Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Lula governa “olhando para Bolsonaro” e os “boletos” já estão chegando! 

20

A política é realmente muito dinâmica e já temos mais de um mês do mandato do presidente Lula (PT) que, até então, mais se preocupou em atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu governo, do que propriamente em “arregaçar as mangas” e trabalhar em busca de resultados efetivos. Tanto que sua primeira “agenda internacional” teve muito mais um viés político e ideológico, do que do ponto de vista do retorno financeiro, de gestão para o nosso País.

Por enquanto, Lula ainda vive uma espécie de “lua de mel” com a “grande mídia”, com setores importantes da sociedade civil e com boa parte da classe política, sobretudo aqueles que costumeiramente caminham em sintonia com quem governa, independente de cor e ideologia partidária. Mas essa “blindagem” tem um “teto”, que na prática se considera a marca dos 100 dias de gestão, seja de presidente da República, governador de Estado ou prefeito municipal.

Na grande maioria de suas manifestações, por enquanto, sempre que possível Lula faz menções críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, bem agudas em boa parte delas sobre questões administrativas, mas reverberadas por um contexto altamente politizado. Seja ainda por um “ranço eleitoral” ou por pura conveniência política, os ataques se repetem, são continuados. Em alguns momentos, o petista parece querer rivalizar com o “Capitão” que, por enquanto, segue desinteressado neste embate.

Na avaliação deste colunista, Lula peca ao insistir em governar “olhando para Jair Bolsonaro”, deixando para um segundo plano possíveis ações estruturantes. Até mesmo, porque já nos aproximamos da metade do “estágio”, onde o petista e seus ministros vão completar 50 dias de gestão. Em síntese, os “boletos” já estão chegando! O presidente da República e sua equipe serão cobrados, assim como ocorreu com seu antecessor! Para tanto, os “resultados” precisam começar a aparecer…

Nem Lula e nem qualquer outro gestor público será tão efetivo, hoje em dia, se as promessas feitas durante a campanha eleitoral demorarem para serem cumpridas! E, o atual presidente, que prometeu por demais em 2022, precisa se consolidar porque já estamos em um ano novo, sob uma nova gestão administrativa e o “povão” logo vai começar a exigir resultados, a tão pregada “transformação social”, com menos impostos e comida mais barata! É menos discurso e mais trabalho…

 Veja essa!

Há uma precipitação sobre as eleições municipais de 2024. É evidente que a campanha já começou, na prática, mas o lançamento de pré-candidaturas, se para alguns pode ter um saldo positivo, para outros as consequências tendem a ser “devastadoras”…

E essa!

É preciso que o leitor esteja atento porque nem sempre que “larga primeiro” chega na frente; às vezes (se) “queima” na largada; muitas vezes porque não tem “combustível” suficiente para chegar ao final ou, com o passar do tempo, perder “oxigênio”…

Exclusiva!

Diante dos últimos acontecimentos sobre o lançamento antecipado de candidaturas para 2024, um político bem experiente soltou essa: “às vezes, quando o processo eleitoral se aproxima, geralmente surge um “carro novo” e mais “moderno”…

Bomba!

Que ninguém se engane: todo mundo está sendo visto e observado na política de Sergipe. Todos os movimentos devem ser bem pensados e friamente calculados. Quem plantar “vento” agora, poderá colher “tempestades” mais adiante…

Tudo fake!

Por sua vez, outro político experiente, avaliando o cenário atual em Sergipe, antecipa: tem muita gente que só está se posicionando para “esconder” quem, realmente, entrará na disputa. Fala em “candidatura fake”! Será?

Outro cargo?

Para este colunista, a leitura é um pouco diferente: nem sempre que “atira” está com o “alvo” na mira! Pelo menos, enquanto muitos apostam em uma direção, o “foco” é outro e o “tiro” tem por objetivo apenas “desviar a atenção”, mas com uma intenção muito bem definida…

Olha o gás!

