Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Sergipe será grande experiência para homens da Força Nacional!

Quando passamos a “ostentar” o vergonhoso título de “Estado mais violento do País”, após levantamento divulgado no ano passado, logo o governador Jackson Barreto (PMDB) despertou para a necessidade de dar uma resposta rápida à sociedade, afinal de contas, estávamos em um ano eleitoral. Refeita às pazes com o governo de Michel Temer (PMDB), após o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), JB intensificou suas ida à Brasília (DF) na busca de apoio do governo federal. Após muita pressão, conseguiu inserir Sergipe, junto ao Ministério da Justiça, para que fosse logo uma das primeiras regiões a receberem o auxílio com o efetivo da Força Nacional.

Inicialmente, o governo federal prometeu em transferir para Sergipe cerca de 120 homens bem preparados para ajudar no combate ao crescimento assustador (e devastador) da violência. Mas a expectativa ainda não se consumou. Em pleno Carnaval, o governo do Estado apresentou um reforço de 50 homens da Força Nacional, prontos para iniciarem suas atividades em terras sergipanas. Convenhamos que toda ajuda é válida, mas o efetivo que chegou está muito aquém daquilo que nós merecemos e realmente precisamos. Se o prometido já era pouco, imagine a realidade? Com menos da metade do previsto!

Mas este colunista não vai aqui transferir a responsabilidade da Segurança Pública para o governo do presidente Michel Temer. Quem deve ser cobrado e tem que apresentar resultados é o governador Jackson Barreto e sua equipe que comanda a SSP. Não é de agora que este colunista reconhece a capacidade e o empenho dos policiais sergipanos, mas falta efetivo. Olhando de uma forma geral, o problema da falta de estrutura também é crônico. O governo investe, é verdade, mas timidamente! Hoje a violência se consolidou em nosso Estado e Jackson apenas apresenta paliativos.

É evidente que uma semana é muito pouco tempo para que a opinião pública possa sentir qualquer evolução com a chegada dos homens da Força Nacional de Segurança, mas coincidências a parte, a sensação é que nos últimos dias o volume de crimes violentos aumento consideravelmente. Subentende-se que, apesar de não ter qualquer responsabilidade sobre este súbito crescimento, os números provam que o reforço não intimidou a ação dos bandidos que, por sua vez, intensificaram suas atividades delituosas em nosso Estado.

Pode até parecer engraçado, mas o desembarque dos homens da Força Nacional de Segurança é um grande desafio, para eles! Apesar dos números assustadores da violência que só cresce a cada dia, para este colunista nem o mais pessimista dos 50 militares tinha noção do quanto é preocupante a situação em Sergipe. Se vieram para tentar reduzir a criminalidade, este efetivo certamente deixará nosso Estado levando consigo um vasto aprendizado, sobretudo com os nossos policiais, no enfrentamento ao crime organizado e na tentativa de controlar a onda de insegurança que se espalha por todas as regiões. Quando deixarem Sergipe estarão aptos para qualquer enfrentamento tático ou técnico.

Que o governador Jackson Barreto, agora repaginado de uns dias de férias no litoral norte da Bahia, volte novamente à BSB para cobrar do Ministério da Justiça a vinda de mais homens para Sergipe e reforçar este combate à violência. É sempre bom frisar também que o efetivo da Força Nacional de Segurança está sob o planejamento estratégico da nossa SSP. O governo precisa se movimentar porque os homicídios, arrastões, assaltos e uma série de outros crimes continuam ocorrendo. A sensação de insegurança é cada vez maior e os sergipanos já não sabem mais a quem recorrer…

 Veja essa!     

Terminou em tragédia uma festa carnavalesca, celebrada na Zona Norte de Aracaju, no final da tarde desse domingo (5). Duas pessoas foram assassinadas após uma intensa troca de tiros no evento que, não tinha segurança particular e, muito menos, acompanhamento da Polícia Militar.

E essa!

A informação do organizador da festa é que ele solicitou segurança à PM, que negou o pedido. Ao justificar, o representante da polícia militar diz que estes eventos (como o da Zona Norte) devem ser fechados, com a presença de seguranças e detectores de metais. Como perguntar não ofende, e os bloquinhos de Carnaval da Zona Sul? Tiveram esse mesmo tratamento?

Sem padrinho

Este colunista quer acreditar que o problema para a Polícia Militar ter se negado a prestar o policiamento da festa na Avenida Maranhão, nesse domingo, tenha sido meramente técnico ou por deficiência no efetivo. Só não será compreensível se o policiamento não foi autorizado porque o evento não tinha um “padrinho político”…

Bomba!

