Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Alô classe política! Eleitorado cansou e quer renovação em 2018!

Habacuque Villacorte

Os números revelam uma mudança no comportamento do eleitorado sergipano, sobretudo para os pesquisados na Grande Aracaju: sente-se uma necessidade de renovação no cenário político. Mas ainda melhor que qualquer levantamento científico, coordenado por marqueteiros ou publicitários, é o contato com o povo, a conversa com as pessoas, a prosa em uma mesa de bar, em um restaurante ou até na reunião da família. As pessoas estão cansadas de votarem sempre nas mesmas opções em Sergipe e começam a vislumbrar novos nomes para 2018.

Pode até ser que no próximo ano esta grande parcela de votantes não tenha tantas opções e tenha que optar por alternativas já conhecidas ou que já exercem funções públicas. Mas o cenário está mudando, o eleitor cada vez mais fica exigente e, em breve, estas pessoas logo estarão pressionando por renovação. Quem construiu uma história na política, precisa fazer a leitura adequada e avaliar o melhor momento para “vestir o pijama” e dar a vez a outro, mesmo que seja algum parente ou membro de seu agrupamento. E muito dessa mudança no contexto se deve também ao incremento das redes sociais.

Hoje o político está cada vez mais exposto, seja num restaurante, em um bar, em uma lanchonete, cavalgada ou micareta. Antes todas as atenções se voltavam para ele na tribuna de um parlamento, em um comício ou entrevista à imprensa. Hoje o eleitor mais distante acompanha os passos de seu representante direto num só click! As pessoas sabem e reconhecem quem está trabalhando e quem está apenas esperando se aproximar de mais uma eleição para lhe pedir um voto. Se isso motiva uma parcela do eleitorado, também desmotiva outra grande e considerável, que se sente desprestigiada.

A classe política precisa entender que a melhor pesquisa não é feita com questionários, com perguntas dirigidas ou direcionadas. O melhor levantamento se faz nas comunidades, nas periferias, nos supermercados e mercearias, nas feiras e nos mercados. Pesquisa só tem resultado concreto quando se sente o clamor do povo, quando as pessoas são ouvidas. E, por incrível que pareça, muitos dos nossos políticos não gostam desse contato, ou melhor, evitam o máximo que podem. Tem político em Sergipe que só sente o “cheiro do povo” durante a campanha eleitoral.

Isso já funcionou muito, não interferia no resultado e a reeleição sempre vinha, com um pouco mais de esforço ou com um volume maior de recursos investidos. Hoje a classe política precisa acompanhar a evolução dos tempos, a velocidade da informação. Precisa se conscientizar que aquele eleitor mais distante já vinha acompanhando seu mandato, já conhece sua atuação e cada vez está mais crítico, seja aprovando ou rejeitando uma fala, um posicionamento.  E, de uma forma geral, há um desencanto com a política. O cenário nacional há alguns anos não ajuda e o descrédito se espalha por Sergipe.

Que os analistas e formadores de opinião não se impressionem com as mudanças que a população já poderá promover já em 2018 aqui no Estado. O eleitorado não está buscando apenas gente jovem, mas gente com disposição, com criatividade, com a ficha limpa e espírito empreendedor. É evidente que a conjuntura ainda vai beneficiar muita gente que insiste em não se modernizar, em não enxergar que a política evoluiu. Mas hoje em dia não tem mais “bobo” no mercado e quem fizer esta leitura equivocada poderá ter uma surpresa desagradável no próximo ano. Em meio a tanta tecnologia, a tanta informação, mesmo com toda essa evolução, a melhor pesquisa ainda é conversar e ouvir o povo. Tenho dito…

Veja essa!

Em recente levantamento da Pesquisa Padrão, o nome do ex-vereador de Aracaju, Emerson Ferreira (REDE) aparece muito bem avaliado. Isso é reflexo de uma série de fatores, mas o principal deles é certamente a busca pela renovação do eleitorado.

E essa!

Apesar de Emerson Ferreira aparecer bem neste momento, dificilmente ele conseguirá se estabelecer competitivo quando as candidaturas forem lançadas. Assim como no restante do País, costuma-se polarizar a disputa entre dois grandes grupos.

Sem coligação

Talvez Emerson Ferreira tivesse mais chances de “ascender” na disputa com o fim das coligações. Dentro do sistema político atual, dificilmente a REDE elegerá o futuro governador de Sergipe, mas o resultado na Grande Aracaju é um indicativo de mudança no eleitorado.

