Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Aliados “incham” PMA, mas poucos se expõem por Edvaldo!

Eleito no 2º turno da eleição em 2016, há menos de um ano, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não atravessa um bom momento, seja do ponto de vista administrativo ou olhando o aspecto político. O desgaste é muito grande e, apesar de estarmos apenas na metade do primeiro ano da gestão, Edvaldo não agrega, não emplaca e se sustenta pela força da máquina, do Poder Executivo. Até na Câmara Municipal, onde tem maioria, o prefeito já viu sua bancada se subdividir e permitiu a formação do “G5”, um bloco de vereadores independentes, que horas votam com a situação e em outros momentos acompanham a oposição.

Para ser justo, este colunista reconhece sempre o êxito de Edvaldo Nogueira quando conseguiu regularizar o pagamento dos salários dos servidores da PMA. Apesar de ser uma obrigação constitucional, há de se entender que ele recebeu a gestão com pendências financeiras. Mas isso é muito pouco para quem prometeu “revolucionar Aracaju”, para quem disse que transformaria a cidade na “capital da qualidade de vida”. Promessas sobre o IPTU e sobre as melhorias no atendimento da Saúde não se concretizaram, veio o escândalo do contrato emergencial da coleta do lixo que virou até caso de polícia.

Outra decepção para Edvaldo Nogueira tem sido sua vice-prefeita Eliane Aquino (PT). Muitos achavam que ela teria uma participação efetiva, que ajudaria o gestor a enfrentar e resolver os problemas da cidade, mas para muitos analistas ela tem sido ausente, não vai para a “linha de frente” e não demonstra ter o “peso político” que muitos apostavam, ao ponto de até cogitarem uma candidatura dela a deputada federal em 2018. No caso das enchentes, por exemplo, apesar das ironias das redes sociais, ainda se viu o prefeito “calçar as botas” e visitar alguns pontos. Faltou sensibilidade à Eliane para acompanha-lo…

A oposição ao prefeito marcou em cima, fiscalizou, lutou e cobrou. Fez o seu papel ao longo do primeiro semestre, apesar de reduzida. Os maiores “adversários” do prefeito ainda são os desafios da administração, a falta de habilidade de muitos de seus auxiliares e a carência de apoio político. O governador Jackson Barreto (PMDB), que para muitos elegeu o prefeito em 2016, nem se manifesta sobre a gestão na PMA. Talvez já tenha problemas demais no Estado! Outros aliados que participaram do programa eleitoral, que foram para as ruas em defesa do candidato do PCdoB, hoje estão em silêncio.

Segundo os dados fornecidos pela oposição, a Prefeitura de Aracaju continua “inchada” de cargos comissionados. Os números atuais são praticamente os mesmos deixados pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Em síntese, todos os aliados de Edvaldo Nogueira estão contemplados com espaços e cargos na administração. As secretarias estão loteadas entre líderes e partidos políticos. Mas apesar disso, poucos se manifestam em defesa do prefeito ou da gestão. Diante do sentimento de decepção que vem das ruas, os aliados apenas “assistem a tudo, em cima do muro”…

Em qualquer eleição para o Governo do Estado, o apoio do prefeito da capital pode ser bastante decisivo. Por sua vez, quando a gestão não vai bem, o encaminhamento na Grande Aracaju fica solto. Em 2014, por exemplo, Eduardo Amorim (PSC) foi apoiado por João Alves, e ainda assim perdeu com folga para JB na região. É evidente que até o pleito do próximo ano muita coisa pode mudar, pode acontecer, mas hoje, o prefeito não seria decisivo para um candidato governista. Com vários problemas administrativos e sem apoio políticos, pode-se dizer que Edvaldo até ajuda (com cargos e espaços na gestão), mas seus aliados não retribuem…

Veja essa!

