Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Yandra “enquadra” Edvaldo após fala “machista” sobre pré-candidatura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
20

O que era para ser um encontro politizado com setores da imprensa, possivelmente para tentar fortalecer a pré-candidatura a prefeito de Aracaju do secretário de Estado, Luiz Roberto, essa semana, eis que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) lançou uma “pérola” contra o desejo da deputada federal Yandra Moura (União Brasil) apresentar sua pré-candidatura à prefeita da capital. Uma declaração descompensada e desconectada do prefeito que certamente vai dar ainda mais trabalho para sua equipe de marketing reverter tanto desgaste.

Questionado sobre a pré-candidatura de Yandra Moura, o prefeito Edvaldo Nogueira revelou, segundo noticiado pelo jornalista Narcizo Machado, que “ouviu de André Moura (pai de Yandra) uma declaração de possível retirada de Yandra do páreo, caso Luiz Roberto fosse o escolhido. Isso ocorreu em uma reunião realizada seis meses atrás”. Diante da repercussão negativa dessa fala, Edvaldo tentou “justificar” junto a Narcizo dizendo que “na época da conversa com André não havia a pré-campanha de Yandra, como existe hoje”. A “emenda saiu pior que o soneto”!

Não bastava Edvaldo ter sido infeliz no almoço com a imprensa, sua tentativa de corrigir piorou ainda mais a situação. Visivelmente incomodado com a evolução do nome de Yandra Moura, dentro do próprio agrupamento liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PDT) e, principalmente, junto ao aracajuano em geral, a impressão é que o prefeito começa a perceber que o “projeto Luiz Roberto” não evolui e insinua, indiretamente, um veto ao direito de uma mulher, jovem e deputada federal candidatar-se a prefeita da capital. E o pior: sugere uma “interferência” do pai dela!

Assim que tomou conhecimento da fala, em um ato público que promovia no bairro Santos Dumont, ouvindo os anseios daquela comunidade, Yandra Moura demonstrou personalidade e “enquadrou” Edvaldo Nogueira dizendo que “quem manda na minha vida sou eu! E quem manda no meu mandato são vocês! Respeitem nós, mulheres, e juntas vamos lutar sempre contra o machismo! Mais uma vez sou alvo de um machismo estrutural e de um etarismo sem tamanho porque sou mulher e sou jovem! O gestor deveria tá aqui, discutindo as problemáticas da cidade”.

A fala desastrosa de Edvaldo chama mais atenção pelo fato de ele próprio anunciar que será o coordenador da campanha governista para a PMA! Um coordenador que só desagrega! Como assegurar a “unidade” com essa postura autoritária, de imposição e machismo? Totalmente desconectado! E Yandra deu outra “invertida” no prefeito destacando nomes de mulheres que podem disputar a PMA, além dela, como Niully Campos (PSOL), Linda Brasil (PSOL), Eliane Aquino (PT), Candisse Carvalho (PT), Katarina Feitoza (PSD) e Danielle Garcia (MDB). Não custa lembrar, inclusive, da vereadora Emília Corrêa, que segue como favorita à PMA.

Em síntese, não custa os líderes do bloco governista avaliarem bem essa “coordenação” na reunião que deverá ocorrer nesta segunda-feira (29), até para evitar a repetição de eleições anteriores com candidaturas “coordenadas” por Edvaldo, como no caso do próprio Luiz Roberto em 2022. Uma postura, no mínimo indevida, de sugerir a retirada de uma pré-candidatura feminina, apenas para atender seus interesses, sua conveniência. Um constrangimento, inclusive, para Luiz Roberto, que também poderia se manifestar a respeito, mas silenciou. O verdadeiro líder não impõe; ele empodera…

Veja essa!

Durante seu “desabafo” no bairro Santos Dumont sobre a fala machista de Edvaldo, Yandra Moura disse que “o papel do gestor é seguir discutindo as problemáticas de Aracaju, ouvindo para avançar e transformar. Essa é a responsabilidade do poder público! E você só alcança essas melhorias olhando no olho das pessoas”. 

E essa!

“Foi feito um comentário machista e cheio de etarismo contra uma mulher sergipana que não tem uma única falta no plenário da Câmara dos Deputados e que teve quatro projetos aprovados em seu primeiro ano de mandato! Eu gasto a sola dos meus sapatos, eu luto pelos direitos dos que mais precisam nesse Estado”, acrescentou Yandra.