O governador Jackson Barreto (PMDB), em entrevista exclusiva para o Portal ISergipe, confirmou a pouco que vai agendar, na próxima semana, uma audiência com o novo líder do Governo do presidente Michel Temer (PMDB) no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC).

 Exclusiva!

JB vai buscar a unidade da bancada sergipana em Brasília (DF) para viabilizar o anteprojeto do Canal de Xingó entre os Estados de Sergipe e Bahia. O governador disse que Alagoas já avançou muito no Canal do Sertão e externou sua preocupação com os riscos de uma crise hídrica.

Jackson Barreto I

Durante a entrevista, antes de uma solenidade na Assembleia Legislativa, o governador revelou que durante a folga de Carnaval aproveitou para se aprofundar sobre um livro de Renato Conde Garcia, ex-presidente e engenheiro da Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe). Na oportunidade ele faz um alerta sobre os riscos de uma profunda crise hídrica no Estado.

Jackson Barreto II

“Eu fiquei bastante preocupado com o chamamento que ele fez. Pretendo me reunir com os companheiros deputados federais, inclusive com os que não são da base aliada para a gente estudar esse documento de Renato Conde”.

Unidade

Em seguida, para facilitar o diálogo com todos os membros e tentar unificar a bancada federal, Jackson Barreto confirmou que buscará uma audiência com o deputado federal André Moura, na condição de líder do Congresso Nacional. “Está claro que se a gente não tomar uma providência já de agora, nós teremos sérias consequências no futuro. Vou agendar uma audiência com o deputado federal André Moura já para a próxima semana”.

Não aproveitou

Jackson Barreto disse que Sergipe não soube aproveitar a liderança de André Moura na Câmara dos Deputados. “Muito pouco Sergipe recebeu em recursos durante a liderança dele na Câmara e aqui não é uma crítica. Faltou a somação de todos da bancada. Acho que o momento é de unir forças em defesa de um anteprojeto do Canal de Xingó. Temos que colocar os interesses do Estado acima disso”.

Crise hídrica

“Alagoas já avançou demais no seu Canal do Sertão e nós não podemos ficar para trás. O risco de uma crise hídrica é grande e temos que tomar as devidas providências. Temos que unir a bancada para consolidar o projeto”, completou.

Oposição

Os senadores Eduardo Amorim (PSDB) e Antônio Carlos Valadares (PSB); o deputado federal Valadares Filho (PSB); e os deputados estaduais Georgeo Passos (PTC), Maria Mendonça (PR), Luciano Pimentel (PSB) e Antônio dos Santos (PSC) estiveram na manhã desta segunda-feira (6), no Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) em audiência com o procurador-chefe, Heitor Soares, e o procurador da República, Ramiro Rockenbach.

Investigação 

Os parlamentares protocolaram junto ao MPF pedido de investigação na Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e análise de empréstimos realizados pelo Governo do Estado que tinham como objetivo investimentos na área. Além disso, os parlamentares querem que sejam analisados diversos vínculos empregatícios suspeitos e salários pagos. Outros pontos são as análises dos contratos com empresas terceirizadas e fornecedores da Saúde do Estado.

Caos na Saúde

Durante o encontro foram relatados vários episódios do caos em que a Saúde se encontra. As constantes quebras dos tomógrafos e a falta de equipamentos de trabalho foram alguns deles. “Não sabemos como os profissionais da Saúde conseguem trabalhar tamanho é o descaso do governo. Os trabalhadores da Saúde no nosso Estado são verdadeiros abnegados. Está clara a falta de transparência. A Saúde de Sergipe vive seu pior momento. Há suspeitas de inúmeras irregularidades. Por isso, solicitamos ao MPF esta investigação”, afirmou o senador Eduardo Amorim, durante a audiência.

Relatórios de inspeção

O pedido de investigação foi baseado nos relatórios de inspeção 51/2014 e 68/2015 realizados pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Neles, diversas irregularidades foram evidenciadas. Também foi juntada mídia digital dos relatórios e o pedido foi protocolado no mesmo instante. “Esta investigação é de grande importância em razão das ofensas aos princípios basilares da administração pública”, diz trecho do pedido, que foi assinado por todos os parlamentares.

Gilmar Carvalho

O deputado estadual Gilmar Carvalho (sem partido) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (6), para pedir o apoio dos demais colegas de parlamento no sentido que seja aprovado seu requerimento solicitando à presidência do Ipes Saúde informações sobre os débitos atualizados dos órgãos públicos e prefeituras municipais de todo Estado.

Devedores

Gilmar Carvalho entende que, enquanto muitos órgãos estão na lista dos devedores, os servidores públicos “amargam” na espera por atendimento médico. “Quero pedir apoio dos deputados pela aprovação do nosso requerimento pedindo informações à direção do Ipes Saúde. Acho que esses débitos devem ser investigados”.

