Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

PSB não quis João em 2016 e agora deve se fundir com o DEM

Habacuque Villacorte

A política nacional é realmente bastante dinâmica e as mudanças e transformações acontecem numa velocidade impressionante. O cenário com que nos deparamos nas eleições municipais em 2016 poderá ser completamente diferente nos pleitos estaduais do próximo ano. O Congresso Nacional está em “ebulição”, estudando e definindo as “novas regras do jogo”. As informações se apresentam com tanta rapidez que confunde até setores da imprensa, que geralmente cometem equívocos pela especulação, nas previsões de conjecturas. Geralmente a busca pela “exclusiva” contribui muito para essas precipitações…

Mas não é apenas a imprensa que comete alguns equívocos. É comum a gente vê determinados políticos “queimando a língua” em determinados momentos da história. Às vezes excessos cometidos ou alguns gestos deixam marcas por anos e até décadas. As mudanças no processo eleitoral que estão sendo propostas vão inviabilizar o futuro de vários partidos políticos, em especial aquelas legendas pequenas, que geralmente estão “estruturadas” em uma pasta classificadora, sem base fixa, que transitam no mundo político com frequência e de acordo com o “humor” de seu presidente.

Mas todos os partidos vão sentir os reflexos dessas mudanças e uma situação inusitada que está se desenhando no plano nacional, vai criar certo desconforto em Sergipe. No momento, por exemplo, é gigantesca a dissidência de membros do PSB nacional que devem migrar para o DEM. A imprensa nacional já aponta a “fusão” entre os dois partidos como uma situação quase que irreversível. A medida fortalece politicamente ambos e todos estão de olho na eleição presidencial de 2018.

Agora, se confirmada a fusão, veja que situação inusitada em Sergipe: na eleição para prefeito de Aracaju, no ano passado, o então candidato Valadares Filho (PSB), diante do desgaste da administração do ex-prefeito João Alves Filho (DEM), não quis uma aliança com o democrata e negou com veemência qualquer acordo político com a senadora Maria do Carmo (DEM). Para muitos, o marketing massacrante de Edvaldo Nogueira (PCdoB) em cima desta situação, tirou a vitória das mãos do socialista.

Mas e agora? Se DEM e PSB estiverem unidos e, no cenário nacional passarem a ser uma única legenda, teremos João Alves, Valadares, Maria do Carmo e Valadares Filho no mesmo partido? Uma aproximação tão combatida, tão reprimida e rejeitada, por conta do cenário de 2016 evidentemente, e quase que consolidada cerca de um ano depois. Este é um exemplo legítimo de como o cenário político está mudando e ainda vai mudar. E as transformações não devem parar por aí.

Os reflexos serão sentidos com maior impacto nos municípios, em especial, onde as legendas rivalizam. Além disso, são fortes os rumores de que o PSD, dos deputados Fábio Mitidieri e Jeferson Andrade, por exemplo, também entraria nesta composição com o DEM e o PSB. Já imaginou o impacto disto em Sergipe? Nada impossível tendo em vista que o líder nacional do PSD, Gilberto Kassab, antes de criar a legenda, fez história no Democratas. Até outubro, muitas transformações vão acontecer. O momento requer prudência e atenção, em especial para a imprensa. Até para não sair por aí propagando algo que não existe…

Veja essa!

Se confirmada a fusão do DEM com o PSB, ao menos em relação ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), a futura “legenda” não terá dificuldades: seguirá na oposição naturalmente. Os dois partidos fiscalizam e não participam da atual administração municipal…

E essa!

Já em relação ao governo de Jackson Barreto (PMDB) é preciso ficar de olho no encaminhamento que será dado caso se confirme a fusão nacional. O PSB faz oposição ativa ao governador; o DEM não “morre de amores” por JB, mas também não faz contestações ao chefe do Executivo…

PSD

Apesar do assunto não ser tratado em Sergipe, em Brasília já existem conversas para que o PSD participe desta “fusão” com o PSB e o DEM. Aqui no Estado, o partido tem “grandes fatias” nas gestões de JB e de Edvaldo Nogueira.

Não ficam

Certamente se confirmadas estas transformações, membros como Jeferson Andrade e Fábio Mitidieri não ficam no PSD e podem “desembarcar” em outra legenda. O problema é que atualmente eles “dão as cartas” no partido e podem passar para a condição de comandados em outro partido…

Exclusiva!