Engajamento

Por fim, Yandra Moura enumerou várias mulheres sergipanas que “podem dar uma resposta a quem pensa de forma retrógada! Por que eu sou novinha eu não posso trabalhar? Eu sou dona da minha própria história e estou muito engajada por vocês”. Haja trabalho e “pagode” para o marketing “abafar”…

Sobre Gleice I

Este colunista não vai entrar na discussão se a operação policial era necessária ou não, se teve motivação política ou não; para qualquer tipo de excesso existe a Polícia para investigar e o Poder Judiciário para decidir. Vivemos sob um mundo moderno, é tempo da velocidade da informação e “narrativas políticas” não resolvem nada! Estamos falando de uma jornalista que tem o respeito deste colunista.

Sobre Gleice II

Gleice é bastante competente, corajosa e determinada. Conhece as pautas sobre Educação Pública como poucos no Estado e tem todo o direito de questionar, de investigar e denunciar, mas tem que provar! Ela assumiu o “ônus” por adotar seu “jornalismo independente”, mas erra quando se deixa confundir como “jornalista de oposição” e quando explicita seu incômodo com a exoneração.

Sobre Gleice III

Este colunista sabe muito bem o que é fazer este tipo de jornalismo em Sergipe, pagou um preço caro e sentiu na própria pele! Os anos de teclado trouxeram um pouco de equilíbrio e experiência, necessários para entender que tudo é passageiro nessa vida. E Gleice precisa sim de boa orientação e “boas companhias” para saber sair bem desta situação.

Sobre Gleice IV

A jornalista é competente o suficiente e sabe se defender. Mas tem que ficar atenta e não se deixar levar por narrativas politizadas e por gente que só quer tirar proveito político de sua situação, que só quer usá-la para tentar desgastar o governador. O Executivo deu publicidade à operação, colocou os delegados à disposição para os diversos questionamentos da imprensa e tudo será esclarecido.

Sobre Gleice V

Este colunista “mete a colher” para tentar “aconselhar” a amiga Gleice Queiroz: sua vida precisa seguir, ela deve recomeçar. Mas precisa ter cuidado para não confundir a razão com a emoção. Se estiver certa, será exaltada; se errou, será responsabilizada; no mais o que está diante dos seus olhos é só a batalha entre “quem tá dentro e não quer sair e quem tá fora e segue doidinho para entrar”! É do jogo…

PAC para Sergipe

O ex-deputado federal José Carlos Machado entrou em contato com este colunista com uma curiosidade que qualquer membro da bancada federal de Sergipe pode ajudar a responder: “a LOA 2024 autorizou R$ 54 bilhões para investimentos no novo PAC. Como perguntar não ofende, quanto deste volume de recursos será destinado para Sergipe?”. Com a palavra os deputados federais e senadores sergipanos…

Terceira opção

Uma fonte da base governista confirmou que, até meados de 2023, o prefeito Edvaldo Nogueira tentava “costurar” uma pré-candidatura a prefeito e tentou “emplacar” a secretária de Saúde, Waneska Barboza, e o secretário de Finanças, Jeferson Passos, mas diante das negativas, ele seguiu para a terceira opção que passou a ser Luiz Roberto, que também não caiu no “gosto” da maioria do agrupamento…

Bomba!

Outra fonte, agora do União Brasil, confirma que os levantamentos internos da legenda revelam que “a pré-candidatura de Yandra Moura é irreversível e que seu nome é o que mais cresce na corrida eleitoral para Aracaju”, ou seja, confirmada a pré-candidatura de Luiz Roberto atendendo ao prefeito Edvaldo, a base governista terá dois nomes disputando a PMA, pelo menos no 1º turno…

Exclusiva!

O suplente de deputado estadual Marival Santana (União Brasil) anunciou em uma emissora de rádio local que é pré-candidato a prefeito de Simão Dias. Marival encontrou com este colunista e já havia confirmado o projeto, a aliança com o ex-governador Belivaldo Chagas e sua permanência no União. Ele tentará seu retorno para a Prefeitura e seu vice sairá de uma indicação do “galeguinho” pelo PSD…

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também