O Conselho de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (CDI) aprovou, em sua última reunião, o incentivo fiscal para aquisição dos tubos fabricados em aço carbono de liga especial, para a construção dos 25 quilômetros de gasoduto que ligará o terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Eneva, à malha de transporte da Transportadora Associada de Gás (TAG). O CDI é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec)

Construção de gasoduto

Tal incentivo reduzirá os custos na aquisição do material e, consequentemente, o valor do investimento para a construção do gasoduto, resultando em uma tarifa de transporte mais competitiva, favorecendo a atração de operações para o terminal de GNL Eneva. Ao todo, foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro, que serão recebidos no canteiro de obras, localizado no município de Barra dos Coqueiros. A empresa que conduzirá as obras é a Spiecapag Intech Engenharia.

Valmor Barbosa

“Esta é uma obra que representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando o acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional do energético. O incentivo do Governo do Estado, por meio do PSDI, demonstra a importância que a gestão estadual dá ao projeto”, explica o secretário da Sedetec e vice-presidente do CDI, Valmor Barbosa.

Marcelo Menezes

O Terminal FRSU Nanook tem capacidade de regaseificação de 21 MM m³/dia e a Usina Termelétrica Porto de Sergipe I (UTE), quando despachada, consome 6 MM m³/dia. O gasoduto de conexão terá capacidade de 14 MM m³/dia e será uma importante porta de entrada do GNL importado para atender à região Nordeste. “Como o terminal já tem o seu custo apropriado na operação da UTE, em contrato de 25 anos de duração, a expectativa é que Sergipe poderá ser competitivo e atrair parcela importante das importações de GNL”, pontua o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes.

Previsão

O gasoduto de interligação terá 25 quilômetros de extensão, perpassando os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete. A previsão é que o gasoduto esteja em plena operação comercial até abril de 2024.

Grupo Coringa I

Atrair novas indústrias para investir no desenvolvimento socioeconômico de Sergipe e gerar emprego e renda. Com esta meta, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, visitou o Parque Industrial Coringa, localizado na cidade de Arapiraca, Alagoas. Na ocasião, Fábio informou da pretensão do Grupo de se instalar em Neópolis, gerando cerca de 60 empregos diretos.

Grupo Coringa II

O grupo Coringa atua com mais de 30 produtos alimentícios, como leite de coco, coco ralado, refresco, mingaus, arroz, amido de milho, flocos de arroz, milho para pipoca, canjiquinha, munguzá entre outros.  Em Sergipe, o Grupo pretende reativar o projeto de indústria para produção de arroz parboilizado em terreno pertencente ao Estado, no município de Neópolis.

Fábio Mitidieri

Fábio apresentou as vantagens do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), com benefícios fiscais e locacionais e destacou a importância de parcerias para a geração de emprego e renda. “O grupo Coringa possui tradição e histórico muito fortes. A empresa atende vários estados, está presente no Brasil todo. Viemos estreitar relações e afirmar que temos interesse nessa parceria. Nosso governo tem o foco na geração de emprego e renda porque não há nada que dê mais dignidade do que o emprego, por isso estamos buscando parceiros que apostem em Sergipe”, disse, lembrando os projetos estruturantes que auxiliarão no crescimento do estado.

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) destinou a maior parte das emendas impositivas para melhorar a saúde pública da cidade de Aracaju. “A saúde é uma das minhas prioridades e por isso destinei a maior parte dos recursos para essa área, cerca de R$ 647 mil. Além dos Hospitais Universitário, São José e Cirurgia também fiz questão de enviar aproximadamente R$ 247 mil para a Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo principal é a contratação de prestadores de serviço para acelerar a marcação de exames”.

Ricardo Marques II

“Estive com a secretária Waneska Barboza no fim do ano passado e ela me explicou como devia proceder, já que tem alguns exames com mais de 30 mil pessoas na fila de espera. Espero que com essa verba a secretaria possa fazer mutirões para acelerar realização de exames como raio X, ultrassom e ginecológicos”, explica o vereador, que também está em busca de mais recursos para agilizar a construção da UBS Humberto Mourão, fechada para reforma há mais de três anos e causa muita dificuldade para os moradores do bairro São Conrado.

Olha a Sedurbs!

O governador Fábio Mitidieri deu uma “renovada” em vários setores da administração estadual, e, em alguns deles, diga-se de passagem, até merecia essa “oxigenada”; com o intuito de contribuir para a gestão, este colunista alerta para algumas “figurinhas repetidas”, com comportamento em suspeição, e que continuam no exercício de suas funções ou até em cargos mais elevados…

 “Relatório de atividades”

Este colunista faz um alerta para a SEDURBS! A informação que chega é que o comando anterior teria, diariamente, uma espécie de “relatório das atividades” sobre tudo o que anda acontecendo no órgão, numa “contribuição de gratidão” de um parceiro interiorano. Até onde se tem conhecimento, tudo por lá é bem “monitorado”. O titular deste espaço só não sabe o porquê de tudo isso…

Nota da Saúde!

