Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Desespero petista para 2018: Lula é condenado, mas não é preso!

A decisão do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, de condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro era algo já esperado, baseado na conduta do magistrado, na capilaridade das provas apresentadas e pelos efeitos da onda de corrupção que se espalhou pelo País, que praticamente destruiu uma das maiores estatais do Mundo (Petrobras) e que teve efeitos devastadores na economia brasileira, afetando Estados e Municípios, aumentando o desemprego e o fechamento de milhares de postos de trabalho.

Esta é a herança deixada por Lula, Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB), Aécio Neves (PSDB), José Sarney (PMDB), Fernando Collor (PTC), Renan Calheiros (PMDB), Eduardo Cunha (PMDB), Sérgio Cabral (PMDB), e tantos outros que a mais de 30 anos contribuíram para que o País retrocedesse. Até Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que promoveu o Plano Real e alguns programas sociais, não passa isento e também deve ser inserido nesta lista. Dizer que o Brasil virou uma economia emergente porque “estendeu a mão” para os mais pobres é outro grande engodo da nossa história recente.

Enquanto os políticos, do PSDB e do PT, brigavam pela “patente” do Bolsa Família, por exemplo, promovendo inclusão é verdade, mas desvirtuando o programa social para interesses eleitorais, estes mesmos políticos do outro lado surrupiavam os cofres públicos, “roubavam na mão grande” uma riqueza que não é dos “vermelhos” e muito menos dos “azuis”, mas do povo brasileiro. Ao longo das últimas três décadas, após o criticado regime militar, o que vimos no País não foi a promoção da democracia, da luta pelos direitos sociais. Vimos neste período a consolidação do maior esquema de corrupção do mundo. Somos um modelo vexatório para todo o sistema político mundial.

Democracia? Que democracia? A que impede a liberdade de pensamento? A que reprime os movimentos sociais e dos trabalhadores? Ou a que impede o legítimo direito constitucional de legislar, de gerir o Congresso Nacional? O “banquete” servido na Mesa do Senado, essa semana, foi mais uma página triste da nossa decadente representação política. A condenação de Lula é só a primeira de muitas que virão e que, diga-se de passagem, devem vir mesmo! E devem vir não apenas para ele, mas para todos! Com tantos políticos e empresários presos, o brasileiro, enfim, começou a enxergar uma luz no fim do túnel…

É bom que se frise que a classe política não pode ser “crucificada” como o “patinho feio” da história. Tem muita corrupção no Poder Judiciário e no Ministério Público também! As delações premiadas recentes provaram isto para o País! Vivemos em um momento de profundo descrédito, passamos pelo impeachment de uma presidente da República, estamos vivenciando a inédita condenação de um ex-presidente por um crime comum, por supostamente ser “chefe de quadrilha”, e a desesperada luta de um presidente combalido, que usa e abusa do poder político para seguir comandando a Nação.

A primeira condenação de Lula contrariou alguns, mas contemplou uma grande parcela de brasileiros. Gente que nutre ódio, gente que torce contra, gente que cobra moralidade e gente decente, que sonha com um País diferente. As ruas não se mobilizaram, não existiram grandes protestos. O brasileiro, pelo visto, aprova a decisão do juiz Sérgio Moro e quer a continuidade de seu trabalho. A “luz no fim do túnel” começa a se “propagar” e, para o desespero dos petistas, Lula foi sim condenado, mas segue em liberdade. Sem a prisão preventiva decretada, não há o “espetáculo”. O “vitimismo” já não cola mais, está se dissipando. As manifestações contrárias à decisão foram tímidas. Vivemos sob um novo tempo…

2018

A decisão condenado Lula a quase 10 anos de prisão não o impede, por enquanto, de disputar as eleições presidenciais do próximo ano, mas não há como negar que novas sentenças contrárias ao petista devem fragilizar uma possível candidatura.

Será alvo

A leitura é clara: por mais que os petistas defendam uma candidatura de Lula, ele será bombardeado pela condenação à prisão e terá reflexos diretos, do ponto de vista eleitoral e internacional. Seria surreal eleger um presidente virtualmente preso. Uma prova inconteste da descaracterização das nossas instituições e da nossa Constituição…

Reflexos

A condenação do ex-presidente Lula pode ter efeitos diretos na eleição estadual em Sergipe, no próximo ano. Rogério Carvalho aposta todas as fichas no petista fortalecido para consolidar seu projeto de disputar o Senado Federal novamente. A decisão pode fragilizar ainda mais o PT aqui no Estado.