Belivaldo Chagas

O vice-governador do Estado segue seu trabalho, administrando interinamente a gestão, cobrando dos auxiliares, mas não deixa por menos as críticas da oposição: semana passada rebateu o senador Valadares (PSB); agora rebate o deputado federal Valadares Filho (PSB); pelo visto o “galeguinho” está escolhendo o adversário para 2018…

Valadares Filho I

Por sua vez, em entrevista na Ilha FM, o deputado Valadares Filho “soltou o verbo” com o Governo do Estado. “Relatei nossa indignação diante do caos administrativo que o nosso estado sofre. Não sei como o governador consegue dormir à noite sabendo que aposentados estão sem receber seus salários enquanto ele tira férias num cruzeiro”.

Valadares Filho II

O deputado também pontuou o que ele entende por “série de desastrosas decisões que levou a prefeitura de Aracaju a frequentar as páginas policiais dos meios de comunicação”. “O pior é que quem sofre com esse despreparo na gestão é o povo da nossa querida capital”, pontuou Valadares Filho.

Senador Valadares

Trabalhando por Sergipe, o senador Valadares anuncia que o Estado vai usufruir de importantes recursos para o seu desenvolvimento regional. “Apresentei emendas individuais à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vão garantir o andamento de obras que mudarão a vida do sergipano como a construção do Canal de Xingó”.

Emendas de bancada

Valadares disse ainda que, atendendo aos interesses do Governo do Estado, “apresentamos (senadores e deputados) emendas de bancada para a duplicação da BR-235, Construção da Ponte Tancredo Neves e Transporte Escolar para a Educação Básica”.

Eduardo Amorim I

Em semana de recesso do Senado Federal, o senador Eduardo Amorim (PSDB) organizou uma extensa agenda de trabalhos e visitas por Sergipe. Entre as visitas programadas, o parlamentar sergipano foi até o Hospital e Maternidade Santa Isabel, na manhã dessa segunda-feira (17), conversar com o diretor José Carlos Pinheiro e coordenadores da instituição.

Eduardo Amorim II

“Fui afirmar que a emenda de R$ 500 mil encaminhada por nós já está em andamento, no processo de liberação. Além disso, já temos verba também para a compra de um tomógrafo. Sou um soldado aguerrido que está sempre à disposição no que for preciso”, afirmou Eduardo Amorim.

José Carlos Machado

Quem segue se movimentando bem, de olho em 2018, é o ex-deputado José Carlos Machado (PSDB). No final de semana, na companhia do senador Eduardo Amorim e dos deputados Valadares Filho e André Moura (PSC), ele prestigiou os festejos do São Pedro de Muribeca e Poço Verde, além da procissão de Nossa Senhora do Carmo, em Carmópolis.

João Alves Filho

A classe política tem insistido em apostar nas pesquisas eleitorais e esquece de ouvir as pessoas, de conversar com o eleitorado e entender exatamente o que ele espera para 2018. Um bom exemplo ainda é o do ex-governador João Alves Filho (DEM). Será que ele está fora mesmo da vida pública ou poderá reaparecer em 2018? Eis a questão…

Unidade do DEM

A Juventude do DEM em Sergipe promoveu um encontro, no final de semana, em hotel da capital, para discutir o futuro do partido em Sergipe. Muitos jovens compareceram ao invento, inclusive representantes do DEM de outros Estados, e pregaram a unidade para iniciar a reconstrução da legenda em Sergipe, visando o processo eleitoral de 2018. As reuniões tendem a ser mensais para avaliar a evolução do movimento.

Capela I

Tem coisas em Capela que não dá para explicar: enquanto Correia dos Oito Baixos é homenageado em escolas,  pela Secretaria de Estado da Cultura e por empresas privadas, tendo inclusive sua obra analisada em tese de doutorado devido à sua contribuição de 52 anos à cultura nordestina, o grupo que comanda o município sequer o contratou para os tradicional São Pedro.

Capela II

Para piorar a informação é que o mesmo agrupamento acumula quatro dívidas com Correia dos Oito Baixos desde 2012, quando o grupo deixou a Prefeitura. Em síntese, não faltou dinheiro para Bell, Leonardo e Aviões, mas não sobra para honrar os compromissos antigos e nem para valorizar o artista local. É Capela voltando a ser princesa…

Emília Correa

A vereadora Emília Corrêa (PEN) cobra a imediata aplicação das placas de cobertura dos pontos de ônibus da Avenida Ivo do Prado. A proteção foi retirada após oferecer riscos às pessoas e até o momento não foram recolocadas.

