Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Escândalos do PT vão fragilizar Edvaldo Nogueira! Sentimento de repulsa ao partido é grande em Aracaju!

É fato! A oposição explora muito bem as falhas da administração do prefeito João Alves Filho (DEM) em Aracaju. Um dos que mais vem tirando proveito disso é o pré-candidato a prefeito, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Setores da imprensa, formadores de opinião, artistas, professores, sindicatos e movimentos sociais trabalham abertamente contra o democrata e, ao mesmo tempo, defendem com vigor o retorno da dobradinha PT e PCdoB para comandar a Prefeitura da capital. Por sua vez, há uma falha grotesca na estrutura de comunicação da PMA que, num primeiro momento, não conseguiu transmitir o que vinha sendo feito, desenvolvido, até para que a população tivesse conhecimento.

Hoje a Prefeitura tenta convencer as pessoas de que muito foi feito, sendo que a oposição desde o ano passado vem tentando incutir para as pessoas que o prefeito não havia cumprido muito do que prometera na campanha eleitoral de 2012. Em síntese, depois que parte da população criou um conceito da gestão, graças ao trabalho de “formiguinha” da oposição, a comunicação da PMA tenta agora reverter o cenário, mostrando a “toque de caixa e repique de sino” que as “pessoas não sabiam, mas agora sabem”. Em sua propaganda oficial, a própria comunicação entrega que errou e que agora tenta corrigir o equívoco e isso prejudicou muito o prefeito.

Mas para este colunista, apesar dos equívocos, o prefeito João Alves Filho continua com chances reais de vencer a eleição. É preciso entender que Zezinho Sobral (PMDB), por exemplo, já está fora do processo; que o senador Eduardo Amorim (PSC), longe de Sergipe, não demonstra aptidão para disputar a eleição; Dr. Emerson Ferreira (REDE) e a Frente de Esquerda terão os tradicionais “votos de protesto”; e o deputado federal Valadares Filho (PSB), mesmo pré-candidato desde janeiro, até agora não emplacou seu nome e hoje está colocando na balança o apoio do Grupo Amorim ou a aliança com a Família Mitidieri. Tudo isso acaba beneficiando o democrata na disputa.

Outro aspecto importante: apesar de Edvaldo Nogueira trazer consigo o apoio do governador Jackson Barreto (PMDB), apesar de ter Eliane Aquino como candidata a vice-prefeita, ele ainda encontra fortes resistências dentro do seu agrupamento. Setores do PMDB e do PT, que queriam Zezinho Sobral, ainda não digeriram a escolha do governador e grupos como o PRB e o PDT tendem a apoiar outras candidaturas. Mas além de tudo isso, este colunista chama atenção para outro detalhe: Edvaldo deixou a PMA em 2012 profundamente desgastado, com o sistema de transporte público deficitário, com o trânsito também problemático e com uma série de obras paradas, mesmo com o dinheiro em caixa.

Se a comunicação da PMA se atentar para isso e se o pré-candidato Valadares Filho assumir a postura de quem quer ganhar a eleição, Edvaldo enfrentará muitos problemas. Sem contar que a questão nacional também pode prejudicar e muito o pré-candidato do PCdoB. Em agosto, se confirmado o afastamento em definitivo da presidente Dilma Rousseff (PT), a situação se complica para o comunista. Sem contar que, na capital, mesmo com o desgaste de João Alves, há um sentimento de repulsa ao PT e boa parte de seus líderes políticos. Sendo assim, não é nenhum exagero dizer que, quantos mais escândalos implodirem no cenário nacional, mais efeitos sentirá a campanha de Edvaldo. Pode até ser que ele vença a eleição em Aracaju, mas não há como negar que tudo isso o fragilizará bastante. É esperar para ver…

Veja essa!

O prefeito João Alves Filho negou que tenha oferecido cargos em troca do apoio do prefeito Fábio Henrique (PDT) e de outras legendas para a eleição municipal. Este colunista anunciou ontem que teria sido oferecido a Emurb e a Secretaria de Educação (de porteiras fechadas). Viriam, além do PDT, PSL, PPL e PSDC.

E essa!

