábio Henrique (PDT), Heleno Silva (PRB) e Laércio Oliveira (SD) para compor a chapa de senador com JB. Caso contrário, os dois primeiros irão pleitear a suplência de senador e o último buscará a reeleição na Câmara.

 

Renova a chapa

Apesar de praticamente se montar a chapa governista com Belivaldo Chagas para o governo e JB e Rogério para o Senado, existe uma preocupação com a vice: o nome mais cotado, do deputado Luís Mitidieri (PSD) não traz “renovação” à chapa. Aliados do governo vão tentar convencer o deputado Fábio Mitidieri (PSD) a compor no lugar do pai.

 

Bomba!

A mesma fonte do PMDB também fechou questão em três aspectos importantes para 2018: “não vamos romper com o PT em Sergipe, como muitos imaginam; nem Jackson deixará o PMDB; e muito menos André Moura será o nosso candidato a governador, como a imprensa tem ventilado”.

Pesquisa qualitativa

Segundo dados do Palácio de Despachos, uma pesquisa qualitativa já foi encomendada com o nome de Belivaldo Chagas para disputar o governo em 2018. Quando JB retornar das férias, vai analisar os números friamente e vai montar a estratégia e formalizar as composições. “JB deixará o governo dentro prazo em lei determinado e disputará o Senado”, sentenciou um governista.

Encontro com Jucá

Na conversa que Jackson Barreto teve com o senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, na companhia do deputado federal Fábio Reis (PMDB), JB mais reclamou do tratamento que vem sendo dispensado a ele pelo governo Temer, também do PMDB, em relação a outros Estados do Nordeste.

Prestígio

Como este colunista antecipou, o “ensaio” para filiação ao Podemos foi apenas uma boa forma de JB pressionar a Executiva de seu partido. Em Sergipe ele foi um dos precursores do partido e, com razão, reclama da falta de apoio do governo de um amigo e correligionário. A informação é que, em alguns Ministérios, Jackson tem dificuldade de operacionalização.

Ulices Andrade

Para o desespero de quem trabalha arduamente para que o conselheiro Ulices Andrade não assuma a presidência do TCE no final do ano, o Ministério Público Federal solicitou ao ministro do STJ, Félix Fischer, o arquivamento do processo em tramitação contra o sergipano. No órgão já existe até “contagem regressiva” para a mudança de comando…

João Alves Filho

Essa semana o ex-prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), uma das maiores figuras públicas da história política de Sergipe, fez aniversário. O democrata não trata de política desde que deixou a PMA, fica pouco no Estado e está acompanhando a esposa e senadora Maria do Carmo em BSB. A classe aposta em sua aposentadoria. Será?

Lixo I

“A licitação para contratação definitiva de empresas para a Coleta de Lixo em Aracaju já começa pecando pela falta de transparência e isso não é um bom sinal”. Quem faz essa afirmativa é Hebert Pereira (REDE), suplente de vereador em Aracaju.

Lixo II

Isso porque, ao acessar o site oficial da Prefeitura de Aracaju, para ver o EDITAL da Concorrência 001/2017, cujo objeto é a contratação de empresa(s) para a Coleta de Lixo na capital, verifica-se que o mesmo não está disponível para o livre acesso dos cidadãos que queiram realizar o controle social, o que fere o art. 8º da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

Lixo III

Hebert foi o autor da Ação Popular que suspendeu judicialmente o primeiro EDITAL para contratação emergencial de coleta do Lixo em Aracaju, por conter graves irregularidades, dentre elas, o descumprimento da Lei de Acesso à Informação, pela falta de publicação do Edital na internet para amplo acesso da sociedade.

Pré-cadastro

Dessa vez, a suplente de vereador questiona a exigência de um pré-cadastro com 6 etapas, que mesmo após de cumpridas ainda exige a entrega de documentos físicos na Prefeitura, para só depois de analisados, ser decidida a possibilidade de o cidadão ter acesso aos editais pela internet.

Hebert Pereira

“Não é isso o que diz a Lei! Acreditávamos que depois da nossa Ação Judicial bem sucedida a Prefeitura de Aracaju passaria a cumprir a Lei de Acesso à Informação possibilitando o livre acesso aos Editais na internet, mas parece que insistem propositalmente em criar obstáculos ao controle social e em não serem transparentes nas Licitações e compras públicas.  Por que será?”, questiona.

Representação
De acordo com o suplente, ele estará apresentando uma Representação no Tribunal de Contas do Estado, pedindo providências imediatas para o livre acesso ao Edital da Licitação do Lixo na internet, bem como, para que todos os editais das demais licitações do Município de Aracaju.

Eduardo Amorim

O senador Eduardo Amorim (PSDB) foi indicado pela bancada do PSDB no Senado para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar maus-tratos às crianças. Segundo o parlamentar, será ampliada a discussão sobre os tipos de violência contra crianças e adolescentes, entre elas, o abandono em instituições e abrigos, o trabalho infantil, maus-tratos físicos, psicológicos, negligência e abusos sexuais. “Entre os alvos da CPI está o desafio virtual que estimula crianças e adolescentes à automutilação e até ao suicídio”, explicou Eduardo.