Veja essa!

Investigada pelo Departamento de Repressão contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), a prefeita de Capela, Silvany Sukita (Podemos) teve, em 2014, seu veículo apreendido como forma de garantia de ressarcimento ao erário em eventual condenação criminal. A ação tramita na 9ª Vara da Justiça Federal em Sergipe.

E essa!

Segundo consta nos autos de outra ação no Tribunal de Justiça, ela tentou transferir a propriedade do bem que estava com restrição judicial, o que é ilegal. Como não houve conciliação para devolução dos valores em negociação com a parte prejudicada, a juíza Maria Angélica Garcia Franco estabeleceu um prazo de 15 dias para a gestora de Capela se manifestar sobre a suspensão da venda.

Lixo I

Moradores do bairro Santa Lúcia, mais precisamente nas proximidades do Cemitério Colina da Saudade reclamam da deficiência da Emsurb em cobrar da empresa responsável a coleta dos entulhos despejados na área pela própria população e por proprietários de bares e lanchonetes da região.

Lixo II

Segundo a denúncia dos moradores, o lixo nas caixas coletoras está sendo recolhido, mas os entulhos despejados por carroceiros se acumulam pela rua Maria Hortência Sobral, atrapalhando até o fluxo regular de veículos pela via, além de ser um foco de contaminação e transmissão de doenças.

Alô Emsurb!

A informação é que a Emsurb já fora notificada da situação, mas por enquanto não toma providências para resolver o problema. Os moradores cobram do órgão da PMA uma revisão no contrato de coleta dos entulhos e que a administração notifique a empresa responsável pela não prestação devida dos serviços. Com a palavra a Emsurb…

Caso ISES

Em 2014, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontrou indícios de irregularidades em contratos firmados entre 11 prefeituras sergipanas e a Organização Não Governamental (ONG) Instituto Sócio Educacional Solidariedade (ISES). No período entre janeiro de 2011 e junho daquele ano foram empenhados mais de R$ 70 milhões, sendo que R$ 50 milhões já teriam sido pagos ao instituto.

Laranjeiras

No município muitos terceirizados ficaram a ver navios e até hoje não receberam 13º salário, férias, seus tempos de serviços e alegam que as carteiras profissionais não tinham vínculo empregatício. Algumas pessoas que ficaram abandonadas em Laranjeiras até hoje sofrem com depressão.

Entenda

Em 2015, o juiz Cristiano José Macedo Costa, da 10ª Vara Cível, identificou irregularidades nos contratos firmados com várias prefeituras sergipanas e determinou a quebra de sigilo fiscal e bancário e o bloqueio das contas do ISES. O magistrado também determinou a destituição da diretoria e proibiu a entidade de firmar novos contratos com o Estado e com todas as prefeituras de Sergipe.

Exclusiva!

Teve andamento no Ministério Público Estadual o procedimento instaurado a partir de representação do Vereador Elber Batalha (PSB) noticiando suposta prática de nepotismo por parte do prefeito de Aracaju ao nomear Mônica Cristina Siqueira Passos para o exercício do cargo em comissão de Consultor Extraordinário para Assuntos Governamentais junto a Secretaria Municipal de Saúde. Ela é esposa do secretário da Fazenda, Jeferson Passos.

Bomba!

Em audiência realizada na última segunda-feira (10), a promotora de Justiça, Luciana Duarte Sobral, determinou que, no prazo de 15 dias, Mônica Passos “adote as medidas necess[arias e que estiverem ao seu próprio alcance no sentido que cesse a situação ilegal de nepotismo verificada”.

Síntese

A promotoria entendeu que há sim indícios de nepotismo e sugeriu, dentro de um prazo de 15 dias, o afastamento imediato de Mônica Passos da função de Consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais junto a Secretaria Municipal de Saúde.

Machado

O ex-deputado federal José Carlos Machado foi entrevistado pelo jornalista Carlos Ferreira, do Jornal da Ilha. Machado falou sobre diversos temas ligados à política do estadual e nacional, como a aprovação do texto da Reforma Trabalhista.

A favor

“Se fosse parlamentar, votaria a favor da reforma. Mas temos que respeitar e entender o voto do senador Eduardo Amorim (que votou contra). Cada um vota de acordo com suas convicções”, disse Machado.

