Aracaju, 29 de março de 2024

João Alves sabe o momento certo para decidir! Prefeito tem experiência suficiente para saber o que está fazendo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O governador Jackson Barreto (PMDB) fez todo aquele suspense para anunciar seu pré-candidato a prefeito de Aracaju e surpreendeu este colunista quando optou pelo ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Apesar de ter mais “nome” em relação a Zezinho Sobral (PMDB), o comunista não detém a confiança do governador na mesma proporção que o peemedebista. Mas superado esse anúncio, logo quem acusou o golpe foi o PSB e o pré-candidato a prefeito da capital, deputado federal Valadares Filho (PSB). Membros do PSB “acordaram” e partiram para o ataque a Edvaldo Nogueira.

Para que o leitor compreenda a linha de raciocínio, em comentários anteriores, este colunista já vinha cobrando uma postura de pré-candidato por parte de Valadares Filho. Seu agrupamento faz as devidas cobranças à administração do prefeito João Alves Filho (DEM), mas praticamente silencia em relação ao governador Jackson Barreto. Também foi alertado que, com o anúncio de um nome por JB, a disputa ficaria polarizada com o atual prefeito e isso inviabilizaria o projeto político do PSB. Dito e feito! Agora os socialistas confrontam Edvaldo para irem para o embate com o democrata.

João Alves sabe o momento certo de decidir. Isso gera ansiedade entre seus liderados e uma sensação de prepotência para os possíveis aliados. Há um aceno aqui, outro ali, mas nenhuma definição. A Justiça Eleitoral “esticou a corda” de João Alves e lhe deu mais um mês antes das convenções partidárias. Sendo assim, ele ganhou fôlego para tocar obras da administração e deixou o embate e a expectativa momentânea para o candidato do governador. Há quem diga que essa postura pode atrapalhar o prefeito. Mas é preciso aprender a respeitar o seu estilo. Ele já está no segundo mandato de prefeito da capital e já governou o Estado por três vezes com essa mesma forma de fazer política.

Por sua vez, do outro lado, não tem outra saída para Valadares Filho: se ele sonha em ser competitivo e em buscar o comando da Prefeitura de Aracaju ele tem que ir para o embate direto com Edvaldo Nogueira. Ele não pode deixar que a eleição fique polarizada. Outro ponto importante: Valadares precisa do apoio do grupo liderado por Eduardo Amorim. O senador, que também é pré-candidato, cometeu um equívoco muito grande para quem postula a PMA: em pleno período junino, tradição de nossa cultura, ele tirou alguns dias de férias para viajar para outro País. Apesar de não ter anunciado nada, Amorim sinalizou para muita gente com esse gesto que não disputará a PMA.

A dúvida para que o “quebra-cabeças” da eleição municipal seja montado é saber quem terá o apoio de Eduardo Amorim: Valadares Filho ou João Alves. Ambos precisam da aliança, mas com o pleito polarizado, o democrata leva considerável vantagem. Sem contar que, dentro do PSB, existem algumas resistências ao PSC. Como Eduardo só retorna nos próximos dias a Sergipe, só resta esperar uma definição sua. E, por enquanto, o prefeito sem pressa alguma. Talvez, só ele saiba o momento certo de decidir…

Veja essa!

Lembram da polêmica envolvendo o pagamento de galpões da Codise (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe), na década de 90? Este colunista está trabalhando em cima do assunto e a informação é que uma parte já foi paga lá atrás pelo governo e que outra parte começa a ser reeditada pelo governo atual. Em breve mais informações…

E essa!

“Quem não deve, não teme”. Foi com esse dito popular que o deputado estadual Georgeo Passos (PTC) cobrou informações sobre as obras do Programa de Apoio ao Investimento nos Estados – Proinvest – e a situação da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), durante o grande expediente da sessão plenária de ontem.