Desconto

O parlamentar reconhece que o atual presidente, junto com sua diretoria e a gestão anterior são todos “pessoas de bem”, mas disse que “eu não me conformo em ver o servidor ter descontado do seu contracheque e ele não ter direito amplo aos serviços”, pontuou.

Repasses

“Não é raro ver um servidor público bater na porta de um hospital e ver a mesma porta batida em sua cara sempre com a mesma alegação: ou o Ipes Saúde tem uma cota ou o Ipes não está pagando! Tenho informações concretas de que órgãos do Estado e prefeituras atrasam permanentemente esses repasses e é isso que nós queremos saber oficialmente”, completou Gilmar Carvalho.

Polícia Militar

Atendendo a uma indicação do deputado estadual Capitão Samuel (PSL), a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), promoveu nessa segunda-feira (06), uma Sessão Especial em Comemoração aos 182 anos da Polícia Militar de Sergipe. Na ocasião a Assembleia Legislativa promoveu a entrega de Placa Comemorativa pelos relevantes serviços realizados em prol da Segurança Pública e da qualidade de vida dos Sergipanos.

Homenagens

Foram homenageados os Coronéis Marcony Cabral Santos e José Péricles Menezes de Oliveira; o Major José Alcântara dos Santos; os Capitães Dielson Silva Araújo e Evangelina de Deus Santos; os Tenentes Manoel César dos Santos e Eraldo Oliveira de Almeida; além dos Sargentos Meriele Santos de Freitas, Cleverton Pereira de Oliveira, Sandro Soares Oliveira, Noéliton Francisco dos Santos, Rufino de Souza Neto, Antônio Carlos Bezerra e Diógenes Nunes dos Santos.

Luciano Bispo

O deputado Luciano Bispo destacou a indicação do Capitão Samuel pela homenagem e destacou a importância da instituição Polícia Militar de Sergipe. “Vejo aqui discursos feitos com o coração por homens que amam essa instituição. Que Deus ilumine os nossos policiais, sou amigo de Samuel e sei da sua preocupação com os militares. Está de parabéns”. Por sua vez, Luciano Bispo também destacou o empenho do governador Jackson Barreto em anteder os pleitos da categoria.

Impunidade

“Esta é uma homenagem não apenas do deputado Samuel, mas de toda a Assembleia Legislativa, de todos os parlamentares. Sou amigo e sou leal ao governador, mas não posso deixar de reconhecer seu empenho com os militares. Acho que esta não deve ser uma obrigação apenas do governo federal ou dos governos estaduais. Os municípios também precisam se somar com a questão da Segurança Pública. O problema da violência no Brasil não é a falta de polícia, mas a impunidade que é grande”, disse Luciano Bispo.

Capitão Samuel

Ao justificar a indicação que resultou na Sessão Especial, Capitão Samuel disse que a Casa está apenas fazendo justiça com o trabalho desenvolvido pelos militares. “Chegamos a um momento importante da instituição Polícia Militar. A Assembleia Legislativa está apenas fazendo justiça com esses bravos policiais que estão presentes em todos os municípios sergipanos, prestando um grande serviço à sociedade sergipana. Nada mais justo do que o Poder reconhecer esse trabalho com uma homenagem”.

Defensoria I

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo da Saúde, estará apresentando aos deputados estaduais em uma Audiência Pública nesta terça-feira (7), às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, o projeto “Construindo o SUS com a DPE: Câmara de Resolução de Litígios de Saúde – CRLS ”.

Defensoria II

A Câmara de Resolução de Litígios de Saúde da Defensoria Pública – CRLS tem como objetivo a resolução administrativa de questões relacionadas à saúde pública e servir de vetor para elaboração de políticas públicas, reduzindo a judicializacão, e, consequentemente, o número de sequestros relativos aos feitos, além de promover, desta forma, a integração no sistema de saúde.

Silvia Fontes

No dia de hoje durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada Silvia Fontes (PDT) fez um aparte ao pronunciamento do deputado estadual Moritos Mattos (PROS), que apontou problemas em praias do litoral sergipano.

Turismo

Segundo Silvia Fontes os problemas existem e é justamente diante dessas questões que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, não tem medido esforços na tentativa de transformar Sergipe em um dos principais centros turísticos do país.

Laranjeiras

Em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura e Turismo, além da Guarda Municipal, foi realizada a “Laranjeirart”, nesse domingo (5), na Praça da Matriz, com muita dança, shows musicais, comidas típicas, artesanatos e muito folclore. “Em tempos de crise, a gente fala menos e trabalha mais fazendo a vontade do povo”, destaca o prefeito Paulão das Varzinhas (DEM).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também