Não é democrático

Questionado sobre o episódio onde senadoras ocuparam a mesa da Presidência a fim de barrar a votação da Reforma, Machado classificou a atitude como antidemocrática. “Não é uma prática comum na democracia. Nunca presenciei nada parecido. É uma forma de agir daqueles que se dizem a esquerda do País, impondo a verdade de forma desrespeitosa e antidemocrática”, pontuou.

Mobilidade

Machado também falou sobre obras que ele considera importantes para melhorar alguns pontos críticos em Aracaju, como a mobilidade urbana. “Duas coisas são fundamentais: dar uma destinação correta à linha férrea, nos trechos das avenidas São Paulo e Augusto Franco, implantando uma faixa exclusiva para transporte coletivo, por exemplo; e a duplicação da Euclides Figueiredo”, afirmou.

Sindifisco

A decisão do governo do Estado de Sergipe de novamente parcelar salários de aposentados e pensionistas provocou as lideranças da Central dos Trabalhadores e de seis sindicatos de servidores estaduais. Juntas as entidades anunciam novo ato público, na próxima terça-feira (18), às 7h.

Manifestação

Desta vez, a manifestação será na sede do SergipePrevidência. A campanha agrega as categorias de auditores fiscais/Sindifisco; enfermeiros/Seese; Trabalhadores da Saúde/Sintasa; Serviços Públicos/ Sintrase; Condutores de Ambulância/Sindiconam e Trabalhadores da Emdagro/Sinter.

Eduardo Amorim

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) justificou o seu voto contrário à reforma trabalhista. O parlamentar fez um apanhado histórico das conquistas dos trabalhadores brasileiros. Eduardo lembrou uma paralisação ocorrida em São Paulo em 1917, à época não havia férias, décimo terceiro, adicional noturno, não havia aposentadoria nem descanso no fim de semana. “O que não mudou nada de 1917 para cá é o fato de que o trabalhador ainda é o responsável pelo desempenho da instituição onde trabalha. O responsável pelo desenvolvimento econômico do país”, disse.

Fábio Reis

Ao longo dos seus dois mandatos, o deputado federal Fábio Reis (PMDB), que é vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, destinou R$ 48 milhões à saúde sergipana. Os recursos foram distribuídos entre 36 municípios. São eles Aquidabã, Arauá, Boquim, Carira, Cristinápolis, Estância, Frei Paulo, Ilha das Flores, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Pedrinhas, Pinhão, Riachão do Dantas, Riachuelo, Ribeirópolis, Salgado, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Siriri, Telha, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

Thiago Batalha

O vereador Thiaguinho (PMB) realizou uma visita ao diretor-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, para discutir melhorias para a Zona de Expansão e outros bairros da capital. O parlamentar também abordou o projeto de adoção de praças e cobrou a operação tapa buraco em diversas ruas.

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) cobra melhorais e mais segurança nos terminas de integração da cidade e a presença efetiva da Guarda Municipal, para garantir a tranqüilidade nos locais. Para Emília, os usuários do transporte público precisam de terminais dignos e reestruturados. Em alguns terminais a estrutura física oferece perigo às pessoas que diariamente fazem uso do sistema.

Emília Corrêa II

“Os usuários do transporte coletivo de Aracaju reclamam, e com razão. Fico preocupada com a situação da parte física; recentemente a cobertura de fibra do Terminal Dia se rompeu e atingiu um idoso, felizmente nada grave, mas poderia ter acontecido algo pior”, pontuou.

Iran Barbosa

Acompanhado com Moradores dos bairros da capital, o Vereador Iran Barbosa (PT) participou de uma reunião com o Superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes. No encontro foi apresentada ao Superintendente uma reivindicação dos moradores dos bairros Jardim Centenário e Bugio, que pleiteiam a inclusão de uma linha de ônibus que possa fazer a ligação direta daqueles bairros da cidade com o Bairro Siqueira Campos.

Músicos

O vereador Isac Silveira (PCdoB), juntamente com músicos sergipanos foi recebido pelo alto escalão da Procuradoria Geral da Justiça do Estado de Sergipe para tratar sobre a valorização dos artistas da terra. Uma comissão montada apresentou alguns pontos mais urgentes para que providências fossem tomadas.

