Aracaju, 7 de maio de 2024
Search

Edvaldo terá como vice-líder o mais “Alvista” dos vereadores

Para muita gente o primeiro ano da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) é apenas a continuidade do quarto e último ano da administração do ex-prefeito João Alves Filho (DEM), que por sinal, ficou bastante abaixo da média. Muitos dos problemas verificados no município em 2016 foram repetidos ou persistiram esse ano. Se para muitos o democrata representava o “atraso”, algo ultrapassado do ponto de vista político e administrativo, a gestão do comunista é uma decepção e frustra pela falta da “transformação” tão prometida durante a campanha eleitoral.

Em entrevista, Edvaldo se vangloria porque está limpando a cidade e porque está pagando os salários do funcionalismo público em dia. Com todo respeito, estas já são atribuições do cargo de prefeito e não chegam a impressionar. Pelo volume de promessas feitas no ano passado, esperava-se muito mais da atual administração que sequer está pagando o piso do magistério. A cidade segue esburacada, sem mobilidade, com problemas de coleta de lixo, sem mudanças no transporte coletivo e com um “salgado” reajuste da tarifa.

Para fortalecer a teoria de que a gestão do PCdoB sinaliza a continuidade da gestão do DEM na Prefeitura de Aracaju, nessa quarta-feira (20), Edvaldo Nogueira convidou o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) para ser o seu vice-líder na Câmara de Aracaju, para ajudar na interlocução entre os poderes Executivo e Legislativo do município. Nada contra o parlamentar, mas é inevitável lembrar que Thiaguinho é filho do comunicador Carlos Batalha, porta voz da família Alves e um dos maiores críticos das gestões de Edvaldo à frente da PMA.

Em síntese, para melhorar o relacionamento com os vereadores de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira passa a ter como vice-líder na Câmara Municipal um dos mais “Alvistas” dos parlamentares. Fazendo justiça, não apenas Thiaguinho, mas a maioria dos vereadores eleitos pela oposição também está na base aliada. Para quem foi para as ruas, para quem se manifestou nas redes sociais ou questionou na imprensa a gestão de João Alves Filho, agora deve assistir “mais do mesmo”, a continuidade da gestão anterior, com as mesmas práticas e, praticamente, os mesmos agentes políticos…

Veja essa!

No momento em que a presidente do DEM, Ana Alves, se posiciona sobre a presença da senadora Maria do Carmo (DEM) no evento de Valadares Filho (PSB) no Iate Clube, na campanha eleitoral de 2016, o prefeito Edvaldo Nogueira convida o “Alvista” Thiaguinho Batalha como seu vice-líder na CMA.

E essa!

É inegável a aproximação da senadora Maria do Carmo do governador Jackson Barreto (PMDB) e, pelo visto, em breve, o DEM deverá ter maior participação também na gestão de Edvaldo Nogueira. É a política girando rapidamente…

Exclusiva!

Em conversa com este colunista, o deputado estadual Jairo de Glória (PRB) descartou que exista um entendimento para que Heleno Silva (PRB) venha a ser candidato a vice-governador em 2018. O parlamentar sentenciou que o ex-deputado federal será candidato a senador da República.

Bomba!

Jairo de Glória explicou que a possibilidade de Heleno ser candidato a vice-governador sequer foi tratada dentro do partido e que sua candidatura ao Senado é algo praticamente irreversível. “A nossa intenção é que Heleno seja candidato a senador junto com o governador Jackson Barreto. Não vamos abrir mão deste espaço na chapa”.

Jairo de Glória

Questionado se haverá espaço na chapa para o PRB, o deputado foi enfático: “nosso objetivo é seguir com este projeto e pretendemos ter Heleno como candidato a senador. Vamos trabalhar para isso. Se não for possível, poderemos fazer uma avaliação do cenário”.

Não pagou

Até a noite dessa quarta-feira (20) a empresa Niltek, que tem contrato com a Secretaria Municipal de Assistência Social em Aracaju, ainda não havia regularizado os salários das 40 cuidadoras sociais que estão em atraso desde o início do mês.

