Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Farra no lixo! A gata, os ratos e o novelo de lã!

No conto infantil “O Gato e o Novelo de lã”, o animal não se contém e vai brincando até entrar em encrencas. Trazendo a “brincadeira” para o mundo político sergipano, eis que este colunista fez algumas “adaptações” na história original, e encontrou uma “versão” que retrata bem o atual cenário de denúncias de suposta malversação de dinheiro público e investigações policiais. Com todo o respeito deste colunista, mas é inegável que a delegada de Polícia Civil, Danielle Garcia, nos últimos anos, vem conquistando seu espaço e não apenas por seus “encantos”, mas também pelo desempenho profissional.

A servidora da SSP já foi, inclusive, criticada por este colunista, por cometer alguns “excessos midiáticos”, mas justiça seja feita, exercendo sua função, a delegada faz um trabalho exitoso, ao ponto de ter sua função continuada a frente do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap). Ela tem tido o respaldo dos colegas de profissão, dos sindicatos e movimentos sociais e de uma parcela representativa da sociedade em geral. Danielle Garcia não é apenas mais um “rostinho bonito” dentro de um Distrito, mas vem se impondo com muita técnica, coragem e sagacidade.

Diante da investigação sobre os indícios de irregularidades no contrato emergencial da coleta do lixo e limpeza de Aracaju, ao lado de outros delegados do Deotap, a “gata” Danielle Garcia surpreendeu pelo simples exercício de suas funções, prendeu um dos empresários mais influentes no meio político com atuação no Estado e participou da elaboração de um inquérito policial revelador, onde 14 pessoas conhecidas foram indiciadas, sem contar que o presidente da Câmara Municipal, vereador Josenito Vitale (PSD), o “Nitinho”, e o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PCdoB).

O aracajuano ficou estarrecido com o que acabou sendo revelado durante a investigação. A “gata” e sua equipe desvendaram, interceptando ligações telefônicas, que os “ratos” estavam fazendo a festa no meio do “lixo de Aracaju”. Teve “ratinho” atuando por anos, brincando com o “novelo de lã”, talvez apostando sempre na impunidade, na força do poder econômico. E quanto mais os “ratos” comiam, mais “fome” eles tinham. E em meio a tanta “podridão”, no submundo do lixo, há ainda a suspeita de que esse mesmo “lixo” tenha sido decisivo na campanha eleitoral de 2016.

São fortes os rumores, segundo o inquérito policial, de que os “ratos” fizeram festa com o “queijo do reino” na semana decisiva. Para apurar tudo isso, a não menos “gata” e procuradora da República, Eunice Dantas, já anuncia que vai abrir um procedimento eleitoral para investigar se houve “doação de queijo” para os “ratinhos” famintos de atenção, de gestão, de eficiência nos gastos públicos e de qualidade de vida. Com uma seleção de “delegatas” na SSP, a expectativa é que esses “ratos” não terão vida fácil no decorrer das investigações aqui no Estado.

Mas Sergipe inteiro está acompanhando esse processo, essa situação e percebeu que os “ratinhos” ficaram assustados. Essa turma “roeu” enquanto pode o erário público e agora temem o risco de serem recolhidos pela “carrocinha”. É importante que o Deotap atue, que o MPF fiscalize e que a verdade prevaleça. Quem for inocente, que mantenha a tranquilidade. Quem tiver culpa no cartório, que se prepare para a inevitável “castração”. A política está mudando, os tempos são outros e Sergipe não é uma “ilha de impunidade”. Que a “delegata” Danielle Garcia se aprofunde no lixo de Aracaju. Quem sabe ela não encontra algum “vestígio” da “roupa nova do Rei de Roma”…

Veja essa!

O empresário José Antônio Torres, proprietário da empresa TORRE, depois teve sua prisão preventiva revogada, apresentou uma impressionante melhora no seu quadro clínico e já recebeu alta do hospital. A decisão judicial fez bem ao coração…

E essa!

Será que todo preso da estrutura prisional de Sergipe, que apresentar um problema de Saúde, sobretudo uma dor no peito, será encaminhado para o hospital Cirurgia e permanecerá lá internado até que realize todos os exames necessários?

Bomba!