Sérgio Lucas

O músico e também juiz de direito, Sérgio Lucas, destacou a diferença nos valores pagos pelo poder público à artistas do estado com relação aos nacionais. “Nós já tivemos diferenças que chegaram a quinze vezes entre o artista sergipano mais bem pago, e o artista de fora mais bem pago. Nós não podemos, e nem é a intenção de impedir que o artista de fora venha, mas é preciso que haja uma valorização do artista sergipano, não necessariamente que nasceu, mas que produz e divulga nossa tradição”.

Sílvia Fontes I

A deputada Estadual, Silvia Fontes participou de uma audiência com o governador em exercício, Belivaldo Chagas para tratar da ação civil pública, movida pelo Ministério Público Federal que determinava a desocupação das casas por parte dos moradores da Praia do Saco, no município de Estância.

Silvia Fontes II

A deputada lembrou que a ação movida, que por enquanto está suspensa por força de uma liminar, tem vários aspectos preocupantes. Primeiro pela questão humanitária e social. Por se tratar de uma medida que cria prejuízo a inúmeras famílias, essencialmente, aquelas que vivem e sobrevivem das atividades econômicas geradas na região;

Outros aspectos

Ela também exalta que ação pode afetar de forma danosa, uma das mais belas praias do estado; em terceiro, pelos grandes prejuízos causados a economia sergipana, pela perda de receita no setor do turismo, que envolve mais de 50 setores.

 

Apelo

“Acredito que tivemos uma audiência bastante produtiva com o governador, Belivaldo Chagas que não só ouviu os reclames e argumentos, mas, por ter dito a todos os presentes que colocará a estrutura do Governo do Estado a disposição de encontrar uma solução que evite a perda das casas por parte dos nativos e veranistas”, explicou a deputada.

Estância I

A Prefeitura de Estância vai promover neste mês de julho três audiências públicas de Elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018-2021. Realizadas no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), Campus-Estância, a ação tem o objetivo de contar com a participação da sociedade civil ouvindo a população para que contribua com a construção do plano de governo, por meio de propostas que estabeleçam as prioridades e metas de trabalho para os próximos quatro anos, tendo em vista promover os melhores resultados na gestão pública garantindo o equilíbrio entre receita e despesas do Orçamento.

Estância II

No dia 13, a partir das 9h, acontece a primeira audiência em que o tema será voltado para as Políticas Sociais, oportunidade em que vão ser explanadas a execução de programas e investimentos que proporcionem a garantia de direitos e assegurem o exercício da cidadania nas áreas de Educação, Saneamento, Saúde, Trabalho e Assistência Social, por exemplo. Os encontros seguem nos dias 18, quando vão ser abordadas Políticas Econômicas e Geração de Emprego e Renda; e no dia 20, sobre Políticas Urbanas Sustentáveis.

Juventude do DEM

Neste sábado (15), das 8 às 17 horas, no Aquários Praia Hotel, na Orla de Atalaia em Aracaju, acontece o “Papo de Juventude”, um evento realizado pela Juventude do partido Democratas25, que tem por objetivo abrir um espaço para conversas informais e palestras, onde a juventude pode abordar temas importantes e atuais da sociedade e da política.

Temas

Nesta edição serão abordados temas como: Novo Ensino Médio, Mídias Sociais e Digitais, e Mulheres na Política. O evento em Sergipe estará sob a coordenação dos membros da juventude nacional e estadual do partido, Valdélio Silva e Marcos Alves, e contará com as presenças de prefeitos, vereadores e autoridades políticas sergipanas.

Missa

O Iate Clube de Aracaju, em nota, convida parentes, amigos e associados para a missa de três anos do falecimento de Antônio Fernando Franco (o saudoso Oreinha), no próximo domingo (16), às 10h30, na Catedral Metropolitana.

Adriano Taxista

O ex-vereador de Aracaju, também em nota, agradece as mensagens de conforto e orações pela saúde de seu pai, Raimundo André Pereira (in memoriam), que faleceu na última sexta-feira (7) e foi sepultado no povoado São José, no município de Poço Verde.

McDia Feliz 2017

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe já iniciou a venda antecipada dos tíquetes para o McDia Feliz 2017. Há 20 anos a Avosos comanda a campanha em Sergipe, realizada sempre no último sábado do mês de Agosto, desta vez no dia 26.

Voluntários

A iniciativa é um sucesso nacional graças à mobilização de cerca de 30 mil voluntários, que incentivam a sociedade a abraçar a causa da luta contra o câncer infantojuvenil, bem como a participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores.

 

Leia também