O comentário em Laranjeiras é que o atual secretário de Inclusão do Estado, Zezinho Sobral (Podemos) não deverá ser candidato a deputado estadual em 2018 como se especula. A informação é que o grupo do ex-prefeito Juca Bala e de Marcos Franco seguirá votando em Jeferson Andrade (PSD).

E essa!

O grupo, inclusive, deve encaminhar a mesma votação de 2014, fazendo uma dobradinha com Fábio Reis (PMDB) para deputado federal. Zezinho Sobral ainda não conseguiu construir um projeto político para uma pré-candidatura sua em 2018.

JB com Róbson I

Nos bastidores da política muito se ventilou a possibilidade do governador Jackson Barreto se afastar do deputado estadual Róbson Viana (PEN), que em 2016 apoiou João Alves e Valadares Filho para prefeito de Aracaju. O tempo passou e o parlamentar, aparentemente, está conseguindo “cicatrizar” algumas feridas abertas…

JB com Róbson II

Em síntese, apesar de muitos especularem que Róbson Viana não está bem em Aracaju, a coluna conseguiu informações que o deputado está se movimentando na capital e, sem barulho, está conquistando o apoio de lideranças comunitárias. Sem contar que, no interior, já teria o apoio de cinco prefeitos. Tudo se encaminha para continuar tendo o apoio de JB…

Ficam no PMDB I

Este colunista antecipou, semana passada, a tendência pela continuidade de JB no PMDB. Ouvindo vários membros do partido, ampliou ainda mais esta constatação: ninguém está disposto a deixar o partido para se filiar à legenda comandada por Sukita.

Ficam no PMDB II

A leitura dentro do PMDB é que no PODEMOS a classe política apenas vai beneficiar Sukita, caso ele venha a ser candidato a deputado estadual ou a federal. Nesse caso foi apenas Zezinho Sobral para “preparar o terreno”, caso JB se sinta obrigado a mudar de partido, o que não deverá mais acontecer…

Poucas mudanças

O cenário atual está afastando cada vez mais os empresários do mundo político. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, a expectativa de grandes mudanças em 2018 praticamente se esvaziou. E se confirmado o fim das coligações, muita gente que tem mandato seguirá na Casa por mais quatro anos…

Mesmos grupos I

A partir de 2019 devem deixar os quadros da AL os deputados Gustinho Ribeiro (vai tentar um mandato de deputado federal), Luís Mitidieri (pode ser candidato a vice-governador) e Ana Lúcia (se aposenta da vida pública).

Mesmos grupos II

Mas vão apoiar, respectivamente, Ibraim Monteiro (filho do ex-deputado e prefeito Valmir Monteiro), Maisa Mitidieri (filha do atual deputado) e Iran Barbosa (vereador de Aracaju, professor e membro da tendência petista Articulação de Esquerda, igual a da deputada).

Fora da disputa

Também se especulou que alguns ex-deputados estaduais possam disputar o pleito do próximo ano, mas, por enquanto, em conversa com esta coluna, pelo menos cinco ou seis descartam qualquer possibilidade de candidatura.

Muito caro

Um ex-deputado estadual conversou com este colunista sobre o assunto e revelou: “as eleições ficaram muito caras e nós que não temos mandatos não temos como acompanhar esse ritmo. No interior as lideranças pressionam demais”, desabafou.

E Samuel?

O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) manifestou sua contrariedade com o governo do Estado, antes do recesso parlamentar, pelo não envio do PL da Lobinha do Corpo de Bombeiros para a Alese. Chegou a votar com a oposição em um projeto. O governador já antecipou que a proposta não virá mais. Resta saber qual será a posição adotada pelo parlamentar na Casa…

Conceição Vieira I

Com Belivaldo Chagas a frente do governo do Estado, interinamente, a Superintendente Executiva da Casa Civil, Conceição Vieira assumiu a Secretaria com o compromisso de dar continuidade às realizações da Pasta. Nesta sexta (14), por exemplo, ela comanda mais uma edição do programa interinstitucional de Prevenção à Violência, no bairro Santa Maria.

