Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Câmara aprova título de Cidadão Canindeense a Emanoel Aleixo

imag d

A Câmara Municipal de Canindé de São Francisco aprovou a concessão de Título de Cidadão Canindeense a Emanoel Aleixo pelos serviços prestados à sociedade Canindeense. A homenagem foi votada durante a Sessão Ordinária do último 13 de dezembro, aprovada por unanimidade, contando com a participação dos 11 vereadores. A homenagem foi proposta pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Juarez de Vavá.

Sobre o homenageado

Conhecido por todos como “Emanoel Aleixo”, sua biografia demonstra fielmente a justeza da homenagem que pretendemos efetivar através desta propositura.

Nascido em 22 de abril de 1985, na cidade de Olho d’água do Casado, no estado de Alagoas, uma cidade pequena que faz divisa com o rio São Francisco, filho do Sr. Milton Aleixo da Silva e da Sra. Maria José da Silva. Sonhando com melhoria de vida e com a possibilidade de trabalho, a família mudou-se para a cidade de Piranhas, Alagoas, no ano de 1994. Casou no ano de 2015 com a Sra. Maria Lucilânia Vieira, com quem tem dois filhos, Bernardo Emanoel Vieira Aleixo e Eloíse Cecília Vieira Aleixo.

Em 2007, se inscreveu e passou na 56ª posição para o cargo de vigilante no concurso público realizado em Canindé de São Francisco. Em Canindé de São Francisco, desempenhou e ainda desempenha papéis importantes para o desenvolvimento do nosso município.

Em 2007, se filiou ao SINDISERVE-CANINDÉ, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, onde integrou e fez parte da Diretoria executiva entre os anos 2009 e 2012; foi eleito três vezes Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ – Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Canindé de São Francisco, para os mandatos de 2012 à 2015, 2015 a 2018 e 2018 a 2021.

Ainda no movimento sindical, alcançou notoriedade no Estado de Sergipe, sendo Diretor da CUT Sergipe por dois mandatos, 2017 a 2020 e 2020 a 2023, sendo ainda Diretor Executivo da FETAM – Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe no mandato de 2018 a 2021 e sendo eleito agora no ano de 2022 como Secretário da FETAM, e a nível Brasil, fez parte da Diretoria da CONFETAM – Confederação dos(as) Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal.

No ano de 2014, foi um dos membros fundadores e em seguida foi o Diretor de Comunicação da ASSEUC – Associação dos Estudantes Universitários de Canindé de São Francisco, onde em conjunto com outros estudantes universitários lutavam por melhores condições para os estudos. No movimento estudantil ainda, lutou para que a UFS – Universidade Federal de Sergipe viesse para o sertão.

Participou e participa de forma efetiva nos Conselhos Municipais de Direito do município de Canindé de São Francisco, ao longo dos últimos treze anos; já foi vice-presidente do CMDCA, Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, foi membro do Conselho municipal de Saúde e atualmente, foi Presidente do CONSEAN – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Canindé, membro do CMDI: Conselho Municipal do Direito do Idoso e atualmente é membro do Conselho Municipal de Turismo.

Nas últimas duas eleições para Conselheiros Tutelares do Município de Canindé de São Francisco 2015 e 2019, Emanoel Aleixo foi o Presidente da CEE – Comissão Eleitoral de Escolha para os Conselheiros Tutelares, onde juntamente com os demais membros da Comissão, conseguiu, mesmo com todas as dificuldades do município, realizar um bom trabalho, com transparência e justiça para todos os candidatos e comunidade envolvida.

De 2010 à 2020 apresentou o programa de rádio do SINDISERVE-CANINDÉ, o Liberdade Popular, que foi ao ar todas às segundas-feiras na Rádio Comunitária Amanhecer FM 104,9 programa que abordava as reivindicações dos servidores públicos e de toda a população canindeense.

Ainda como comunicador social, apresentou também na Rádio Comunitária Amanhecer FM um programa de sua autoria, que foi o PAPO CULTURAL, levando artistas da terra e região. Diversos agentes culturais que se apresentavam aos sábados pela manhã, músicos, escritores, artesãos, artistas plásticos, dentre outros.

Filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores de Canindé de São Francisco, é atual Dirigente do Diretório Municipal do PT e Dirigente da Executiva do PT, com o cargo de secretário, em Canindé de São Francisco do Partido dos Trabalhadores, ingressou no partido no ano de 2010, quando militava no movimento sindical. No ano de 2016 foi dirigente do Diretório Municipal do PT e por questões locais solicitou a saída do diretório municipal e desfiliação do PT.

Em agosto de 2019, viu que era preciso retornar ao PT, tendo em vista que precisava mudar os rumos do partido no município. Em 2019 montou uma chapa e disputou a presidência do partido, onde obteve 89 votos e o seu opositor aliado obteve 101 votos. Com esse resultado dos 10 membros do diretório municipal atual, 04 é do agrupamento de Emanoel Aleixo que é da Executiva deste diretório.

Em 2020 saiu candidato a vereador do município de Canindé de São Francisco, pelo PT – Partido dos Trabalhadores, obtendo 231 votos, e se tornando suplente de vereador.

Em 2021 recebeu o convite do prefeito eleito Weldo mariano para assumir a pasta da Cultura, se tornando Diretor de Cultura do município de Canindé de São Francisco, onde em quase dois anos tem alguns feitos que merece destaque, como por exemplo o aumento de agentes culturais cadastrados no Mapa Cultural de Sergipe, que em janeiro de 2020 tinham 45 cadastros, e após um trabalho árduo, foi realizado um cadastramento dos fazedores de cultura do município, inclusive não somente na secretaria de Turismo e Cultura, mais também o Departamento de Cultura realizando o cadastro até o interior, nos povoados Cutiruba e Capim Grosso, conseguindo o aumento para 259 agentes culturais cadastrados. O cadastro é importante para saber o potencial cultural de cada município, como também a participação dos mesmos em editais de premiação e promoção da cultura.

Outro destaque importante, é o incentivo para a análise e posteriormente execução de projetos voltados para a passagem do cangaço em Canindé de São Francisco, fomentando o comércio local, ainda em 2020, Emanoel Aleixo, conseguiu reunir pesquisadores, curiosos, cordelistas e fundou o GRUCAEC – Grupo Canindeense de Estudos do Cangaço.

Juntamente com a gestão municipal, contribuiu para o resgate da Cavalhada, cultura tradicional canindeense que estava inativa no município há mais de dez anos. Dentre outras ações de fomento da cultura local, como o fortalecimento das artesãs, dentre outras.

Pelo município de Canindé de São Francisco, Emanoel Aleixo, dedicou e dedica um pouco de sua vida, a todos que o procura para algum tipo de orientação em busca de seus direitos, como também seus trabalhos voluntários, dentre as ações, atualmente é vice-presidente da ONG ALIMENTACÃO, sempre envolvido em causas sociais, hoje tem um difícil trabalho perante o departamento de cultura, mediante toda a conjuntura política, mais não mede esforços para fazer acontecer e está sempre a disposição dos fazedores de cultura canindeense.

Fonte e foto assessoria

Leia também