Diante destas mudanças no cenário nacional, uma fonte bem avisada do Palácio de Despachos sentencia: não existe mais possibilidade de Jackson Barreto deixar o PMDB e ir para o PODEMOS. “Seria trocar o certo pelo duvidoso”, explica.

Não Podemos I

Outra fonte, agora do PMDB, procurada por este colunista, não apenas ratifica a informação como assina em baixo. “A saída para o PODEMOS era algo que muitos membros, fiéis ao governador, eram contrários. Não podemos ir e teríamos dificuldades para 2018”, explicou.

Não Podemos II

Um grupo respeitado de peemedebistas teria colocado para Jackson Barreto que respeitaria sua ida para o PODEMOS, mas antecipou que não deixariam o PMDB. A turma teme as incertezas da nova legenda e não confiam em um projeto liderado por Sukita no Estado.

 

Belivaldo Chagas

O vice-governador pode não aparecer bem nas pesquisas de intenção de votos, por enquanto, mas o fato de ser “criatura” na história do PSB, conhece muito bem as estratégias e gestões do “criador” Antônio Carlos Valadares. Não deve ser subestimado…

Bomba!

As expectativas financeiras do Governo do Estado continuam não se concretizando e as previsões para os salários dos servidores de julho, que serão pagos em agosto, são ainda piores. Além do atraso comum, parcelamentos não estão descartados. Os aposentados e pensionistas só recebem neste sábado (21) a segunda metade dos salários de junho…

Crise financeira

É bom os servidores dos demais poderes irem se acostumando: em agosto os repasses do duodécimo pelo governo do Estado devem ser retardados novamente. Muita gente terá que pagar juros dos cartões de créditos e acumular contas atrasadas. É bom tentar modificar as datas de vencimento…

Violência I

Quando este colunista propaga a falta de controle dos órgãos da Segurança Pública em Sergipe não está exagerando: quarta-feira (19), no início da tarde, no meio da feira livre do Conjunto Augusto Franco, dois homens armados deflagraram vários disparos contra um feirante e as balas atingiram outras pessoas de raspão.

Violência II

Não se sabe as razões para o crime, mas o feirante foi levado às pressas para a UPA do Augusto Franco. Os suspeitos não foram identificados e conseguiram fugir. O “tiroteio” gerou bastante confusão no meio da feira, quando feirantes e consumidores entraram em desespero e buscavam se proteger dos disparos. A violência, infelizmente, está em todos os lugares…

Violência III

Outro fato lamentável aconteceu com um turista na Orla de Aracaju. Três homens teriam esfaqueado a vítima, que certamente resistiu a um assalto. Para um Estado que já conta com uma política de turismo bastante acanhada, este incidente prejudica ainda mais a imagem de Sergipe lá fora…

Emília Corrêa

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), lamenta que ainda esteja faltando remédios e insumos nas unidades de saúde da capital, o que vem causando sofrimento aos usuários que continuam sofrendo com a interrupção dos seus tratamentos. Segundo Emília, com falta constante de medicamentos nos postos de saúde de Aracaju, a vida das pessoas não tem sido fácil, porque além de lutar contra algum problema de saúde, existe o desafio de encontrar os remédios para o tratamento.

Descaso

“As pessoas não aguentam mais isso; é um descaso. Todos os dias hipertensos e diabéticos saem das unidades sem medicamentos e isso um grave atentando ao direito fundamental a saúde garantido pela constituição federal; estão brincando com a saúde do povo”, pontuou. De acordo com Emília, a reclamação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é geral.  A população diariamente recorre aos meios de comunicação para fazer denúncias com o objetivo de pedir socorro e a atenção dos gestores para esse grave problema.

Thiago Batalha

O vereador Thiaguinho (PMB) solicitou à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), através de indicação protocolada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a revitalização da faixa de pedestre situada próxima à Unidade de Saúde da Família Sinhazinha, no bairro Grageru. O parlamentar retornou ao local e constatou que os serviços já foram executados.

Juvêncio Oliveira

O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) está otimista com a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e acredita que o chefe do Executivo tem se movimentado para diminuir as dificuldades do povo, enfatizando que as conquistas contemplam a todos e não apenas a administração municipal.

Edvaldo Nogueira I

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com professores da Universidade Federal de Sergipe, responsáveis pela elaboração do Plano Integrado de Saneamento de Aracaju. O encontro, do qual também participaram secretários municipais, serviu para que a atual gestão pudesse ter conhecimento mais aprofundado do projeto e para discutir possíveis adequações ao Planejamento Estratégico do município antes de ser enviado à Câmara de Vereadores para apreciação.