Conceição Vieira II

A secretária também está encaminhando assuntos administrativos, além de viabilizar as tratativas com a Embaixada de Moçambique, para que seja enviada uma missão estadual para intercâmbio comercial. Nessa terça-feira (11) ela participou da reunião do Conselho da Cohidro, além de visita ao novo comando dos Bombeiros (Tenente-Coronel Mendes) e de despachar na Superintendência de Desenvolvimento Agrário.

Machado

Cotado para disputar um mandato de deputado federal, já há quem aposte em uma candidatura de José Carlos Machado (PSDB) para deputado estadual em 2018. Com a eleição para federal bastante concorrida, e diante da tendência de André Moura (PSC) disputar a reeleição, não será novidade se o tucano tentar um retorno à Alese.

Falando nele

Machado comentou o ato de protesto dos servidores da Deso e se manifestou contrário a qualquer movimentação de resulte na privatização da empresa pública. “A categoria não deve aceitar a privatização pois a Deso, com investimento, tem condições de voltar a ser uma empresa de eficiência e continuar prestando um serviço de qualidade ao Estado”.

Debate amplo

Por fim, José Carlos Machado defendeu que os sindicatos dos trabalhadores promovam ainda mais debates sobre os riscos da privatização da Deso. “É preciso inserir a sociedade neste processo de discussão, além dos nossos parlamentares. Até que esta ideia (privatização) seja abolida de uma vez por todas”.

Parcelou

O governo do Estado informa que o pagamento de aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3,5 mil será realizado, integralmente, nesta quinta-feira (13). Aposentados e pensionistas cujos vencimentos são superiores a R$ 3,5 mil, recebem esse valor na quinta e a segunda parcela em data que será divulgada posteriormente.

Clinradi

Chega a Aracaju, nesta sexta-feira (14), a Clinradi, uma clínica especializada em tratamento de pacientes oncológicos, que ficará a disposição dos sergipanos e de toda a região Nordeste. A unidade será inaugurada com a melhor estrutura e um corpo técnico especializado e, inicialmente, terá capacidade para atender 70 pacientes por dia.

Muribeca

Os servidores públicos de Muribeca celebram o pagamento adiantado de 50% do 13° salário. Como vem fazendo desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2013, o prefeito Fernandinho Franco (PSDB) paga os salários sempre em dia. A atual administração também paga o piso dos professores.

Prefeito 

Para Fernandinho, pagar os servidores em dia será sempre uma prioridade da sua gestão. “Mesmo com todas as dificuldades, nós temos colocado os nossos servidores sempre em primeiro plano. Sei que é minha responsabilidade, mas poder honrar o pagamento dos servidores em dia é algo que me deixa muito feliz e realizado”, comentou.

Sem precatórios

Muribeca também é um dos poucos municípios sergipanos que quitou a dívida com precatórios. O último pagamento, no valor de R$ 240 mil, foi efetuado em três parcelas. Este feito, para muitos gestores impossível em meio à crise econômica, só foi possível graças à organização administrativa e o estabelecimento de prioridades, que fizeram com que o município se equilibrasse.

Ambulância

Na próxima sexta-feira (14), a Prefeitura irá entregar uma nova ambulância para reforçar o atendimento à população. O veículo, totalmente equipado, foi adquirido com recursos próprios e representa o compromisso do atual prefeito com a saúde municipal. “É preciso oferecer estrutura para que os profissionais da saúde tenham condições de prestar um bom serviço à população. Saúde é uma prioridade e sempre terá de nós total atenção”, disse o prefeito.

São Pedro

Com todos os compromissos honrados, Fernandinho se sente à vontade para realizar, mesmo com um orçamento pequeno, o tradicional São Pedro da cidade. A festa será realizada nos dias 14 e 15 de julho, e contará com importantes atrações como a banda Magníficos e os cantores Unha Pintada, Danielzinho, Alcymar Monteiro e Xand e Nanda.

