Aracaju, 4 de abril de 2025
Search

Atuação da Deso garante destaque da capital no ranking de avanço da coleta de esgoto

8ae9a44d8bfdefd800bd2e5ef20499b4

De acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil, ampliação da rede foi quatro vezes superior à média nacional

Os investimentos em melhorias dos serviços feitos pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) garantiram que Aracaju fosse a capital brasileira que mais aumentou os níveis de coleta de esgoto entre 2018 e 2022, segundo estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil. No período analisado, a capital sergipana apresentou um crescimento da rede de 20,83 pontos percentuais. O avanço foi quatro vezes superior à média nacional, que foi de 4,47 pontos percentuais.

Os dados demonstram, ainda, que Aracaju é a segunda capital que mais aumentou o nível de tratamento de esgoto durante o período, com 20,28 pontos percentuais, e a oitava que mais investe em termos de média por habitante, com cerca de R$147,40 per capita. A crescente nos números fizeram a capital sergipana subir 12 posições no ranking geral do saneamento no Brasil, ocupando agora a 54° posição nacional e a 4° melhor do nordeste.

O estudo foi realizado apenas com as capitais, mas os avanços em saneamento e abastecimento de água podem ser observados em todo o estado. Segundo o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Luciano Goes, o resultado é consequência da série de investimentos realizados pela empresa.

“É gratificante ver que os números corroboram com o trabalho intenso que vem sendo realizado pela Deso nos últimos anos. Nosso objetivo é continuar, junto com o Governo de Sergipe, entregando as melhores condições de saneamento possíveis para os sergipanos e é importante ver que estamos no caminho certo”, afirmou.

Foto: Ascom Deso

Leia também