Sem substituição

Segundo Emília, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), no mês passado, retirou a cobertura atendendo a decisão judicial, devido às péssimas condições de conservação em que se encontravam, inclusive oferecendo risco de vida as pessoas, porém, até o momento, não realizou a substituição.

Sem proteção

Para Emília, o Município de Aracaju já deveria ter realizado as trocas das placas de cobertura, pois tratada-se de paradas bastante frequentadas, que com esse período de chuvas e sem a sua cobertura, deixam as pessoas sem a devida proteção.

João Daniel

Uma extensa pauta foi apresentada pelas entidades que compõem a Frente Brasil Popular de Poço Redondo, durante seminário realizado no município. O evento foi proposto pelo deputado federal João Daniel (PT), mediante solicitação da FBP, e realizado através da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), da Câmara dos Deputados.

Debate

O auditório do Teatro Raízes Nordestinas, onde o evento foi realizado, ficou lotado por representantes de movimentos sociais, associações e moradores do município que foram participar do debate, que teve na abertura a apresentação dos jovens do Grupo de Teatro Raízes Nordestinas e militância do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Defensoria I

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe está colhendo as declarações dos ocupantes do Loteamento Marivan, em Aracaju, sobre possíveis excessos por parte da Polícia Militar durante a execução do cumprimento da liminar de reintegração de posse do local, ocorrida no último dia 12.

Defensoria II

Segundo o defensor público que está atuando no processo de reintegração e que acompanhou a retirada das famílias do local, Gustavo Dantas, houve relatos dos ocupantes da existência de excessos por parte da Polícia Militar. “As famílias relataram excesso por parte da Polícia, como tiros de borrachas, gás lacrimogêneo e spray de pimenta, mas quando chegamos ao local conseguimos acalmar as coisas e parar a violência”.

Anderson de Tuca

Com o propósito de ouvir os moradores e buscar soluções para os problemas apontados, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) visitou o conjunto Manoel Preto, situado no bairro Industrial. Obras de saneamento básico e infraestrutura foram as principais queixas ressaltadas pela população. De acordo com o parlamentar, todas as demandas serão encaminhadas, através de requerimentos de sua autoria, para os setores competentes. “Farei o possível para que essas reivindicações sejam atendidas o quanto antes. Em reunião com Sérgio Ferrari, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vou expor a situação e cobrar a execução da obra”, pontuou.

IFS

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância está com inscrições abertas para o Processo Seletivo dos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada. Ao todo, estão sendo ofertadas 105 vagas para as áreas de Eletrotécnica, Edificações e Aquicultura no turno diurno, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2018.

Pagamento

As inscrições acontecem até o dia 15 de agosto, através do site www.ifs.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 5,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil. O pagamento da GRU poderá ser efetuado até o dia 17 de agosto.

Isenção

Os pedidos de isenção da taxa serão feitos presencialmente no período de 3 a 21 de julho, no horário das 8h às 11h e das 14h às 16h. Os critérios para concessão da isenção constam no edital do processo seletivo. O Campus Estância está localizado na rua Café Filho, 260, bairro Cidade Nova.

Róbson Viana

O deputado Robson Viana (PEN), esteve na SEINFRA, em reunião com o secretário Valmor Barbosa e o prefeito de Campo do Brito, Marcell Moade Souza (PSDB), para tratar de demandas do município. O secretário, sensível às necessidades, falou sobre o momento delicado em que vive o Estado e disse que as prefeituras são parceiras nas soluções dos problemas apresentados. Disse que o governo está empenhado, na medida do possível, para tentar atender as demandas.

Governo do Estado I

O Governo autorizou a implementação de mais três planos de investimentos do Projeto Dom Távora nos municípios de Pacatuba e Brejo Grande, na região do Baixo São Francisco. Os agricultores familiares receberam incentivo para a produção com a distribuição de sementes e a assinatura de plano de negócios, o qual beneficiará 126 famílias, cerca de 630 pessoas.

Governo do Estado II

“O governador Jackson Barreto fez um esforço muito grande para trazer esse investimento para região. Ele entendeu que o Baixo São Francisco era importante. É a primeira vez que o Fida atende outras regiões que não seja o seminário. É um dia de extrema importância para o Baixo São Francisco”, declarou o governador em exercício, Belivaldo Chagas.