Lagarto I

A deputada estadual Goretti Reis participou de reunião na Cooperativa de Táxi de Lagarto (Coopertal). A conversa contou com a participação de profissionais da área, vereadores do município, do presidente do Sindicato da categoria no Estado, Gerson Ferreira, e do presidente do Sindicato em Lagarto, Aloísio Paulino.

Lagarto II

Em pauta, a cobrança para que o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos do Município de Lagarto (DTTU) adote maior rigor na fiscalização dos transportes clandestinos no município; a melhoria das leis municipais de proteção a essa categoria profissional; além da redução no valor da taxa municipal do alvará de funcionamento que os taxistas de Lagarto pagam que, segundo eles, é uma das mais caras do Estado.

Banese

A diretoria Executiva do Banco informa que em virtude de uma falha técnica, os pagamentos programados para essa terça-feira (11), dos servidores ativos das Secretarias do Estado, Saúde e Fundações de Saúde e Autarquias (DER, ADEMA, JUCESE, ITPS, FUNDAP, RENASCER, FAPITEC e DETRAN), não foram processados logo cedo, mas até o final do dia os pagamentos já estavam efetuados.

 

Limites

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) realizou uma audiência pública para tratar sobre os limites entre Sergipe e Bahia, com a presença de membros da Comissão Especial da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), além de técnicos do IBGE, Secretaria de Planejamento de Sergipe, e outros convidados ilustres que discutiram o tema em outra época, a exemplo do Dr. Francisco Rolemberg, ex-senador da república.

Garibalde Mendonça

Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Corte de Contas, Clóvis Barbosa, que submeteu a palavra para o Dr Francisco Rolemberg, que historiou os problemas de limites de diversas regiões do Brasil, para então especificar os fatos que envolviam Sergipe e Bahia à época. O deputado Garibalde Mendonça abordou o trabalho de campo que já vem sendo desenvolvido pela Comissão Especial da ALESE, e afirmou que tudo acontece de forma bem técnica e pacífica entre os atores envolvidos dos dois Estados.

Roberto Requião

No dia em que completa 83 anos de fundação, nesta sexta-feira, às 7h da manhã, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) estará realizando uma Coletiva de Imprensa com o senador e jornalista Roberto Requião (PMDB–PR). A coletiva será na sede do SEEB/SE, localizada na Av. Roosevelt Dantas de Menezes, 794/804, Centro  de Aracaju.

Anderson de Tuca I

Com intuito de prestar contas do seu mandato à população, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), fez uma retrospectiva dos seis primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), seu desempenho da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a qual preside. Ao todo, neste período, o mandato do vereador encaminhou ao Poder Executivo, 51 Indicações, quatro Projetos de Lei (PL), e 71 pareceres foram concedidos na CCJ, sendo assim, um dos parlamentares mais atuantes no Legislativo Municipal.

Anderson de Tuca II

Para o vereador, a comunidade, acima de tudo, quer um mandato transparente e voltado para as pessoas. E essa é a plataforma do seu trabalho. Além de defender os interesses do povo, é essencial divulgar cada ação desenvolvida no legislativo. “Faço questão de avaliar e ver sempre onde podemos melhorar. Isso, de certa forma, é uma maneira de retribuir os milhares de eleitores que mais uma vez depositaram a confiança em meu trabalho. Ao longo do primeiro semestre, realizamos inúmeras benfeitorias para a população, mas ainda tem muito para ser feito”, ressaltou.

Radhames Belchior

E Lagarto terá mais um candidato a deputado estadual: será o jovem Radhames Belchior, filiado ao Democrata. Ele já conversou com as lideranças do seu partido que deram todo aval para o seu projeto, Radhames faz parte da luta do movimento estudantil e jovem há 12 anos. Para ele “chegou a hora da juventude mostrar a sua cara e ocupar seu espaço”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES – habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Leia também