Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Autor da Lei do Compliance em Aracaju, Armando Batalha Júnior assume presidência de comissão na OAB

tra

Autor da Lei do Compliance em Aracaju, Armando Batalha Júnior assume presidência de comissão na OAB

O advogado criminalista Armando Batalha Júnior é o novo presidente da Comissão de Estudos Permanentes sobre Compliance na OAB-SE. Em 2019, ele conseguiu aprovar a Lei do Compliance em Aracaju quando exerceu o cargo de vereador. Neste novo desafio, o advogado pretende cobrar, fiscalizar e difundir o tema na comunidade jurídica.

Durante cerimônia de posse, Armando Batalha Júnior agradeceu a confiança do presidente da entidade, Danniel Costa, e prometeu muito trabalho nos próximos três anos.

Como novo presidente da Comissão de Estudos Permanentes na OAB, o advogado quer cobrar a vigência da lei perante os órgãos públicos em Aracaju. Para tanto, comunicou que a primeira iniciativa é ajuizar uma ação judicial para que o município cumpra a lei em todas as esferas da administração pública.

O ex-vereador relembrou que Aracaju se tornou a primeira capital do Nordeste a aprovar a Lei do Compliance. “A Lei 5.241/19 representa para a sociedade a garantia de total transparência nos contratos celebrados entre serviço público e iniciativa privada. Além do cidadão, ganham as empresas e a própria administração pública, pois haverá um grau maior de responsabilidade, ética e integridade em qualquer negociação”, enfatizou.

De acordo com o advogado, o Compliance se tornou uma ferramenta importante no combate à corrupção no Brasil. “A proposta é da lei é dar total transparência à relação entre gestores públicos e empresários, com a finalidade de eliminar o desvio do dinheiro público em qualquer negociação que envolva a administração pública, por isso considero um instrumento essencial para a gestão pública do município de Aracaju”, declarou.

Fonte e foto assessoria

Leia também