Edvaldo Nogueira II

“Queremos encontrar o melhor caminho para a cidade, considerando todas as condições geográficas, sociais e até históricas. Por isso ampliar a discussão sobre este Plano de Saneamento é tão importante para que, a partir do diagnóstico correto e preciso, a gente encontre as soluções para os problemas da cidade”, afirmou Edvaldo.

Amorim I

O senador Eduardo Amorim (PSDB), em entrevista, afirmou que seu nome continua à disposição do grupo para candidatura a governo e disse ainda que o Estado está à deriva. O parlamentar lembrou que durante a campanha de 2014 falou apenas a verdade. “Tenho a consciência tranquila. Eu me preparei para ser governador há quatro anos e continuo me preparando. Tudo o que eu falei sobre este governo concretizou-se”.

Amorim II

O senador disse ainda que um governador precisa respeitar os servidores públicos e os aposentados. “É uma vergonha. Se eu fosse governador, fazia um decreto que o meu salário só fosse pago depois que todos os servidores públicos recebessem”, garantiu Eduardo. O parlamentar afirmou que no recesso dos trabalhos em Brasília, ele continuará visitando os municípios.

Abrahão Crispim

A Academia Itabaianense prestará uma homenagem ao acadêmico Abrahão Crispim de Souza (in memoriam), que ocupava a cadeira número 19 da Arcádia cujo patrono é o poeta e cronista José Crispim de Souza, seu pai. A homenagem será no próximo dia 28, no salão nobre da Câmara Municipal de Itabaiana, a partir das 19 horas,

Homenagens

O necrológio será proferido pelo presidente da academia, Vladimir Souza Carvalho. Outros acadêmicos que conviveram com a vida aventurosa do homenageado, farão uso da palavra. A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição tocará peças clássicas louvando o imortal. Um grupo de teatro apresentará peça com momentos representativos da trajetória guerreira de Abrahão.

Márcio Macedo

O vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, em entrevista, tratou do bloqueio dos bens e das contas de Lula, por decisão do juiz Sérgio Moro. Márcio participou do ato em defesa do ex-presidente, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). “O novo capítulo da condenação de Lula, com o bloqueio de seus bens, é calcada na mentira, alicerçada na vingança e realizada para esconder as contradições do processo”, afirmou Márcio, ressaltando que é preciso denunciar o “absurdo e a arbitrariedade” do julgamento.

Laranjeiras I

Foi assinado no gabinete do prefeito municipal, um convênio entre a Prefeitura de Laranjeiras e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que tem como objetivo a coordenação e mobilização de meios para promover a Assistência Técnica pública e gratuita às famílias de baixa renda, para o projeto de habitação de interesse social da nossa cidade. Essa parceria é pioneira no Estado de Sergipe.

Laranjeiras II

O reitor da UFS, Ângelo Antonielli vê na assinatura do convênio como uma evolução na gestação pública e no crescimento da cidade. Para ele, a aproximação entre a Prefeitura e a Universidade só trará benefícios à cidade. “Estamos criando esta aproximação com o município. Este convênio é de extrema importância para a nossa sociedade”, entende.

Paulão das Varzinhas

Já o prefeito Paulinho das Varzinhas ressaltou que é um momento importante de integração, compromisso, articulação e responsabilidade da universidade com a prefeitura municipal. “É uma grande satisfação para mim assinar um convênio que possibilitará um grande impacto social na nossa cidade, ajudando muito mais pessoas”, afirmou o prefeito Paulão.

Presenças

Estiveram presentes no evento grande parte do secretariado municipal, a vice-prefeita Suely da Escolinha (DEM); a primeira dama Marta Hagenbeck; o deputado estadual Paulinho Filho; além do diretor do Campus da UFS (Laranjeiras), professor Gilson Rambell, e da pró-reitora de extensão, professora Alaíde.

Carira Cidadã

A Prefeitura Municipal de Carira lança nessa sexta-feira (21), na praça de eventos da cidade, o programa “Carira Cidadã”. Na oportunidade serão divulgadas as obras e serviços que serão desenvolvidos no município com os 14 milhões de reais destinados a melhoria da vida da população de Carira, dinheiro que será empregado para gerar emprego e renda para a população carirense. Ainda no lançamento serão entregues a alunos da rede municipal cerca de 30 tablets, que serão sorteados antes da divulgação da programação de uma das festas mais tradicionais da cidade, a Festa do Vaqueiro.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES – habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também