Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

SEM rumo! Rogério critica “brancos” de Mitidieri e não cobra Lula por “negros”

20

A “ficha parece não ter caído” para o “defensor do orçamento secreto” e candidato derrotado ao governo do Estado, Rogério Carvalho (PT); e logo ele que tanto condena o presidente Jair Bolsonaro (PL), poderia ter aprendido algo com o chefe do Executivo: após o resultado das urnas, silenciar e “mergulhar”! Mas a impressão é que o senador do Partido dos Trabalhadores parece curtir uma “dor de cotovelos” sem fim e agora deu para comentar a formação do secretariado que, não fosse a vontade da maioria do povo sergipano, ele estaria indicando.

Bastou o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) anunciar os primeiros nomes de sua equipe de trabalho para Rogério Carvalho, incontido e visivelmente “amargurado”, correr para as redes sociais para fazer suas ponderações; questionou a ausência de um (a) secretário (a) de Cultura, com a justificativa de os artistas foram os mais prejudicados durante a pandemia da Covid-19, e que precisam do apoio do poder público durante a retomada de suas atividades. Mas também condenou o novo secretariado de “museu de grandes novidades”.

Rogério deveria ter mais prudência, esperar o início do novo governo, ter cautela nas palavras e até respeitar a estratégia do governador vitorioso. Geralmente, quem perde a eleição, espera ao menos 100 dias para se manifestar, mas o senador petista demonstra que está SEM (com S mesmo): SEM controle, SEM equilíbrio emocional, SEM assessoria, SEM rumo, SEM ter o que dizer, SEM foco…para quem imaginava liderar a oposição em Sergipe, agora parece falar sozinho, SEM amigos por perto, em consonância com seus discursos.

O “destempero” é tão grande que Rogério Carvalho diz que o secretariado de Fábio Mitidieri “deve ter agradado aos bolsonaristas: brancos, ricos e, majoritariamente, masculina”. Como perguntar não ofende, quando montou sua chapa majoritária para disputar o governo, esse ano, o petista tinha um vice pobre ou negro? Seu candidato ao Senado era pobre ou negro? Qual era a mulher que estava compondo a “chapa plural” de Rogério? Talvez, por isso, terminou SEM os votos necessários para vencer a eleição estadual…

É admirável a preocupação de Rogério com a Cultura; em tempo, o senador do PT foi um dos 12 parlamentares que votaram contra o PL que previa a redução do ICMS e fixou teto para reduzir os valores dos combustíveis, energia elétrica, transporte público e telecomunicações. Talvez, com essa composição, o petista sergipano tenha “agradado os petistas e afins”, mas findou votando contra o povo! Contra os trabalhadores em geral que, assim como os artistas, também sofreram duramente os tristes e dolorosos efeitos da pandemia…

Pela lógica dele, olhando para o Ministério que vem sendo montado por Lula (PT), percebe-se, por enquanto, um quadro SEM negros e majoritariamente masculino. Diferente do secretariado “feminino” de Fábio, Rogério silencia quando olha para a próxima presidência da República. Para não terminar o ano SEM crédito, SEM “brinquedo” e SEM ter o que dizer aos aliados, não custa ao senador esquecer os “brancos” de Mitidieri, pedir a “Papai Noel” um espaço no governo federal; já este colunista, encerra por aqui, este comentário, SEM vergonha…

Veja essa!

Após o anúncio de seu secretariado, pelas redes sociais, o governador eleito Fábio Mitidieri confirmou que o atual secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, será sua indicação para presidir o Banese.

E essa!

“Quero agradecer, publicamente, a Marco Antônio Queiroz pelo trabalho realizado na Secretaria da Fazenda. Queiroz foi essencial para a atual situação financeira do Estado e anuncio que será minha indicação para presidir o Banese”, anunciou o futuro governador de Sergipe.

Colunista acertou!

Além de ser o primeiro a antecipar que o vice-governador eleito Zezinho Sobral (PDT) estava cotado para assumir a Educação Estadual, este colunista cravou no CINFORM ON LINE que o atual secretário de Justiça, Cristiano Barreto, deveria assumir a secretaria de Governo ao lado de Mitidieri. O anúncio confirmou a informação.

Colunista errou!

Como também o titular deste espaço trouxe que o deputado estadual reeleito Luciano Pimentel (PP) deveria assumir a Secretaria de Administração, garantindo um mandato ao suplente Luiz Fonseca (PP). A informação é que Pimentel recuou e preferiu não mais deixar a Alese. Mudança que obriga este espaço a retificar a informação…

Crédito ou débito?

A “correção” feita pelo governador eleito Fábio Mitidieri também cabe para o senador do PT que contesta um “secretariado majoritariamente masculino”: para comandar a Administração uma mulher, Lucivanda Rodrigues. Um equívoco para este colunista e para Rogério Carvalho, que terão que “pagar essa vergonha”; no crédito ou no débito, doutor?

Valmor e Zeca!

Se andam dizendo por aí que o secretariado de Fábio Mitidieri é um “museu de grandes novidades”, eis que a volta do “clássico” Valmor Barbosa, agora na SEDETEC, tende a ser um grande acerto do novo governo, diante dos acertos do passado, talvez esquecidos por alguns. Contempla a mescla de juventude com experiência, assim como Zeca da Silva na SEAGRI, que já faz um bom trabalho.

