Aracaju, 3 de maio de 2024
Search

Deso realiza visita técnica na região onde será construída adutora em Poço Redondo

transferir (1)

Na oportunidade, foram analisados os possíveis pontos de captação do Rio São Francisco e outros aspectos importantes da obra

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou visita técnica no povoado Curralinho, no município de Poço Redondo, onde será construída uma nova adutora. Engenheiros da Deso e representantes da empresa contratada para desenvolver o projeto da obra avaliaram as áreas selecionadas para pontos de captação no Rio São Francisco, analisaram as características do manancial e outros aspectos relevantes para a construção.

“Na visita, pudemos examinar o solo da região, a topografia, possíveis acessos para futuras instalações e manutenções, e estudamos os eventuais impactos ambientais e sociais do projeto, que devem ser mínimos. Também voltamos a atenção para as questões de posse e propriedade das áreas selecionáveis, que são ponderadas nas avaliações estruturais e econômicas ao longo do desenvolvimento do projeto”, explicou o engenheiro e gerente de Projetos da Deso, Erasmo Junior. Ele ressaltou que o acompanhamento do projeto é extremamente valioso para a segurança e qualidade do serviço que será ofertado à população.

Investimentos

O novo Sistema de Abastecimento de Água de Poço Redondo tem o intuito de melhorar o abastecimento na sede do município e povoados próximos, permitindo a desvinculação de Poço Redondo ao Sistema da Adutora do Alto Sertão, trazendo autonomia à cidade em relação à oferta de água. No dia 4 de dezembro de 2023, a Deso e o Governo do Estado de Sergipe anunciaram os investimentos para a região e, desde então, o projeto tem avançado significativamente. “Autorizamos investimentos de mais R$ 28 milhões para a adutora do Curralinho, serão obras que trarão água e qualidade de vida para milhares de sergipanos do nosso sertão”, afirmou o presidente da Deso, Luciano Goes.

A elaboração do projeto e posterior construção da adutora requer uma série de cuidados técnicos e socioambientais, além dos processos licitatórios das empresas que executarão o trabalho. “A nova adutora está em fase de desenvolvimento do projeto. A ordem de serviço foi expedida no dia 15 de fevereiro deste ano e a expectativa é que o projeto fique pronto em novembro. Já a contratação da obra deve ocorrer entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025”, afirmou o superintendente de Expansão da Deso, José Gabriel Campos, destacando que a ideia inicial é captar a água do Rio São Francisco, tratar e aduzi-la em um trajeto de cerca de 14 km.

Fonte e foto assessoria

Leia também