Aracaju, 29 de abril de 2024
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DESO MONITORA A DISTRIBUIÇÃO E O ABASTECIMENTO DE ÁGUA À POPULAÇÃO DE SERGIPE EM TEMPO REAL

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Garantir segurança hídrica e promover atendimento de qualidade para toda a população sergipana são alguns dos pilares da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que materializa esses ideais por meio de uma série de ações estratégicas e eficazes. Uma delas é o monitoramento da distribuição e abastecimento de água no estado, realizado de forma constante e em tempo real pelas equipes da empresa em todo o território sergipano.

“O monitoramento em tempo real pode identificar uma variedade de problemas, como vazamentos, rupturas nas tubulações, variações na pressão da água, falta de abastecimento em determinadas áreas, falhas nos equipamentos, entre outros”, explica o superintendente de Sistemas Metropolitanos de Água da Deso, Max Sampaio. Segundo ele, tudo isso é realizado por meio de ferramentas tecnológicas, como sensores, medidores de fluxo e sistemas de telemetria.

O gerente da Regional Norte da Companhia, Denis Gois Gomes, destacou que o Sistema de Monitoramento Remoto (SMR) é capaz de monitorar a vazão e o nível dos reservatórios de forma online. O controle também verifica parâmetros como o fluxo de água, pressão nas tubulações e qualidade da água. “Isso garante rapidez na identificação e solução das ocorrências. Assim que é observada qualquer alteração no SMR, as equipes são acionadas de imediato para vistoria”, informou.

Segundo Max, a Deso tem atuado para aprimorar ainda mais as ações de monitoramento, pois quanto maior o número de dados transmitidos, melhor é a qualidade dos dados coletados. “Temos aumentado o número de dispositivos monitorados, ampliando a quantidade de informações disponíveis para melhorar nossa prestação de serviço”, ressaltou.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC), Ronaldo Moreira, desde 2018 que o processo foi iniciado. “O sistema foi desenvolvido com tecnologia própria através de um projeto multidisciplinar da GTIC e a Gerência de Manutenção Eletromecânica (GMEL), iniciado em caráter experimental em meados de 2018, sendo continuamente ampliado e aprimorado, atualmente contando com quase 150 pontos de monitoramento remoto a um baixo custo”, explicou.

Trabalho conjunto

Apesar da postura de atuação ativa da Deso, Max Sampaio e Denis Gois Gomes chamaram a atenção para a necessidade de a população manter contato com a Companhia para um atendimento rápido e eficiente. “Deste modo, podemos tomar pleno conhecimento e colocar em prática, com a maior brevidade possível, as providências necessárias para diminuir o impacto das intervenções na rede de abastecimento”, contou.

Contato

A Deso dispõe de diversas opções de atendimento. Para solicitar serviços da empresa ou tirar dúvidas, a população pode se dirigir à unidade da Companhia ou ao Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) mais próximo, ligar para os números telefônicos 0800 079 0195 (chamada gratuita) ou 4020 0195, e acessar a Agência Virtual ou pelo WhatsApp (79) 3142-3000.

Por Verônica Moura

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