Paralisação

As cuidadoras têm jornada de 12 horas de trabalho nas casas-lares e abrigos. Mas estão sem receber os rendimentos e o ticket alimentação. Em desespero, as trabalhadoras já ensaiam uma paralisação para esta sexta-feira (22), caso a situação financeira não seja regularizada.

 Falta de respeito

Este colunista lamenta a falta de compromisso da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que tanto se vangloria pelos salários em dia dos servidores e que não consegue regularizar os repasses dos contratos com terceirizados. Muitas dessas cuidadoras estão passando dificuldades até para a alimentação.

Faturas em atraso

A informação é que a empresa não quer pagar as funcionárias porque a Prefeitura de Aracaju está devendo três faturas do contrato. Comenta-se que o mesmo esteja acontecendo com outras terceirizadas que têm vinculo com o município. E viva a “qualidade de vida”…

 Haja busão I

O vereador de Aracaju, Isac Silveira (PCdoB), conseguiu aprovar na Câmara Municipal um projeto que, no mínimo, é bastante inusitado. Segue para a sanção do prefeito o PL que versa sobre a instalação de “Bike Racks” nos veículos do sistema de transporte coletivo.

 Haja busão II

Em síntese, os passageiros que já sofrem sem conforto nos ônibus que circulam pela capital, ainda terão que dividir espaço com bicicletas. E por mais que digam que elas ficarão na área externa dos veículos, há de se verificar uma série de fatores que inviabilizam a sua aplicação.

Questionamentos

Quem vai garantir a segurança dos pedestres com a implantação destes suportes? Quem responderá por possíveis danos nas bicicletas ou em veículos de terceiros? O motorista terá que descer do veículo toda as vezes em que for solicitado para fixar as bicicletas no suporte? O tempo das viagens sofrerá atrasos? Em caso de furto da bicicleta, as empresas de ônibus terão que arcar com os prejuízos? Isso vai resultar em um novo aumento da tarifa? São questionamentos a serem realizados…

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) protocolou na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que poderá dar transparência nas despesas do Poder Público com a locação de imóveis particulares. O PL nº 146/2017 quer tornar obrigatória a divulgação desses gastos no Estado de Sergipe.

Georgeo Passos II

Caso seja aprovado, o projeto define que os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública devem publicar, nos respectivos portais de transparência na internet, as despesas com a locação de imóveis particulares vigentes e futuros. A informação deve contar o número do contrato, endereço do imóvel locado, nome e CPF do locador, valor do aluguel, bem como os reajustes ao longo dos anos.

Matadouros I

No Estado de Sergipe existem apenas dois frigoríficos legalizados para fazer o abate dentro dos padrões de higiene exigidos pelos órgãos da vigilância sanitária e inspeção animal: o Frigo Serrano, em Itabaiana, e o Nutrial, em Propriá. Todos os demais matadouros não atendem as exigências da portaria 304/96 do Ministério da Agricultura. De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), alguns matadouros já foram fechados e outros estão com prazo para se adequarem.

Matadouros II 

O presidente da Adema, Francisco Dantas, informa que o órgão tem recebido várias solicitações do Ministério Público Estadual (MPE/SE) para realizar a fiscalização desses matadouros inadequados. “Em alguns casos a situação é bastante precária. São várias irregularidades, que vão desde a forma cruel de abate até o manuseio da carne sem higiene. Muitos não têm sequer um local para receber o resíduo líquido e joga os desejos no chão ou em rios, poluindo o meio ambiente”, comentou.

Amorim I

“O debate foi devidamente instalado. Compete agora à sociedade brasileira proceder ao inadiável processo de decisão. Trata-se, afinal de contas, da reforma da Previdência, com o destino da qual estamos todos, a rigor, rigidamente comprometidos”, afirmou o senador Eduardo Amorim (PSDB) durante pronunciamento.

