Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Edvaldo quer “emplacar” uma secretária sem popularidade

20

As eleições municipais ocorrem apenas no próximo ano e é um engano pensar que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), não está pensando em sua sucessão. Para este colunista está mais do que claro que o gestor já escolheu sua “alternativa”: a secretária de Saúde da capital, Waneska Barboza. Apesar dos inúmeros problemas que a Pasta enfrenta, há de se reconhecer que ela passou a atuar com mais “independência” após a saída de sua “auxiliar” Mônica Passos.

Só que para sua “aposta” seja exitosa, Edvaldo precisa ser mais convincente, sobretudo dentro do agrupamento político que o apoia. Waneska é avaliada como uma técnica que responde pela Pasta, mas que não tem qualquer popularidade. Ganhou muita visibilidade durante a Covid-19, quando dividia as atenções com o prefeito, em todos os noticiários, quando anunciava campanhas vacinais e os postos de atendimento. Muito pouco, diga-se de passagem, para quem se propõe a dirigir os destinos de uma capital…

Recentemente, Edvaldo enviou para a Câmara Municipal uma proposta de implantar uma PPP (Parceria Público-Privada” dentro da Saúde de Aracaju; um projeto que tem as “digitais” de Waneska Barboza, mas que não foi bem aceito pela maioria dos vereadores da capital. A gestão, que acusou o “golpe”, fala em modernização da infraestrutura para um melhor atendimento da Rede; os profissionais da Saúde insistem que faltam maiores investimentos e priorização da gestão para garantir a eficiência do serviço público.

Agora, a mais nova “investida” de Edvaldo para tentar viabilizar o nome de Waneska em sua sucessão é o lançamento da Maternidade do bairro 17 de Março, iniciada ainda na gestão do ex-prefeito João Alves Filho (in memoriam) e que só agora, no sétimo ano de gestão, e com muitos questionamentos dos órgãos fiscalizadores e dos servidores da Saúde, Edvaldo vai conseguir coloca-la em funcionamento. Mas ainda lhe falta articulação política. Waneska não é o nome que o agrupamento quer apoiar…

Os vereadores Fabiano Oliveira (PP) e Nitinho Vitale (PSD) já se colocaram à disposição; o secretário Zezinho Sobral (PDT) também é lembrado; mas quem tem mais “densidade” é a deputada federal Katarina Feitoza (PSD); o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) se mantém “vivo”, politicamente. Em síntese o grupo tem sim suas alternativas, mas não se vê boas intenções de apoiar um “projeto pessoal” de Edvaldo que, se tem pretensões para 26, precisa pensar grande e “furar a bolha”…

Falando na PMA!

O Ministério Público de Sergipe, por meio da 7ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão – Especializada na Defesa do Patrimônio Público, protocolou uma Manifestação reiterando o pedido liminar formulado na Ação Civil Pública ajuizada no dia 28 de março, que requer a anulação dos processos seletivos lançados pelo Instituto Nacional de Tecnologia em Saúde (INTS), através dos editais de nº 01 (funções administrativas), nº 02 (funções assistenciais) e nº 03 (enfermeiro neonatologista), para contratação de pessoal para a operacionalização da Maternidade Municipal Maria de Lourdes Santos Nogueira.

Olha a Maternidade!

A Promotoria de Justiça reforçou o pedido junto à 18ª Vara Cível de Aracaju, diante da divulgação da inauguração da referida Maternidade prevista para esta sexta-feira (14), com funcionamento a partir do dia 17 de abril. Na ACP, o MPSE relatou uma série de ilegalidades e irregularidades que macularam a seleção de pessoal feita pelo INTS, sob o prisma dos princípios reitores da atividade administrativa, dentre eles, o princípio da legalidade, impessoalidade, publicidade e transparência.