A coluna recebeu a informação que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil teriam interditado o Espaço Gonzagão, no Augusto Franco. O ambiente, que já foi palco da apresentação de grandes artistas da música sergipana e nacional, hoje tem proibição da Secretaria de Cultura até para comercializar bebidas alcoolicas. Realmente aquela área já viveu tempos melhores…

Exclusiva!

Vem aí uma nova batalha nas investigações policiais em Sergipe. A informação é que estão sendo identificadas vários indícios de irregularidades na contratação de shows artísticos, na capital e no interior. É a história do novelo de lã. O “gato” vai fuçando e vai “esticando a corda”…

Posse                       

A Assembleia Legislativa de Sergipe foi notificada da decisão judicial e deu posse a Adelson Barreto Filho (PR), que assume o mandato de deputado estadual. O parlamentar reassumiu a vaga em solenidade rápida no gabinete da presidência. A decisão foi do desembargador Osório de Araújo Ramos.

Indenizar-se           

Os promotores do Patrimônio Público convidam a imprensa para uma entrevista coletiva, nesta sexta-feira (28), às 11 horas, na sede do Ministério Público Estadual. Na pauta novidades sobre a Operação Indenizar-se…

Pesquisa I

Em pesquisa realizada pelo Instituto França de Pesquisas (IFP) no Município de Poço Verde, os entrevistados revelaram suas intenções de votos para os cargos de Governador, Senador e Presidente, nas eleições de 2018. Também foram avaliados os conceitos das administrações do Presidente Michel Temer (PMDB), do Governador Jackson Barreto (PMDB) e do atual Prefeito Iggor Oliveira (PSC).

Pesquisa II

Os dados traduzem uma amostra de 414 entrevistas, num universo de 17.803 eleitores, com uma margem de erro de 4,0% para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada na Sede (centro e bairros) e nos Povoados (maiores e mais representativos) do Município.

Governo Federal

No levantamento 54,3% avaliam a gestão do presidente Michel Temer como péssima; 23,6% avaliam como ruim; 11,8% como regular; 5,4% como boa; 4,6% não sabem; e 0,4% como ótima.

Governo do Estado

Ainda na pesquisa, agora sobre o governo de Jackson Barreto, 26,4% avaliam como regular; 25% como péssimo; 18,6% como ruim; 15,4% não sabem; 13,9% avaliam como boa a gestão; e 0,7% entendem o governo como ótimo.

Induzida Governo I

Na pesquisa induzida para governador em 2018, 41,8% não sabem em quem votar; 33,6% votam em Eduardo Amorim; 18,6% votam em branco, nulo ou nenhum deles; 6,1% optam por Belivaldo Chagas para o governo.

Induzida Governo II

Em um outro cenário para governador 49,3% não sabem; 25,7% votam em branco, nulo ou nenhum deles; 17,5% votam em André Moura para governador; e 7,5% votam em Belivaldo Chagas.

Senado Federal

Na pesquisa para senador, 31,2% não sabem em quem votar; 20,3% votam em Eduardo Amorim; 13,1% votam em Valadares; 12,3% votam em branco, nulo ou nenhum deles; 10,4% votam em Jackson Barreto; 6,1% votam em André Moura; 4,8% votam no Pastor Heleno Silva; e 1,9% votam em Rogério Carvalho.

Presidência da República

Neste mesmo levantamento, 67,1% votam em Lula para presidente da República; 20% não sabem ou estão indecisos; 4,3% votam em Marina Silva; 3,6% votam em branco, nulo ou nenhum deles; 2,9% votam em Aécio Neves; 1,1% votam em Bolsonaro; 0,7% votam na reeleição de Michel Temer; e 0,4% votam em Ciro Gomes.

Rombo

Um ex-prefeito sergipano, metido a honesto e que ampliou seu patrimônio após quatro anos de gestão, deixou a gestão com um rombo de R$ 20 milhões, aproximadamente, com o INSS. Quando os fatos vierem à tona, há quem diga que vai faltar espaço no distrito policial do município…

Capela

Este colunista questiona: a Secretaria de Segurança Pública vai se pronunciar quando sobre a fraude criada em Capela, durante a posse da nova prefeita, conforme resultado da perícia feita? Quem será responsabilizado pelo dano ao patrimônio público? Quem arcará com o prejuízo?