Apesar da negativa do democrata, este colunista pontua: Fábio Henrique já comunicou ao governador Jackson Barreto que não se sente muito confortável em apoiar a pré-candidatura de Edvaldo Nogueira por conta da eleição municipal em Socorro. JB o teria sugerido que apoiasse Valadares Filho, mas vetou qualquer aproximação com o prefeito de Aracaju.

Avaliação

Se Fábio Henrique tem a previsão de Jackson apoiar a pré-candidatura de seu irmão, Adilson Júnior (PDT), para prefeito de São Cristóvão, e se mantém na administração estadual a estrutura da Secretaria de Turismo, além de outros cargos, para correr o risco de ir de encontro ao governador e ficar com João Alves, certamente ele teria que ter algum retorno para abrigar seu agrupamento político, ou não?

Socorro

Após muitas especulações, ontem veio a confirmação que o prefeito Fábio Henrique (PDT) de apoiar a pré-candidatura de Zé Franco (PSDB) para prefeito de Socorro, indicando Klewerton Siqueira (PDT).

Dobradinha

A informação é que partidos como PRB, PDT, PSC e PSB estarão juntos em Socorro apoiando o projeto de Zé Franco e podem repetir a “dobradinha” em Aracaju. O “articulador” dessa aliança é o líder do governo do presidente Michel Temer (PMDB), na Câmara Federal, deputado André Moura (PSC).

 

Chapinha

Dentro desse cenário, com o PDT apoiando Valadares Filho, está se costurando uma chapinha para vereador com o PRB, PPL, PRP, PSL e PSDC. O PDT faria parte do chapão com PSD, PSB e PROS.

Coletiva

Fábio Henrique pôs fim ao mistério e sobre Aracaju e amanhã (7), a partir das 7h30, no auditório da AEASE, em frente ao Parque da Sementeira, concederá uma entrevista coletiva oficializando o apoio do PDT à pré-candidatura de Valadares Filho na capital.

João Alves

Por sua vez, o prefeito João Alves Filho esteve em Brasília, nessa terça-feira, acompanhado do deputado estadual Augusto Bezerra e do vereador Agamenon Sobral (ambos PHS) com a Executiva Nacional do PHS, que confirmou o apoio da legenda à chapa João Alves e José Carlos Machado (PSDB) em Aracaju. Machado também participou da reunião na capital federal.

TCE

O Tribunal de Contas do Estado recorreu da decisão do desembargador Ruy Pinheiro, do Tribunal de Justiça de Sergipe, suspendendo julgamento da Corte quanto às contas do hoje deputado Luciano Bispo relativas a 2003, quando ele era prefeito de Itabaiana.

Agravo

A Coordenadoria Jurídica do TCE/SE ingressou com um Agravo Interno solicitando ao desembargador que exerça juízo de retratação ou que remeta os autos para apreciação e julgamento da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Fecomércio

O Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe, Laércio Oliveira, tem a honra de convidar para o Ciclo de Diálogos Empresariais 2016, que ocorrerá às 17 horas, desta quinta-feira (7), no auditório do Sesc/Centro – Rua Senador Rollemberg, 301, 1º Andar, Aracaju.

Desembargadora

A Juíza de Direito titular da 9ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, é a nova Desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A magistrada ocupará a vaga aberta pela aposentadoria do Desembargador Cláudio Déda. A juíza integrou a lista tríplice, definida em sessão administrativa realizada nessa quarta-feira (6), para promoção a Desembargador, pelo critério de merecimento, e além de ser a juíza com maior pontuação (1055,80), entrou pela terceira vez consecutiva na lista e foi promovida ao cargo de Desembargadora.

 

Canindé do São Francisco

O Juiz da Comarca de Canindé de São Francisco, Paulo Roberto Fonseca Barbosa, deferiu parcialmente o pedido liminar ingressado pelo Ministério Público e determinou que a prefeitura do mesmo município efetue o pagamento de todos os servidores públicos, inclusive dos contratados, regularizando a folha de pagamento no prazo de 72 horas, limitando-se à quantia de R$ 45 mil. A penalidade em caso de descumprimento é o pagamento de multa pessoal ao prefeito, no valor de R$ 3 mil por dia de atraso, até decisão de mérito.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também