Na última publicação este colunista questionou sobre a precariedade do atendimento médico no posto do final de linha do Conjunto Augusto Franco, de responsabilidade da PMA. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que existe um fluxo de atendimento de médico especialista na rede municipal, a exemplo de pediatras e de ginecologistas, como citado pela Coluna. “O atendimento ginecológico é realizado no Cemar, mediante encaminhamento da Unidade Básica de Saúde. O atendimento pediátrico eletivo também é realizado mediante encaminhamento da equipe de Saúde da Família. Já o hospital Fernando Franco oferta urgência pediátrica.

Cobrança proibida

Graças a propositura de autoria do vereador Pastor Diego (PP) fica expressamente proibida a cobrança de qualquer tipo de multa ou a aplicação de penalidades motivadas pela perda ou extravio do cartão de ticket estacionamento. Esta é uma defesa que o parlamentar acolheu ainda no ano de 2021 e criou um Projeto de Lei (PL) para combater esta prática. A medida foi aprovada na Casa Legislativa e, agora em 2023, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sancionou e transformou em Lei no dia 16 de janeiro.

Ticket estacionamento

Embora os artigos 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor não permitam a cobrança, não havia uma lei no âmbito municipal que impusesse sanções a essa prática. O objetivo da norma é evitar que os estabelecimentos venham a cobrar por valores além daqueles que são devidos. “O ticket de estacionamento é o comprovante utilizado para o controle da quantidade de tempo em que um veículo permanece no local. Caso, por algum descuido, o consumidor perca este comprovante, saiba que a multa cobrada pelo incidente é considerada prática abusiva”, endossa o vereador.

Pastor Diego I

Mediante a conquista, Pastor Diego avisa que encaminhará Ofício para comunicar aos estabelecimentos comerciais e recorrerá ao Procon Municipal no sentido de compreender o modo com o referido órgão fará a fiscalização. “O usuário, na qualidade de consumidor, não pode ser obrigado a pagar um valor fixo a título de penalidade pela perda do ticket e muito menos ser impedido de sair do estabelecimento”, defende o parlamentar.

Pastor Diego II

Ele ainda adverte que “a responsabilidade pela guarda, integridade do bem e pelo controle da permanência do veículo no local é do fornecedor do serviço, ou seja, da administradora do estacionamento e não do usuário”, pontua.

Mengão em Neópolis

Após dois longos anos sem o tradicional carnaval de rua, o Bloco do Mengão está de volta na capital sergipana do frevo. A nação rubro-negra vai desfilar na avenida no Bloco do Mengão, em Neópolis, no próximo domingo (12), a partir das 10h. Depois do cortejo que sairá da Orla e passará por várias ruas da cidade, o bloco chegará ao Vila Nova Clube onde haverá o sorteio de uma camisa oficial do Flamengo e uma grande festa embalada por Jam e a Karreta.

 Mulheres de Peito I

O Movimento Mulheres de Peito lançará de 7 a 10 de fevereiro a Feira e Bazar da Mulher Empreendedora, que será realizada na sede das Mulheres de Peito, na Avenida Barão de Maruim, 493, das 09h às 17h. A presidente do Mulheres de Peito, Aline Souza, convida a toda a população para prestigiar o trabalho produzido pelas assistidas. No dia do encerramento, 10 de fevereiro, a Feira e Bazar contará com a banda Pé no Frevo.

 

Mulheres de Peito II

“Na feira e bazar vocês encontram artigos de decoração, vestuários, artesanatos, cosméticos, acessórios e muito mais. Tudo feito pelas nossas mulheres de peito, que são mulheres que lutaram contra o câncer e que hoje buscam nesse trabalho uma forma que ressignificar a vida delas e de empreender. Queremos o apoio de toda sociedade para que essas mulheres que tanto lutaram por sua vida, possam ter mais oportunidade e conseguir se destacar como mulher empreendedora”, explicou.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também