Amorim II

Para ele, a questão da sonegação e da inadimplência da previdência social tem a necessidade de uma gestão eficaz da administração pública. “Não seria exagero reivindicar uma política mais austera no combate às fraudes e às simulações que causam um prejuízo anual de aproximadamente R$ 30 bilhões à Previdência”, disse Eduardo.

Elber Batalha

O vereador Elber Batalha denunciou que o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) está deixando faltar medicamentos essenciais à pacientes renais transplantados. As denúncias partiram dos próprios pacientes, através da Associação dos Renais Crônicos de Sergipe (Arcrese).

Sofrimento

O parlamentar explicou que, além do sofrimento dessas pessoas ao passarem pelo tratamento de hemodiálise contínuo, que compromete trabalho e vida social, quando conseguem o transplante o paciente precisa tomar para o resto da vida medicamentos imunossupressores, para que não haja a rejeição do órgão transplantado, no caso em questão, o rim.

Saúde comprometida

“O Case está deixando faltar esses medicamentos. Existem pacientes transplantados que estão há um mês sem terem o ‘everolimo’, e já com dez dias de atraso para ingerir o medicamento, essas pessoas podem ter seus transplantes comprometidos. Tudo isso por falta de administração do Case com os medicamentos”, alertou.

Cabo Amintas

O vereador Cabo Amintas (PTB) exibiu uma gravação feita no último dia 11, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, localizada no Conjunto Augusto Franco. O parlamentar ressaltou o descaso da Gestão Edvaldo Nogueira com a Saúde Pública e com a população.

Vídeo

O vídeo expôs as precárias condições de trabalho e a negligência destinada aos pacientes da unidade, mostrando ainda um absurdo: sonda vencida sendo utilizada em paciente idoso. Além disso, as imagens revelam a demora no atendimento. Uma paciente aguardava há mais de oito horas pelo atendimento no local.

Vinícius Porto

A atuação do deputado federal André Moura (PSC) em benefício de Sergipe e, particularmente da capital sergipana foi o assunto destacado pelo vereador Vinícius Porto (DEM), que pontuou as ações do líder do Congresso Nacional para atender aos diversos pedidos de ajuda feitos por prefeitos aliados e também adversários políticos.

Emenda

“De forma republicana e, principalmente ciente da sua responsabilidade com o povo de Sergipe, André Moura tem trabalhado para acolher a todos independentemente da sigla partidária ou grupamento político”, afirma o vereador. Atendendo a um pedido do prefeito, André conseguiu a liberação da emenda impositiva no valor de R$ 63,1 milhões para obras de pavimentação, esgotamento sanitário, drenagem e recapeamento asfáltico em Aracaju.

Prestígio

De acordo com Vinícius Porto, o prestígio do deputado André Moura tem sido fundamental para a liberação de recursos que chegam não apenas para atender as demandas de Aracaju, mas também de vários municípios, cujas administrações enfrentam dificuldades diante da crise financeira vivida pelo País.

Falando nele

André Moura assegurou no Ministério da Saúde a doação de um acelerador linear para o Hospital Cirurgia, em Aracaju. A novidade foi confirmada pelo parlamentar após audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em 2012, o Ministério da Saúde lançou o Programa de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no ano passado, adquiriu 80 aceleradores lineares para serem distribuídos a hospitais em todo o Brasil, ao longo de 2017.

Boa notícia

Ao tomar conhecimento da distribuição de alguns destes aparelhos, André Moura se prontificou imediatamente a solicitar um deles para o Hospital Cirurgia, a fim de ampliar o tratamento oncológico no Estado. Cara aparelho custa cerca de R$ 6 milhões. Em média, cada acelerador é capaz de tratar até 50 pacientes por mês.

André Moura

“É equipamento de alta tecnologia, dos mais modernos que há. Estou bastante feliz em poder anunciar a doação ao Hospital Cirurgia, na certeza de que, assim, o hospital dará mais um passo importante para ampliar o atendimento de radioterapia, especialmente voltado às camadas mais pobres da nossa população”, comemorou André Moura.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também