Georgeo Passos

Em seu último pronunciamento antes do recesso parlamentar, Georgeo criticou a falta de informações do Governo e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo ele, ao longo do primeiro semestre deste ano, por diversas vezes foram encaminhados ofícios cobrando dados, tanto sobre a Fundação quanto sobre as obras. Contudo, nenhuma resposta foi recebida.

Proinvest e FHS

“É preciso saber por que o Proinvest e a Fundação Hospitalar estão blindados no atual Governo, com a chancela do TCE. Quem não deve, não teme. Se está tudo correto, não tem por que não responder os nossos ofícios? Enquanto Casa fiscalizadora, temos que nos impor. Secretário nem órgão nenhum podem nos negar informações que são públicas”, criticou o parlamentar.

Bomba!

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), acompanhado do pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior (PDT) e do pré-candidato a vereador da capital, Sargento Vieira (PDT), estiveram reunidos com o deputado federal Valadares Filho (PSB) em sua residência em Aracaju.

Exclusiva!

Existem muitos avanços nas conversas, mas o “martelo não foi batido” porque Fábio Henrique quer conversar com o prefeito João Alves Filho (DEM) antes de decidir. A expectativa é que até sexta-feira (1º) ele tenha uma reunião com o democrata. Fábio pedirá a vaga de vice-prefeito para a deputada estadual Silvia Fontes (PDT).

Chapinha

Outra informação é que, em caso de aliança com Valadares Filho, o PDT não indicará a vaga de vice. O posto está sendo guardado para ser oferecido ao Grupo Amorim. Nesse caso, Fábio Henrique iria trabalhar para que seu partido fosse compor uma chapinha com PSDC, PSL e PPL. PROS, PSD e PSB sairiam no “chapão” para vereador.

Valadares

Uma fonte bem relacionada ao senador Antônio Carlos Valadares (PSB) revelou para este colunista que ele descarta praticamente ser candidato à reeleição em 2018 ou de disputar o governo do Estado. “No máximo, se for disputar, ele será candidato a deputado federal”, alertou.

Adriano Taxista

O vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o “Adriano Taxista”, questiona a Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual (MPE) contra a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), para retirada das placas de sinalização que exigem faixa única para ônibus em Aracaju. O órgão alega que tem recebido uma série de reclamações sobre transtornos causados no trânsito por conta das faixas exclusivas.

Retrocesso

Por sua vez, o vereador Adriano Taxista explica que antes de ajuizar a ação contra a Prefeitura, o Ministério Público que tem o papel de defender o interesse da coletividade, deveria ter feito uma espécie de consulta pública. “Hoje mais de 60% da população aracajuana é usuária do transporte coletivo. Se é preciso melhorar, isso a gente tem consciência, mas acionar a PMA para retirar as faixas exclusivas de ônibus é um retrocesso!”.

Sem diálogo

O vereador alertou que a Ação Civil Pública do MPE pode sim resultar e mais caos no já complicado trânsito de Aracaju. “Antes de acionar a PMA, por exemplo, eu não vi o MPE se reunir e consultar os rodoviários, não vi se reunir e consultar os taxistas. Será que foram aos terminais para ouvir os usuários do transporte? Ou será que são movidos apenas por quem tem carro próprio?”, questionou.

Bertulino Menezes

O vereador de Aracaju, Bertulino Menezes, comentou a indicação de Edvaldo Nogueira feita pelo governador Jackson Barreto (PMDB), como seu pré-candidato a prefeito de Aracaju. Para o socialista o governo lançou um nome sem se preocupar com os destinos da capital e pensando, exclusivamente, na eleição de 2018. Para Bertulino a cidade está carente de propostas que garantam o seu desenvolvimento sustentável, que seja viável, administrativamente.

2018

“Nós vamos compor com quem quiser agregar com o nosso plano de governo. Edvaldo apenas se preocupou em dizer que seu candidato a governador em 2018 é do PMDB. E o povo do Bugio, do Santa Maria, Augusto Franco, Santo Antônio, Centro, quer saber disso? O povo quer saber é de obras e ações para a sua cidade”, completou o vereador.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também