Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Defesa Civil do estado de Sergipe participará de missão em Brasília

f5cd7903f56c0cc607f7d430f790c934

Objetivo é subsidiar ações de gerenciamento de risco e desastres provocados pelo período chuvoso em todo o país

Buscando contribuir com o incremento do gerenciamento de risco dos desastres provocados pelo período chuvoso que ocorre em diversas regiões do país, o governador Fábio Mitidieri autorizou a integração de uma servidora do estado ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). O Centro, com sede no Distrito Federal, está recrutando profissionais de Defesa Civil de todo o país para fazerem parte do Grupo de Apoio a Desastres (Gade). A iniciativa tem como objetivo subsidiar o serviço de plantão que atende os chamados em todo o Brasil.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), orienta e apoia a participação da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec). Desta forma, no período de 23 de janeiro a 17 de fevereiro, integra-se à equipe do Cenad a servidora major Flávia Emanuela Cruz.

Conforme o superintendente da Supdec, tenente-coronel Luciano Queiroz, a representante de Sergipe desenvolverá atividades relacionadas à prevenção, acompanhamento, proteção de desastres e, em algumas situações, resposta às demandas solicitadas. “O trabalho envolve o monitoramento de informações meteorológicas, geológicas, hidrológicas e dos demais riscos de desastres”, relatou.

Para a major Flávia Emanuela, estar incluída entre os profissionais designados para a missão, reforça, ainda mais, o seu compromisso como cidadã e servidora pública. “Ser integrante do Grupo de Apoio a Desastres/Gade da Secretaria de Defesa Civil Nacional é bastante gratificante, porque podemos atuar no gerenciamento preventivo e de respostas em caso de desastres, apoiando todos os estados da Federação” acentuou.

Ela disse que foi solicitada para dar um suporte à Coordenação de Monitoramento e Alerta, por conta do aumento dos riscos de catástrofes ocorrerem durante o período chuvoso que é registrado no Brasil.

Em articulação com órgãos e entidades parceiras, a servidora também atuará na propagação de alertas de riscos de desastres ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), com enfoque nas ações de preparação e proteção e ainda realizará monitoramento de mídias, mantendo contato com estados e municípios que necessitarem de apoio para ações de resposta.

O tenente-coronel enfatizou que, em anos anteriores, especificamente entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, profissionais da Supdec também foram solicitados para auxiliar os municípios da região sul da Bahia e também a dar apoio ao Cenad, em virtude das chuvas torrenciais. “Nossa equipe é bem preparada e atende aos requisitos”, ressaltou o superintendente da Defesa Civil Estadual.

Foto: Dalmo Macedo

Leia também