Laranjeiras I

A administração municipal de Laranjeiras, na gestão do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, juntamente com o secretário de Agricultura, Hemetério, distribuiu, com recursos próprios, sementes de milho para os agricultores da sede e de todos os povoados do município.

Laranjeiras II

Na ação, foram beneficiados pequenos agricultores dos povoados Mussuca, Cedro, Gameleiro, João Sapateiro, Linha Verde, Camaratuba, Pedra Branca, Salinas e Machado. E o benefício não se estende apenas à distribuição de sementes, mas a Prefeitura disponibilizou um trator para deixar os terrenos aptos para o plantio do milho.

Paulão das Varzinhas

“Nós temos consciência das dificuldades desses agricultores diante dessa estiagem e resolvemos investir recursos do município para amenizar o sofrimento dessas pessoas. Nossa intenção também é tornar a Prefeitura uma parceira destes agricultores”, destacou Paulão das Varzinhas, que tem como meta atingir mais de 400 dos pequenos agricultores de Laranjeiras com a ação.

Geração de renda

Por sua vez, o secretário de Agricultura destacou outro ponto relevante na ação da prefeitura. “Esse milho sendo plantado agora, já poderá dar frutos no São João. A gestão municipal de Laranjeiras foca também na garantia de uma renda extra para essas famílias no período junino. Ganham todos com esse suporte dado pelo município aos pequenos agricultores”.

Luciano Bispo I

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), acompanhou o governador Jackson Barreto em visita ao município de Itabaiana. “Inicialmente visitamos as instalações do Shopping Peixoto que já está em fase final de construção, onde em breve estará à disposição de toda a sociedade Sergipana”.

Luciano Bispo II

O deputado disse ainda que o governador ficou encantado com a grandeza do empreendimento, que disponibilizará serviços do Estado através de pontos do CEAC, Detran e Banese. “É compromisso do governador Jackson Barreto no que lhe compete, viabilizar junto aos órgãos do estado o que for necessário para a viabilidade de funcionamento do Shopping o mais breve possível”.

Construção Civil

Em seguida, Luciano e Jackson estiveram na Ethos Incorporadora reunidos com o empresário Edson Passos e equipe. “Eles que tem um papel importante para o empreendedorismo no município através da construção civil”.

Obras

Logo após, eles visitaram as obras de construção do Ginásio de Esportes de Itabaiana, que para Luciano será o melhor do interior e um dos mais modernos do nordeste. “Por fim, estivemos às margens da BR 235, onde o governador pode conferir de perto, as obras de terraplanagem da Rota do Agreste, rodovia que ligará os municípios de Itabaiana a Itaporanga, que terá 53 Km de extensão, obra esta com recursos oriundos do PROINVEST”.

Parceria

A ampliação dos serviços de alta complexidade em saúde pública prestados pelo Hospital Cirurgia e a melhoria do atendimento na unidade de saúde foram temas do encontro do prefeito Edvaldo Nogueira com o governador Jackson Barreto, nessa quinta-feira (27). Os secretários da Saúde André Sotero (de Aracaju) e Almeida Lima (do Estado) e os novos dirigentes do hospital também participaram da reunião.

Edvaldo Nogueira

“Eu e o governador Jackson Barreto já tínhamos discutido que era fundamental que o Estado e a Prefeitura se juntassem num pacto pela construção de uma saúde de qualidade para a população de Aracaju. Neste processo, um dos importantes elementos é o Hospital Cirurgia, que está enfrentando dificuldades. Por isso, buscamos uma parceria para que encontremos os mecanismos pelos quais o Cirurgia preste um serviço mais eficiente e que os recursos sejam gastos da melhor maneira possível”, disse o prefeito.

Novo contrato

O prefeito reconheceu a reunião e anunciou que um novo contrato com o hospital será firmado e que terá peso significativo na reconstrução da Saúde na capital. “Agradeço ao governador por permitir que construamos este pacto pela melhoria da Saúde. Não tem sentido a prefeitura e o governo competirem. O caminho é a união”, afirmou o prefeito.