Impasse I

Essa vem de BSB: o senador Valadares (PSB) e o deputado Laércio Oliveira apresentaram, cada um, propostas distintas de emendas à LDO para a bancada sergipana. A proposta de Laércio teve seis assinaturas; a do líder do PSB tinha o apoio do senador Eduardo Amorim e, possivelmente, do deputado federal Valadares Filho (PSB).

Impasse II

Desde o início do ano, quando o governador decidiu que era necessário trocar o coordenador da bancada federal, que se criou o impasse entre Valadares, que alega ter legitimidade baseado em documento oficial, e Laércio Oliveira, nome indicado pela maioria dos que fazem a bancada federal.

Clima quente I

Os ânimos entre os vereadores de Aracaju entraram em ebulição na última sessão antes do recesso parlamentar. Nessa terça-feira (4), os trabalhos se iniciaram pela manhã e foram terminar por volta das 22 horas. Dois parlamentares se desentenderam e quase trocaram agressões. A turma do “deixa disso” interveio a tempo…

Clima quente II

A informação é que a discussão acalorada entre os dois vereadores envolveu insinuações fortes e difíceis de serem digeridas. Inclusive sobre reuniões a portas fechadas. Talvez o recesso tenha chegado num momento mais que especial para acalmar os ânimos. Caso contrário…

Vinícius à frente

A informação é que o líder do prefeito na CMA, Antônio Bittencourt (PCdoB) não está convencendo alguns membros, ao ponto de o vereador Vinícius Porto (DEM) praticamente coordenar a bancada do prefeito Edvaldo Nogueira na votação.

Estratégia

Vinícius teria adotado a estratégia de cansar a oposição e estender a votação o máximo possível. Os pedidos para discutir as matérias eram contínuos, repetitivos e cansativos. Foram aprovados dois projetos de lei e a LDO. Um do vereador Isac, por exemplo, teria chegado à CMA, na própria terça-feira e votado às pressas, sem muito aprofundamento.

Passagem de ônibus I

Dentro do comentário anterior feito por este colunista, a Câmara Municipal, por maioria (12×11 com o voto de minerva do presidente e vereador Nitinho), deixou para o prefeito Edvaldo Nogueira toda a responsabilidade para decidir sobre o aumento da passagem do transporte coletivo da capital.

Passagem de ônibus II

Até então a SMTT entregava a planilha ao gestor e o aumento era colocado em discussão na CMA. Agora, com Edvaldo Nogueira, o reajuste que for definido, será sancionado, sem os vereadores serem ouvidos. Mais uma vez o Legislativo vai abrindo mão de suas prerrogativas…

Base fragmentada

Apesar de a maioria na CMA, de todos os projetos terem sido aprovados, a base do prefeito Edvaldo Nogueira está completamente fragmentada.  Vereadores contrariados com o não cumprimento de promessas foram o G5, um grupo que se apresenta independente e que não é situação e nem oposição.

G5

Estão compondo o grupo os vereadores Zezinho do Bugio, Palhaço Soneca (PPS), Thiaguinho Batalha (PMB), Anderson de Tuca e Seu Marcos. Em algumas votações, os vereadores Kitty Lima e Américo de Deus (ambos da REDE) e o vereador Iran Barbosa (PT).

Oposição

Estão na oposição ao prefeito os vereadores Cabo Amintas (PTB), Lucas Aribé (PSB) e Emília Corrêa (PEN). O líder da oposição, Elber Batalha Filho (PSB), não participou das votações. Ele está submetido a uma bateria de exames de Saúde e, como o recesso só se iniciou essa semana, ele não pode comparecer por conta dos agendamentos já previamente realizados.

Nitinho decide

Alguns projetos e emendas findaram sendo decididos pelo voto do presidente da Casa, Nitinho, após empates em 11×11. O vereador votou em sintonia com a liderança da situação no parlamento.

Edvaldo Nogueira I

O prefeito Edvaldo Nogueira fez, em entrevista à TV Atalaia, um balanço dos seus primeiros seis meses de administração. Ele destacou, entre as ações deste período, a regularização do pagamento dos salários dos servidores, a inauguração e retomada de obras, a reposição dos medicamentos nas unidades básicas de saúde, o aumento das matrículas nas escolas municipais e o lançamento do edital da limpeza pública da cidade.

Edvaldo Nogueira II

O gestor municipal reconheceu ainda os problemas relacionados ao asfalto das ruas e avenidas, mas antecipou que a prefeitura iniciará, após as chuvas, um amplo programa de recapeamento das vias de Aracaju.

Laércio Oliveira I

Sergipe será beneficiado com ações da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) em uma das conquistas do deputado federal Laércio Oliveira. Foi assinado pelo secretário da Sead, José Ricardo Roseno e o governador Jackson Barreto o Termo de Compromisso que destinará ao estado aproximadamente R$ 50 milhões.

Laércio Oliveira II

O secretário da Sead, José Ricardo Roseno, esteve em Aracaju em março deste ano, a pedido do deputado Laércio, para ver a situação das ações que estavam sendo desenvolvidas no estado e ir em cada órgão que faz parte dessa pasta. Após as reuniões, o secretário prometeu voltar com novidades para a área de desenvolvimento agrário e agricultura familiar. Agora, Roseno citou sobre a importância em ter conhecido o estado, suas dificuldades e as necessidades e trouxe esse termo de compromisso com recursos que já começarão a ser utilizados.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

Leia também