Prefeitura de Aracaju I

O prefeito Edvaldo Nogueira, em entrevista ao radialista George Magalhães, fez um balanço dos seis primeiros meses da sua gestão, interagiu com os ouvintes e detalhou as ações do governo municipal em suas principais áreas. Ao tratar da limpeza pública, um dos principais temas abordados e que mais gerou engajamento do público, Edvaldo fez um apelo aos cidadãos para que denunciem os casos de descarte irregular do lixo em Aracaju.

Prefeitura de Aracaju II

“Hoje, a coleta domiciliar do lixo está fluindo com normalidade. Os carros estão passando corretamente. Tem uma boa limpeza pública na cidade, mas estamos ainda enfrentando o problema do descarte irregular de resíduos da construção civil. Em menos de dois meses, nós coletamos mais de 6 mil toneladas de entulhos. Mas ainda assim, a situação continua difícil”, completou o prefeito.

Edvaldo Nogueira

“Aquele entulho da construção doméstica, da pequena reforma, é de responsabilidade da prefeitura – e para esta situação, temos as caixas coletoras. Mas o que temos visto é que tem havido descarte ilegal de resíduos por parte de empresas. Por isso, quero pedir a colaboração da população, para que denuncie. A revolta do povo é minha também: é inaceitável que os entulhos sejam jogados nas ruas”, afirmou o gestor da PMA.

Laranjeiras I

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu nesse domingo (16), o 4º Encontro de Cacumbis e Convidados em homenagem a José Santana dos Santos, o saudoso “Mestre Deca”.  Os grupos folclóricos saíram em cortejo pelas ruas da cidade até a Igreja São Benedito, onde foram realizadas manifestações em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. As comemorações celebram também o aniversário de Mestre Deca, que ocorreu no último dia 13.

Laranjeiras II

Após o cortejo e apresentações folclóricas, houve palestras com Irineu Fontes e Janaína Couve, além e homenagens aos Mestres e Líderes e mais apresentações de grupos de vários municípios, além de Laranjeiras, como Itaporanga, São Cristóvão, Lagarto, Itabaiana, Rosário, Barra dos Coqueiros, Aracaju, Japaratuba e Moita Bonita.

Paulão das Varzinhas

O prefeito Paulo Hagenbeck (DEM, o “Paulão das Varzinhas”, enfatizou que esta é mais uma ação pela valorização da Cultura Popular. “Laranjeiras perdeu esse compromisso com a Cultura, com a sua gente. Nós estamos resgatando isso, a essência do nosso povo, valorizando as suas tradições. Estamos trabalhando a autoestima do laranjeirense, prestando esta homenagem a Mestre Deca que faz história com os Cacumbis”.

Cacumbis

Nos dias atuais os Cacumbis têm como objetivo temático a louvação a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, santos protetores dos negros no Brasil. “É uma manifestação coreográfíca onde os seus dançadores são verdadeiros artesões da simetria gestual, utilizando um bailado brejeiro e rico”, explicou o prefeito.

Mestre Deca

Nascido em 13 de julho de 1936, na Fazenda Boa Luz (em Laranjeiras), Mestre Deca é filho de Cândido Ramos dos Santos e Maria São Pedro dos Santos. Ele brincava o Cacumbi desde criança com o grande amigo Zé Macario, conduzido pelo inesquecível Zé de Pita. Durante sua trajetória dedicada ao Cacumbi, Mestre Deca recebeu várias homenagens, Troféus, Medalhas, além de um CD gravado com as canções e louvores do folguedo.

OAB I

A Comissão Regional de Estância da OAB/SE encerrou na última quinta-feira de julho, a Campanha do Cobertor, que viabiliza a distribuição dos cobertores e agasalhos para população carente da região. A iniciativa mobilizou vários advogados do município. Sobre a iniciativa, o presidente da Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota declarou, “o projeto foi um sucesso. Conseguimos distribuir agasalhos em hospitais, na rodoviária e em comunidades carentes da cidade”.

OAB II

No próximo dia 25, a mediação e a arbitragem no mercado de trabalho será tema de mais um curso presencial da Escola Superior de Advocacia de Sergipe. Os participantes do evento contarão com a palestra da mediadora judicial, Laura Amorim, que também é doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino. Os interessados em participar precisam efetuar a inscrição solidária no site www.esasergipe.org.br e doar kits higiênicos para adolescentes.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES – habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Leia também