Jackson Barreto

De mesmo modo, o governador Jackson Barreto destacou que o encerramento da greve dos médicos de Aracaju e a chegada de uma nova equipe na direção do Hospital Cirurgia criaram o ambiente ideal para que se concretizem melhorias na Saúde da capital e a formalização de novas parcerias entre a unidade de saúde e as gestões estadual e municipal. “Temos o entendimento de que é preciso que cada um assuma suas responsabilidades e as cumpra, não transferindo para o outro e nem criando situações que não são verdadeiras”, ponderou.

Campus do Sertão I

O senador Eduardo Amorim (PSDB) esteve em duas audiências importantes para o Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Nossa Senhora da Glória. O parlamentar esteve com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para solicitar a cessão de terreno pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o Campus. Blairo mostrou solicitude à proposta do senador sergipano.

Campus do Sertão II

Amorim esteve ainda com o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, acompanhado do reitor da UFS, Ângelo Roberto Antoniolli, reafirmando a defesa da liberação do terreno que abrigará o Campus. Ficou decidido que a pauta será apresentada na reunião da diretoria da Embrapa, que ocorrerá na próxima semana. Maurício Antônio também foi receptivo à pauta e sugeriu ainda que ocorra a integração entre os órgãos favorecendo a pesquisa científica local.

Decisão Judicial

A juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Simone de Oliveira Fraga, deferiu liminar e determinou que o Município de Aracaju e Estado de Sergipe concedam aluguel social no prazo de cinco dias e, em caso de descumprimento, fixou diária de R$ 10 mil por dia de descumprimento até o limite de R$ 200 mil a ser arcada pelo prefeito, Edvaldo Nogueira e o governador do Estado, Jackson Barreto.

Defensoria

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através do Núcleo de Bairros, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) para garantir a concessão de aluguel social para 65 famílias que ocupam um terreno no Bairro Veneza, em Aracaju. Idosos, crianças e portadores de necessidades especiais estão na iminência de serem desalojados sem qualquer assistência dos poderes públicos por força de uma ação de reintegração de posse.

Maria do Carmo I

Embora exista uma Emenda Constitucional (EC 19), promulgada em junho de 1998, até hoje o Brasil não possui uma legislação de avaliação de desempenho dos agentes públicos. Por conta dessa displicência, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) apresentou Projeto de Lei do Senado (PLS) sugerindo regulamentar o artigo 41, parágrafo 1º da Constituição Federal que trata sobre a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável

Maria do Carmo II

“A Constituição Federal obrigou que lei complementar estabelecesse procedimento periódico de avaliação de desempenho para a perda de cargo do servidor público estável que não desenvolvesse corretamente as atribuições do seu trabalho, mas quase 20 anos depois, o nosso Parlamento se mantém alheio em relação ao mandamento constitucional”, argumentou Maria, ressaltando ser preciso ter em vista que, “quando não há a perda do cargo de um agente público negligente, registra-se sérias consequências”.

Róbson Viana

O deputado Robson Viana (PEN) acompanhou o prefeito de Campo do Brito, Marcel Souza (PSDB), e o vice-prefeito Josivaldo Tavares (PRB), o “Lôro da Coopertalse”, numa audiência com o Governador Jackson Barreto, onde apresentaram demandas urgentes do município.

Campo do Brito

JB se mostrou bastante receptivo, citou as dificuldades que o país e o Estado atravessam, mas colocou-se inteiramente à disposição para, na medida do que for possível, atender as solicitações que vão desde perfuração e manutenção de poços artesianos, pavimentação de ruas, reformas de escolas e praças na sede e nos povoados. De imediato, a COHIDRO foi comunicada do problema com os poços, encaminhando providências.

Palhaço Soneca I

O vereador Palhaço Soneca se mostrou surpreso com a direção estadual do Partido Popular Socialista (PPS). O motivo é o seguinte: neste fim de semana acontece em Aracaju um evento promovido pelo partido, com a presença do ministro da Cultura, e o convite não chegou no gabinete do parlamentar. “Parece brincadeira, mas não é. E o pior, desconheço o motivo da falta de consideração”, disse Soneca.

Palhaço Soneca II

Membro da Comissão de Cultura na Câmara de Vereadores de Aracaju, Palhaço Soneca gostaria de recepcionar o ministro Roberto Freire. “Seria interessante trocar algumas palavras com ele. Até porque iria pedir mais atenção à cultura local. É uma área que darei prioridade no meu mandato, porém não gosto de ir à festa de penetra”, falou indignado.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também