Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Alunos e professores podem participar da Olimpíada de Eficiência Energética

blitz

Foi realizada nesta semana uma blitz no Colégio Aplicação

Alunos e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Sergipe têm até o dia 21 de outubro para se inscreverem na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). A Olimpíada visa levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas.

A ação é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e realização de concessionárias de energia que operam em todo o país através de suas distribuidoras, como a Energisa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21, pelo site https://onee.org.br/olimpiada. Os estudantes inscritos na ONEE 2022 participarão de um curso composto por três módulos, que contemplarão assuntos como introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

Participantes com melhor desempenho receberão certificados e prêmios como notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Além disso, os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

Para estimular alunos da região a participarem da ONEE 2022, foi realizada na última terça-feira, 11, uma Blitz da Eficiência Energética no Colégio Aplicação. A ação teve o objetivo de divulgar essa competição estudantil junto à comunidade escolar, além de disseminar o conhecimento sobre o tema. “É um momento com professores e alunos para tirar dúvidas sobre consumo consciente de energia elétrica e ajudá-los no desempenho durante a competição”, afirma o coordenador de Eficiência Energética da Energisa em Sergipe, Pedro Lins.

A programação da olimpíada prevê a realização de blitz em escolas públicas e privadas participantes ao redor do país, com o formato de aulas ministradas por especialistas no uso doméstico da energia elétrica interagindo diretamente com os professores e estudantes inscritos na disputa.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluirão também a realização de “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora.

Foto assessoria

Por Adriana Freitas

Leia também