Sobre Georgeo

O deputado estadual reeleito Georgeo Passos (Cidadania) não compareceu a cerimônia de diplomação no Teatro Tobias Barreto porque já havia viagem programada, com seus familiares, para o período. O parlamentar entrou em contato com a Justiça Eleitoral, esclareceu tudo e, em momento oportuno, receberá seu diploma sem maiores problemas ou questionamentos. A “tradição dos Passos” na Alese estará mantida…

Cleon na Secom I

Pode até ser uma incógnita, mas a chegada de Cleon Menezes na Secom deve representar uma mudança no formato de Comunicação do Estado. Nada contra os modelos do passado e o atual, mas cada secretário tem seu estilo, sua proposta e sua equipe. E o “novo” sempre assusta, mas se chegar com humildade e com essa consciência, tem grandes chances de acertar…

Cleon na Secom II

Este colunista não se atreve a dizer aqui o que Cleon deve ou não deve fazer, sentado na cadeira, no comando da Secretaria, mas torce verdadeiramente que ele ajude o governo a se comunicar bem e que fale a “linguagem do povo”. Sergipe precisa saber o que Fábio Mitidieri e sua equipe estarão produzindo, olhando para frente, querendo avançar. Foram eleitos para isso…

Olha a Renascer!

Este colunista denunciou, denunciou, mas, infelizmente, fizeram “ouvido de mercador”! Graças às cobranças do titular deste espaço, a Secretaria de Estado da Transparência promoveu uma auditoria que ratificou os indícios de irregularidades na Fundação Renascer, como por exemplo, as inúmeras contratações familiares e procedimentos licitatórios não recomendáveis.

Novo governo

Já vislumbrando que vamos iniciar um novo governo nos próximos dias, e como este colunista quer o melhor para o povo sergipano, fica a dica para o novo governador e à futura gestora da Pasta: não custa fazer uma “limpeza” dentro da Fundação Renascer, verificando todos os contratos e deixando de lado a “turma dos desmandos”. Até para que, lá na frente, quem não tenha culpa venha a ser responsabilizado…

Mérito na Alese

Foram entregues as Medalhas da Ordem do Mérito Parlamentar aos diretores e chefes de setores da Assembleia Legislativa de Sergipe. A honra foi recebida em sessão especial realizada no plenário da Alese. O presidente da Casa, deputado Luciano Bispo, autor da propositura, falou que seu trabalho no cargo foi possível por ter o apoio dos servidores. Ele destacou que cada um dos setores foi responsável por uma parte dos serviços prestados por ele ao povo sergipano.

Luciano Bispo

“Eu passei oito anos na presidência e tive a colaboração de todos eles para que eu pudesse ter êxito na presidência da Casa. Não é fácil ser presidente e eu me tornei um bom presidente graças ao apoio de todos eles que me cercavam e me orientavam e me ajudavam a fazer com que essa Casa andasse tão bem para o povo sergipano”, afirmou Luciano Bispo.

Homenagens

Foram homenageados o Diretor Geral, Roberto Bispo de Lima; o Diretor Administrativo, Ricardo Andrade Garcez; o Diretor Jurídico, Alexandro Nascimento Argolo; o Diretor de Finanças, Gilson Oliveira de Freitas; a Diretora-chefe da Controladoria, Maria Izabel de Gois Menezes; o Diretor de Atenção à Saúde, Luiz Antônio Mitidieri Junior; a Diretora da Escola do Legislativo, Isabela Baudauim Mazza Reis; o Chefe de Gabinete de Segurança Institucional, em exercício, Capitão José Melo dos Santos; a Chefe de Gabinete da Presidência, Janine Bagues Oliveira Rodrigues; e a Chefe da Assessoria Técnica da Presidência, Evalda Gomes Calixto de Freitas.

Engrenagem

Irineu Fontes disse que a Alese funciona perfeitamente em razão dos homenageados. Ele explicou que estes profissionais fazem o trabalho acontecer junto a todos os demais servidores da Casa. “Para você trabalhar nessa Alese, fica fácil de entender, vocês receberam aqui a grande maioria dos chefes no final de gestão e todo mundo aplaudindo e gritando, ficando feliz por os chefes estarem recebendo essa homenagem. Então isso tudo aqui é uma engrenagem, você não é só o diretor, o presidente, o secretário, você é uma engrenagem, se não estiver funcionando a casa não funciona”, falou.

“Bandeira Verde”

O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, foi eleito para assumir a presidência da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), no biênio 2023/24. Escolhida por aclamação em Assembleia Geral Ordinária ocorrida de forma virtual, a nova Mesa Diretora conduzirá a entidade a partir do próximo mês de janeiro.

Fala Bandeira!

“Agradeço a confiança dos colegas procuradores; nos próximos dois anos vamos dar continuidade ao fortalecimento institucional, mantendo diálogo com entidades representativas e demais órgãos de controle externo, sempre em prol do combate à corrupção e do trabalho incessante pela boa gestão dos recursos públicos”, destacou Bandeira de Mello.

Ineditismo

Será a primeira vez que um membro do parquet de contas sergipano estará à frente da entidade que representa os Ministérios Públicos que atuam junto aos Tribunais de Contas do Brasil – inclusive do Tribunal de Contas da União (TCU). O novo presidente da Ampcon irá suceder no cargo o procurador José Américo da Costa Junior, do MP de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (MPCM/GO).

Sobre as feiras!

Este colunista já cobrou e tudo parece ter ficado por isso mesmo! Diante das condições absurdas sobre a estrutura da tradicional feira do Conjunto Augusto Franco, a PMA foi obrigada a substituir a empresa, há alguns meses, mas o Ministério Público precisa atuar.

Virou mangue!

Feirantes e clientes estão prejudicados consumindo carnes, peixes e mariscos sem o devido condicionamento. Os freezers foram retirados e a nova empresa segue trabalhando sem eles. O descaso é grande e, se pelo menos a Vigilância Sanitária se der o trabalho de ir verificar, é quase certeza de interdição…

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também