Supostas ilegalidades

Dentre as ilegalidades das regras editalícias e manifestações apresentadas na Ouvidoria do MPSE, estão: não foi informado ao público-alvo o quantitativo de cada função ofertada no edital, seja a título de admissão imediata, como de cadastro de reserva; não foi informado ao público-alvo o salário de cada função ofertada no edital; ausência de número de inscrição para os candidatos efetivamente inscritos; ausência de previsão de fase recursal específica para cada etapa do processo de seleção de pessoal; da prova objetiva realizada pela internet e ausência de gabarito.

“Critérios subjetivos”

Além disso, também foi observado pelo MPSE critérios subjetivos, vagos, abstratos e redundantes da avaliação realizada na terceira etapa, consistente em entrevista telefônica pelo RH (Recursos Humanos).

Veja essa!

O assunto não é posto “às claras”, mas se o governador Fábio Mitidieri conseguir atender aos pleitos do Magistério e dos profissionais da Saúde, a impressão é que ele vai seguir tocando os destinos do Estado dentro da maior tranquilidade e sem o “peso” de uma oposição muito atuante.

E essa!

Os profissionais da Segurança Pública também estão dialogando com o Executivo e há uma sinalização muito positiva, por sinal, ou seja, caminhando bem com os servidores da Saúde, Educação e Segurança, a oposição já fragmentada e diminuída encontrará dificuldades para combater o governo.

Fábio & Déda I

Este colunista atuou muito nos bastidores da Alese quando Marcelo Déda (in memoriam) iniciou seu primeiro governo em Sergipe. Naquele momento, a maioria das forças políticas do Estado estavam com o petista, inclusive o agrupamento liderado pelo empresário Edivan Amorim. Apenas quatro deputados faziam oposição à gestão.

Fábio & Déda II

É bem verdade que tanto Déda quanto sua bancada “volumosa” à época, sofreram um pouco com uma oposição formada por Venâncio Fonseca, Augusto Bezerra, Arnaldo Bispo e Antônio Passos. Os debates no parlamento eram acalorados e interessantes. Repercutiam em todo o Estado, nas rodas políticas e programas de rádio…

Fábio & Déda III

Naquele tempo, ainda assim, Déda tinha maioria folgada e conseguia aprovar seus projetos na Alese com facilidade. É o mesmo cenário atual, só que com uma oposição bem menos experiente. Hoje o nome ainda mais qualificado e com conhecimento profundo sobre o regimento da Alese ainda é o de Georgeo Passos (Cidadania).

Sobre Lagarto

Lideranças do grupo Saramandaia ainda não chegaram a um consenso sobre candidatura, mas há quem aposte na unidade no próximo ano. Enxergam que há um desgaste natural das gestões sucessivas de Hilda Ribeiro (Republicanos) e apostam em um cenário polarizado contra o ex-prefeito Valmir Monteiro.

Questão de Saúde

A grande “dúvida” entre os três agrupamentos de Lagarto é se Valmir Monteiro estará com saúde boa para disputar uma eleição para prefeito da cidade. Se a resposta for positiva, entendem que ele ainda é uma grande liderança. Mas se não tiver condições de disputar, a aposta é por um novo embate entre Bole-Bole e Saramandaia.

Exclusiva!

O que muita gente não comenta, mas que tem um “peso” considerável na disputa pela prefeitura de Lagarto é saber os destinos dos líderes do Grupo Maratá. Na eleição passada eles votaram com Hilda Ribeiro, que conseguiu a reeleição; agora a informação é que o grupo pode apoiar um nome do grupo Saramandaia…

Bomba!

A briga pelo comando do MDB sergipano ainda pode render “alguns capítulos”. A informação é que o ex-governador Jackson Barreto (leia Rogério Carvalho) ajudou ao empresário Sérgio Gama a assumir o comando do Diretório Estadual do partido. Decisão que desagradou o amigo e deputado Luciano Bispo.

Fala JB!

Em conversa com este colunista, Jackson Barreto assegurou que não se movimentou politicamente e que não viajou para a BSB para pedir nada, mas não descartou que a passagem de comando para Sérgio Gama, talvez, tenha a articulação do senador Rogério Carvalho (PT). JB parece viver um “momento zen”, longe de polêmicas…

Alô MPF!

