Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Coletivo de Saraus de Sergipe promove debate sobre Sistema Municipal de Cultura. Encontro será de forma virtual

BJOP5309

O Coletivo de Saraus de Sergipe (CSS), vai realizar no próximo dia 9, às 20h, pelo Google Meet, o debate ‘Sistema Municipal de Cultura e sua importância para a execução das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2’. Para debater sobre o tema foi convidado o artista visual e ativista, Antônio da Cruz.

O Objetivo do evento é ter embasamento a fim de pressionar o poder público para se preparar para receber as verbas das leis, “O debate é importante para a conscientização dos municípios de implementar e executar os Planos Municipais de Cultura, que tem a ver com o Fundo Municipal de Cultura, já que as verbas das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 serão repassadas através do Fundo de Cultura e para isso o sistema tem que estar em pleno funcionamento. Assim, cada município pode abrir editais para a cadeia produtiva do meio cultural”, ressaltou o cantor e compositor André Lucas, membro do Conselho Udilson Soares, do Coletivo de Saraus.

Quem estiver interessado em participar do debate, deve procurar um dos integrantes do Coletivo de Saraus de Sergipe para obter o acesso ou por meio do Instagram do @coletivodesarausdesergipe.

Sobre o Coletivo

O Coletivo de Saraus de Sergipe existe desde 2018 e atualmente conta com a participação de coletivos de mais de oito municípios do estado. O CSS nasceu com o intuito de criar uma rede colaborativa cultural no estado. “O objetivo sempre foi de ter um espaço onde se pudesse colocar em contato todos os coletivos que realizavam e ainda realizam saraus nos municípios de Sergipe – Alguns, atualmente, estão inativos – e também de gerar um intercâmbio de informações de grupos de artistas diferentes entre toda cadeia produtiva dos municípios que realizavam e os que ainda realizam, com a retomada das atividades presenciais em locais abertos”, explicou André Lucas.

Além disso, o Coletivo está planejando o III Intercâmbio Cultural da Sergipanidade, evento que vai ocorrer em julho, no município de Monte Alegre de Sergipe, em alusão aos seis anos de atuação do Sarau no Coreto. O Intercâmbio tem o objetivo de fazer uma maior integração dos movimentos alternativos do estado. “Reunir os ativistas culturais dos movimentos alternativos é proporcionar um espaço de troca de saberes, pois cada movimento tem sua peculiaridade e evidencia a cultura, arte e literatura local”, afirmou o professor Carlos Alexandre, um dos idealizadores do Sarau no Coreto de Monte Alegre de Sergipe.

Caso deseje participar do debate entre em contato através do Instagram @coletivodesarausdesergipe ou @saraunocoreto1.

Coletivo de Saraus

Leia também