Este colunista foi procurado por moradores do povoado São José dos Náufragos, no Robalo, que denunciam o descumprimento de uma decisão, julgada e transitada da Justiça Federal, impedindo o bloqueio do acesso ao Canal Santa Maria para os moradores da comunidade. O proprietário de uma área que dá acesso ao rio já estaria levantando um muro para consolidar o bloqueio, área que segundo os denunciantes, existe uma demarcação já feita pelo a Emurb de Aracaju.

Bloqueio proibido

Ainda segundo os denunciantes há, na área, uma placa da Emurb informando a todo da proibição de qualquer tipo de bloqueio, sobretudo para pescadores e marisqueiras que usam o rio como sustento e espaço de lazer. O que a comunidade está estranhando seria o suposto “silêncio” do presidente da Associação. Estranho…

PM foi herói!

No último dia 3, o Policial Militar da Força Tática do 8° BPM resgatou três (3) funcionários que ficaram presos no elevador durante incêndio no Hotel da zona sul de Aracaju. O PM em questão foi identificado como Cabo Edler Bruno. Edler, que atualmente está lotado na Força Tática do 8° Batalhão, sede no Parque da Cidade, zona norte.

Fala Edler Bruno I

“Percebi a fumaça que estava saindo pelas janelas, o fogo estava se alastrando muito rápido… No primeiro momento, gritei para tentar identificar se havia algum pedido de socorro (por ser início), depois tentamos alcalmar alguns funcionários que estavam trabalhando na evacuação dos hóspedes que saiam em segurança (havia muita fumaça) pedimos para desligar o fornecimento de energia para evitar que as pessoas utilizassem o elevador e descessem pela escada, como recomenda as normas de segurança e corpo de bombeiros. O alarme foi acionado mas não dava para ouvir direito”, explica o PM.

Fala Edler Bruno II

“Após ter ciência que todas pessoas, funcionários, hóspedes não estavam mais no interior a primeira equipe do corpo de bombeiros chegou (bem rápido por sinal). Passei o relatório para a sargento sobre o que havia sido apurado até então e outras equipes foram chegando para combater o incêndio”, acrescentou.

Fala Edler Bruno III

Em seguida, o PM disse que receberam a informação de que três funcionários terceirizados, que estavam prestando serviço de construção civil e tinham parado para almoçar, ficaram presos em um dos elevadores. “Junto com um dos funcionários do hotel, que tinha as chaves que abria a porta de maneira mecânica, nos dirigimos andar por andar para saber em que parte ficaram presos”.

Elevador preso

“O problema foi que o elevador ficou estacionado entre um andar e outro (entre o 5° e 6°) o que dificulta a abertura com segurança da porta de contenção. Conseguimos contato, por telefone, com o responsável pela parte técnica do elevador que estava a caminho mas preso no trânsito e sem tempo a perder, ele passou as instruções e os 3 colaboradores foram salvos, embora muito desidratados pois estavam em um ambiente confinado com pouco oxigênio como podem ver nas imagens.

Falta de ar!

Apesar do susto eles saíram ilesos, graças a Deus! Já o policial não teve a mesma sorte. Precisou de atendimento de urgência porque ficou com falta de ar devido a inalação da fumaça tóxica expelida durante a brava ação.Mesmo assumindo os riscos da própria vida, não mediu esforços para salvar a vida de três pais de família que passaram momentos angustiantes. A coluna se soma e parabeniza o ato heroico do CB Edler do 8° Batalhão!

Olha a Defensoria!

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por intermédio dos Núcleos da Saúde e da Criança e do Adolescente, estará realizando nesta quinta-feira (13), no Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS), ações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi celebrado no último dia 2. O evento acontece às 9h, na sede do CIRAS localizada na Rua Rosa Azul, nº 360, Bairro Santa Maria, em Aracaju.

Espectro Autista

Familiares e pessoas com Transtorno do Espectro Autista contarão com orientações jurídicas, rodas de conversa e palestras sobre direitos, aspectos psicológicos e de conscientização sobre o tema, bem como a relação com a rede de suporte aos autistas. Participarão do evento defensores públicos integrantes dos Núcleos, e psicólogos. O Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS) conta com Centro de Reabilitação em Saúde e demais projetos de assistência às crianças e adultos com autismo.

Yandra Moura I

A deputada federal Yandra Moura (União) se reuniu nesta segunda-feira, 10, com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro em busca de recursos e parcerias para o estado de Sergipe. O encontro se deu uma semana depois da parlamentar prestigiar a 10ª edição da WTM Latin America, em São Paulo, vitrine da indústria do Turismo.

Yandra Moura II

Yandra apresentou no Ministério algumas demandas dos municípios sergipanos. Segundo ela, fortalecer este setor é uma das suas prioridades no parlamento. “Buscaremos abrir portas para melhorar cada vez mais a nossa infraestrutura e, assim, aumentar o número de turistas em nosso estado. Vamos potencializar tudo que tem de beleza em Sergipe. O turismo é uma potência na geração emprego, renda e no desenvolvimento da economia local, uma verdadeira indústria sem chaminés”, explicou a deputada.

Daniela Carneiro

“O Ministério do Turismo está focado neste sentido. Em breve, farei uma visita à Sergipe para conhecer melhor o trade turístico e para que, de mãos dadas, possamos fortalecer o turismo da região”, garantiu a ministra Daniela Carneiro.

Visita a Sergipe

Yandra Moura reforçou a importância de uma visita da ministra até Sergipe e disse acreditar em uma parceria promissora. “Acredito bastante no apoio do Ministério do Turismo e da parceria com o Governo de Sergipe, através do governador Fábio Mitidieri, do secretário do Turismo, Marcos Franco, de Gustavo Paixão, Daniela Mesquita e todos que compõem a pasta. Através desse incentivo criaremos melhores condições para alavancar e estruturar os pontos turísticos deste lugar único que é o nosso Sergipe”, concluiu.

Paulo Júnior I

O deputado estadual pelo PV, Paulo Júnior, cobrou informações da Secretaria Estadual da Saúde sobre leitos de UTI pediátrica e funcionamento de elevadores no hospital João Alves. Paulo falou que gostaria de comemorar os cem dias de gestão de Mitidieri, mas os problemas em serviços públicos são impeditivos.

Paulo Júnior II

“Gostaria de estar aqui comemorando os cem dias de governo, mas não é possível porque, diariamente, recebemos denúncias de falta de remédio, de falta de condições de trabalho. Estamos acompanhando o crescimento de casos de Síndromes Respiratórias em crianças, quantos leitos de UTI pediátrica temos e qual o planejamento da Secretaria de Estado?”.

Danielle Garcia I

A secretária de Políticas para as Mulheres, a delegada Danielle Garcia, participou do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres, em Brasília. O evento foi promovido pelo Ministério das Mulheres e permitiu um intercâmbio de ideias e projetos que estão sendo desenvolvidos e/ou planejados para garantia dos direitos da mulher brasileira.

Danielle Garcia II

“Tivemos essa troca de experiências com a ministra Cida Gonçalves e demais gestoras de pastas e órgãos voltados à promoção das políticas para as mulheres. Retornaremos para Sergipe com muito mais conhecimento na bagagem para ampliar o nosso trabalho e desenvolver mais ações e projetos voltados para as sergipanas, além de seguir defendendo os seus direitos”, destacou Danielle, que estava acompanhada da gerente do Observatório Beatriz Nascimento, Erika Leite.

Danielle Garcia III

Ainda em Brasília, Danielle Garcia esteve na Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese) para tratar de recursos para a implantação de diversas políticas públicas para as mulheres. Ela foi recepcionada pelo secretário Executivo, Luciano Filho, e pela superintendente da Serese, Jacqueline Caldeira. “Conversamos sobre este tema, além de tratarmos sobre projetos voltados para a saúde da Mulher e a importância de articulações políticas junto à bancada sergipana no Congresso para garantia de emendas federais que viabilizem a ampliação das políticas voltadas para as mulheres do nosso estado”, detalhou Danielle.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também